Viseu com novo hospital privado até 2012
Na conferência de imprensa de apresentação do projeto, José Miguel Boquinhas informou que o novo hospital será construído junto ao Palácio do Gelo, na Quinta da Alagoa, e terá uma área de 11.500 metros quadrados

Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O Grupo Visabeira e a HPP Saúde anunciaram hoje que vão construir um hospital privado em Viseu que “deverá entrar em funcionamento em Janeiro de 2012” e cujo investimento “rondará os 40 milhões de euros”.
De acordo com o presidente do conselho de administração da HPP Saúde, José Miguel Boquinhas, o novo HPP Hospital de Viseu vem trazer sobretudo complementaridade ao sector público e privado já existente.
“Vai trazer uma melhor assistência à população, sobretudo na preocupação com a qualidade”, acrescentou.
Na conferência de imprensa de apresentação do projeto, José Miguel Boquinhas informou que o novo hospital será construído junto ao Palácio do Gelo, na Quinta da Alagoa, e terá uma área de 11.500 metros quadrados.
Com sete pisos e mais dois abaixo do solo, terá “capacidade para 55 camas, sendo 17 quartos individuais, 18 duplos e duas suites”.
Ao todo, a nova unidade de saúde – que deverá entrar em funcionamento em Janeiro de 2012 – vai disponibilizar 35 gabinetes, contando ainda com três salas de operações, cinco postos de recobro, cinco postos de cirurgia de ambulatório, duas salas de parto e seis postos de observação.
“Entendemos que é um hospital com uma dimensão adequada à população que vai servir, trazendo sobretudo uma enorme qualidade assistencial”, alegou.
O administrador da HPP Saúde informou ainda que as especialidades serão semelhantes às que existem no hospital público, destacando a aposta forte na tecnologia.
“Vamos ter equipamentos de última geração”, assegurou.
O presidente da Comissão Executiva do Grupo Visabeira, Paulo Varela, sublinhou que o investimento previsto é de 40 milhões de euros, representando “um desafio elevado no contexto económico actual”.
Considerou ainda que apesar do Grupo Visabeira ter uma grande tradição na área da construção civil, este é um projeto com características muito próprias.
“Será uma aprendizagem útil, também para replicar noutros locais do país ou até do estrangeiro”, avançou.