Câmara de Portalegre implementa medidas de eficiência energética

Por a 19 de Janeiro de 2012

A Câmara Municipal de Portalegre está a implementar um conjunto de medidas de poupança para reduzir os custos na factura de energia. Estas medidas irão incidir ao nível da iluminação pública e fazem parte do plano Municipal para a Poupança Energética que, entre outros, tem como objectivo a redução dos consumos na rede de iluminação pública do concelho.

PUB

Neste sentido, a autarquia procedeu, já, a uma alteração no horário do comando de iluminação pública em todo o concelho, atrasando 15 minutos na hora de acender (em relação à hora do pôr do sol) e antecipando 30 minutos a hora de desligar (em função da hora do nascer do sol).

Só com esta medida, a autarquia de Portalegre conseguiu uma poupança imediata de 10% na factura mensal.

Foram também alvo de estudo e análise, alguns locais onde foi possível fazer uma gestão criteriosa dos pontos de iluminação e foram colocados alguns pontos de luz fora de serviço (Zona industrial – Av. de Badajoz), nomeadamente os que estão situados em locais onde não são causados constragimentos à população e à circulação rodoviária, continuando a respeitar os parâmetros de segurança. Esta medida será extensível a outras zonas do concelho.

Regulação do fluxo luminoso recupera investimento em 9 meses

Paralelamente, a Câmara Municipal de Portalegre, em parceria com a CIMAA (Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo) e a Areanatejo (Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo) procederam à instalação de armários no Bairro das Carvalhinhas e no Bairro do Outeiro da Forca que permitem a regulação do fluxo luminoso nestas zonas. Este equipamento permite uma poupança energética nos consumos porque faz a estabilização da tensão e redução da mesma ao longo da noite, ajustando o fluxo luminoso às condições de serviço dos locais.

Estes equipamentos foram adquiridos no âmbito da candidatura ILUPUB e permitem um retorno do investimento em apenas 9 meses. Numa próxima fase da candidatura que arrancará para breve, equipamentos como estes, serão instalados noutras zonas do concelho, preferencialmente nas de maior consumo de energia.

Para Nuno Santana, vereador da Câmara Municipal de Portalegre com o pelouro da Energia “Estamos a implementar medidas que nos ajudem a optimizar serviços e, ao mesmo tempo, que contribuam para a redução de custos para a autarquia, salvaguardando sempre a segurança e comodidade da população e a circulação de veículos. Numa segunda fase, estas medidas irão ser também alargadas às freguesias rurais “

 

PUB

Um comentário

  1. Pingback: Portalegre atrasa hora de acender iluminação pública… e antecipa hora de desligamento | Green Savers

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *