Requalificação do Fórum Luísa Todi deve estar concluída em 2011
Até ao final da semana deverá ser anunciada a empresa que ganhou o concurso
Lusa
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A presidente da Câmara de Setúbal vai anunciar na próxima semana o nome da empresa que ganhou o concurso para a última fase das obras de requalificação do Fórum Municipal Luísa Todi, que deverão estar concluídas em 2011.
“Estamos a analisar os cadernos de encargos, para ver se não há erros ou omissões, e penso que até ao final da semana que vem será anunciada a empresa que ganhou o concurso, para começar a obra, que tem um prazo de execução de dez meses”, disse a presidente Maria das Dores Meira.
A autarca setubalense, que falava, quarta-feira, na apresentação do projecto da futura Casa da Cultura de Setúbal, adiantou à Lusa que “já estão devidamente identificadas e ordenadas as 13 ou 14 empresas que se apresentaram no concurso organizado pela Liga dos Amigos do Fórum Municipal Luísa Todi”.
As obras de requalificação do Fórum Luísa Todi, iniciadas em 2008, incluem uma remodelação total do interior do edifício e da principal sala de espectáculos, alargamento do palco e construção de uma sala polivalente, entre outras melhorias que vão permitir a realização de espectáculos mais exigentes em termos de infra-estruturas, como a ópera.
Apesar do entusiasmo demonstrado pela maioria CDU na requalificação do imóvel, as obras de recuperação do Fórum Luísa Todi estiveram paradas durante alguns meses, devido a dificuldades técnicas para ultrapassar problemas, como o aparecimento de água nas fundações e as fragilidades detectadas na estrutura do edifício, que acabaram por obrigar a um esforço financeiro acrescido.
De acordo com a presidente da Câmara de Setúbal, as obras do Fórum Luísa Todi, com um custo estimado superior a cinco milhões de euros e uma comparticipação de 800 000 euros de fundos comunitários no âmbito do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), deverão estar concluídas até final de 2011.
Em relação ao projecto da Casa da Cultura, que vai nascer no edifício do antigo Círculo Cultural de Setúbal, Maria das Dores Meira também acredita na conclusão da obra, orçada em 2,09 milhões de euros, até final do próximo ano de 2011.
Entre outras valências, a futura Casa da Cultura deverá albergar uma casa municipal da juventude, uma escola de música, um centro de documentação, uma área de estudo e promoção da canção popular portuguesa, estúdios de gravação, um espaço das artes e uma sala de exposições.
O Fórum Municipal Luísa Todi foi inaugurado em Julho de 1960 e é considerado um dos mais importantes equipamentos culturais do concelho de Setúbal.