Ordem dos Arquitectos homenageia arquitecto Bartolomeu Costa Cabral
O Dia Nacional do Arquitecto foi instituído pela Ordem dos Arquitectos em 2010, realiza-se na data da publicação do Estatuto da Ordem dos Arquitectos e a revogação do Decreto 73/73
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
No próximo dia 4 de Julho, a Ordem dos Arquitectos vai homenagear o arquitecto Bartolomeu Costa Cabral, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Arquitecto’11. A cerimónia de homenagem decorrerá no Bloco das Águas Livres, em Lisboa, edifício paradigmático da Arquitectura Portuguesa e uma das mais emblemáticas obras do arquitecto Bartolomeu Costa Cabral, em co-autoria com o arquitecto Nuno Teotónio Pereira, e que recebeu o 2º Prémio Nacional de Arquitectura da Fundação Calouste Gulbenkian em1961.
O Dia Nacional do Arquitecto foi instituído pela Ordem dos Arquitectos em 2010, realiza-se na data da publicação do Estatuto da Ordem dos Arquitectos e a revogação do Decreto 73/73, a 3 de Julho de 1998 e 2009, respectivamente, e tem como objectivo central celebrar o exercício e o serviço da profissão de arquitecto, através de um percurso profissional considerado exemplar para a arquitectura e para a sociedade.
Bartolomeu Costa Cabral nasceu em 1929 em Lisboa, onde vive e trabalha. Iniciou actividade em 1956 no Gabinete de Urbanização do Plano Director de Lisboa e, quer no seu ateliê ou em associação com outros colegas – dos quais se destacam Maurício de Vasconcelos (ateliê GPA) e Nuno Teotónio Pereira – com quem desenvolveu projectos de arquitectura por todo o País, salientando-se no domínio da habitação, do urbanismo e do equipamento educativo para o ensino superior.
O primeiro arquitecto homenageado (2010) foi Manuel Tainha, numa cerimónia que teve lugar na Agência Europeia de Segurança Marítima, edifício da autoria do homenageado.