Preços da habitação estagnam em Maio
Quer os fogos novos quer os usados apresentaram uma ligeira melhoria na sua performance em Maio
Ana Rita Sevilha
Arquitectos do Norte lançam ‘InterSecções’ e inauguram exposição sobre edifício sede
Exportações portuguesas de madeira e mobiliário ganham destaque no Reino Unido
Ricardo Valente nomeado novo director-geral da Savills Porto
Porta da Frente Christie’s integra ferramenta de IA Agentforce
APJAR atribuí prémio ex-aequo a duas obras
Sierra e BTG Pactual lançam joint venture de crédito imobiliário
ALP: Maioria dos inquiridos não pediu compensação prevista na Lei
Efacec assina contrato com 3ª maior empresa de energia alemã
Produção do sector da Construção deverá acelerar em 2025
Madalena Pereira é a nova head of marketing da JLL
De acordo com o Índice Confidencial Imobiliário (ICi), os preços no mercado habitacional estagnaram em Maio, período em que a variação mensal deste Índice foi nula, após desvalorizações mensais de o,2% e 0,5% em Abril e Março, respectivamente.
Quer os fogos novos quer os usados apresentaram uma ligeira melhoria na sua performance em Maio, revela a mesma fonte, sendo que, no caso da habitação nova, o ICi registou, nesse mês, uma taxa de variação mensal de 0,1%, depois de ter caído 0,2% em Abril e de ter oscilado entre -1,1% em Fevereiro e 1,1% em Março.
Já nos alojamentos usados, as perdas de 0,7% e 0,1% em Abril e Março, respectivamente, foram seguidas de uma estabilização em Maio, quando o ICi observou uma variação mensal de 0,0%.
Na Área Metropolitana da Porto (AM Porto), após dois meses em crescimento, o ICi voltou a terreno negativo em Maio, com uma variação mensal de -0,2%.
Ainda assim, esta performance superou a variação registada em Janeiro e Fevereiro, meses em que o ICi apresentou quebras mensais entre os -0,8% e os -0,6.%, assegura o Ici.
Para os fogos novos, o índice revelou um comportamento semelhante ao verificado no total do mercado metropolitano, com uma desvalorização de 0,3% em Maio. Também no caso dos usados, a variação mensal se mostrou negativa em maio (-0,1%).
Desde o começo do ano, o ICi para a AM Porto exibiu descidas em 3 dos 5 meses já analisados. No entanto, na segunda metade de 2010, as variações mensais foram sempre positivas, situando-se entre 0,1% e 0,6%, pelo que a taxa de variação homóloga, se mantém , não obstante, em terreno positivo, situando-se em 1,1% em Maio.