Preço médio de habitação na AML é de 153 mil euros
Os dados mostram que o prémio entre novos e usados, avaliado pelos preços de transacção, atinge os 23%
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
De acordo com o Sistema de Informação Residencial (SIR) para a Área Metropolitana de Lisboa (AML), nos últimos 12 meses (entre o segundo trimestre de 2009 e o primeiro trimestre de 2010), o preço médio de venda de uma habitação com 100 metros quadrados é de 153 mil euros.
Segundo o comunicado do SIR, no caso de se tratar de um alojamento novo, esse valor atinge os 175.800 euros, descendo para os 134.600, no caso do imóvel ser usado.
A mesma base de dados, que agrega informação de oferta e venda de empresas de promoção e mediação imobiliária, revela que as vendas habitacionais realizadas pelo conjunto de empresas que a integram, totalizaram os 4.708 fogos no período referido. O segmento de habitação usada concentro 2.645 dessas vendas, sendo as restantes 2.063 referentes a novos fogos.
Em termos de absorção, os segmentos de habitação nova e usada apresentam distinções da zona em análise. No primeiro caso, o tempo de absorção, nos últimos 12 meses, correspondeu a 15,6 meses, enquanto que, no que concerne à habitação usada, este mesmo tempo cingiu-se aos 9,4 meses.
Em termos de distribuição geográfica, o concelho de Lisboa registou 24% do total de vendas realizadas pelo conjunto de empresas do SIR para a a Área Metropolitana de Lisboa, no período de referência, com os fogos novos a serem transaccionados pelo valor médio de 2.406 euros por metro quadrado e os usados por 1.954 euros por metro quadrado.
Esses dados mostram que o prémio entre novos e usados, avaliado pelos preços de transacção, atinge os 23%. No concelho de Lisboa, o Lumiar foi a zona mais dinâmica em termos de vendas, mas a preços mais baixos do que a média concelhia.