OE afirma que todos os estudantes de Engenharia podem ser seus associados
A decisão surge também pouco antes da Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos passar a designar-se Ordem dos Engenheiros Técnicos
Pedro Cristino
Jamor: Aires Mateus assina projecto de renovação do Estádio Nacional
Engenheiros: Fernando de Almeida Santos recandidato a bastonário em lista única
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Reiterando a sua decisão de alterar o Regulamento de Admissão e Qualificação (RAQ), a Ordem dos Engenheiros (OE) anunciou, em comunicado, que “todos os estudantes de Engenharia – de licenciaturas pós-Bolonha, mestrado ou doutoramento – podem ingressar” nesta associação profissional de direito público.
Na sua nota de imprensa, a ordem liderada por Carlos Matias Ramos refere que a possibilidade de ingresso dos estudantes de engenharia vigora “desde o momento em que iniciam o seu curso superior, ficando sujeitos à apresentação anual de comprovativo da frequência do curso”. Esta novidade surge no seguimento das alterações ao RAQ aprovadas pela Assembleia de Representantes da OE.
A decisão surge também pouco antes da Associação Nacional dos Engenheiros Técnicos (ANET), associação que regula o exercício da profissão de engenheiro técnico (detentor da licenciatura de Engenharia após o processo de Bolonha), passar a designar-se Ordem dos Engenheiros Técnicos, com aprovação da Assembleia da República, algo que motivou protestos junto da Ordem dos Engenheiros.
“A pertença a esta associação profissional permite aos seus membros usufruírem do prestígio reconhecido à OE, bem como participarem em discussões e debates sobre temas de natureza profissional em fóruns selectivos, terem acesso privilegiado a acções de formação e beneficiarem de um conjunto de regalias constituído especialmente para eles”, refere o comunicado da Ordem dos Engenheiros.
Segundo a mesma fonte, os membros estudantes beneficiam também de quotas com valor reduzido e da possibilidade de “inscrição em situação vantajosa nas acções de formação e restantes actividades organizadas pela OE”.