Vieira da Silva considera renovação do parque escolar um “importante factor de dinamização”
“Isto é também um importante factor de ajuda num dos sectores mais fragilizados da nossa economia, que é o sector da construção civil e obras e públicas”, declarou

Lusa
Lionesa Business Hub celebra o Dia Mundial da Arte com galeria a céu aberto no campus
SunEnergy conclui projecto de autoconsumo com painéis solares em Idanha-a-Nova
Quelfes integra Rede Espaço Energia
Castelo Branco acolhe Observatório sobre futuro da habitação no interior de Portugal
Herdade em Mourão vai a leilão por 2,8 M€
VIC Properties homenageia legado fabril de Marvila em novo edifício
As diferentes “Formas (s)” da RAR Imobiliária
Metropolitano de Lisboa lança novo concurso para a construção da Linha Violeta
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
O ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, Vieira da Silva, disse que a aposta do Governo na renovação dos equipamentos escolares constitui “um importante factor” de dinamização da economia.
“Isto é também um importante factor de ajuda num dos sectores mais fragilizados da nossa economia, que é o sector da construção civil e obras e públicas”, declarou.
José António Vieira da Silva falava aos jornalistas em Oliveira do Bairro, districto de Aveiro, onde visitou dois centros escolares, um na sede do concelho, a funcionar há um ano, e outro na Palhaça, que se encontra em fase de construção.
Das quase 600 candidaturas apresentadas pelas autarquias às verbas do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para a criação de centros escolares, em municípios de Norte a Sul do País, 500 projectos encontram-se na fase de obras, havendo cerca de 100 já concluídos, revelou.
No geral, beneficiando dos fundos comunitários do QREN, “são muitos milhões de euros que estão neste momento a ser injectados” na economia portuguesa, incluindo os projectos de renovação do parque escolar.
O ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, que tutela o apoio do Estado aos investimentos no âmbito do QREN, realçou que estas ajudas deverão dinamizar a economia, “estimulando sobretudo as pequenas e médias empresas (PME) mais afectadas pela crise”, designadamente as do sector da construção.
Ao intervir na inauguração do centro escolar de Oliveira do Bairro, o presidente da Câmara Municipal, Mário João Oliveira, disse que esta autarquia elegeu a educação como prioridade e enquanto “investimento com um retorno garantido” no futuro.
“Uma economia alicerçada no conhecimento é uma economia mais dinâmica e competitiva”, acrescentou o autarca social democrata.
O centro escolar de Oliveira do Bairro dispõe de 12 salas de aula para o 1º ciclo e quatro para o pré-escolar, num edifício com capacidade para 360 alunos e que integra ainda quatro laboratórios, uma biblioteca e uma cozinha.
O ministro Vieira da Silva salientou aos jornalistas que a Câmara de Oliveira do Bairro é responsável pela execução de obras no concelho que ultrapassam os 20 milhões de euros de investimentos através de projectos comparticipados pelo QREN.