Thom Andersen em conferência a 9 de Janeiro, na Casa da Música
“Esta será uma oportunidade única para o ouvir falar sobre a sua obra e sobre o impacto da arquitectura da cidade na paisagem audiovisual”, garante a Ordem dos Arquitectos

Ana Rita Sevilha
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
Um dos “mais secretos realizadores do cinema americano”, Thom Andersen – que vive em Los Angeles e tem uma longa carreira pontuada com trabalhos seminais sobre a paisagem física da sua cidade, vai estar no próximo dia 9 de Janeiro, na Casa da Música, para uma conferência.
De acordo com o portal da Ordem dos Arquitectos, nesta conferência, dedicada ao espaço na arquitectura e no cinema, “Thom Andersen fará uma análise da sua própria obra – no que diz respeito a esta relação ontológica entre o olhar das imagens em movimento sobre os espaços arquitectónicos – e projectará o seu trabalho futuro: um filme sobre a arquitectura portuguesa no contexto da celebração dos vintes do Curtas Vila do Conde. A paixão pela arquitectura numa paisagem urbana, em Thom Andersen, revelará essa relação criadora entre a cidade e o cinema”.
Neste contexto será ainda exibida a curta “Get Out of the Car”, o seu filme mais recente – exibido em Portugal na competição internacional do Curtas Vila do Conde, em 2011, onde venceu o prémio de melhor documentário, e com passagem por vários festivais internacionais como Locarno, Toronto, Vancouver, Roterdão, ou Buenos Aires.
Professor do mítico “California Institute of the Arts” desde 1987, Thom Andersen é um dos mais luminosos realizadores do cinema contemporâneo. “Esta será uma oportunidade única para o ouvir falar sobre a sua obra e sobre o impacto da arquitectura da cidade na paisagem audiovisual”, garante a Ordem dos Arquitectos.