Vieira da Silva considera renovação do parque escolar um “importante factor de dinamização”
“Isto é também um importante factor de ajuda num dos sectores mais fragilizados da nossa economia, que é o sector da construção civil e obras e públicas”, declarou
Lusa
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, Vieira da Silva, disse que a aposta do Governo na renovação dos equipamentos escolares constitui “um importante factor” de dinamização da economia.
“Isto é também um importante factor de ajuda num dos sectores mais fragilizados da nossa economia, que é o sector da construção civil e obras e públicas”, declarou.
José António Vieira da Silva falava aos jornalistas em Oliveira do Bairro, districto de Aveiro, onde visitou dois centros escolares, um na sede do concelho, a funcionar há um ano, e outro na Palhaça, que se encontra em fase de construção.
Das quase 600 candidaturas apresentadas pelas autarquias às verbas do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para a criação de centros escolares, em municípios de Norte a Sul do País, 500 projectos encontram-se na fase de obras, havendo cerca de 100 já concluídos, revelou.
No geral, beneficiando dos fundos comunitários do QREN, “são muitos milhões de euros que estão neste momento a ser injectados” na economia portuguesa, incluindo os projectos de renovação do parque escolar.
O ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, que tutela o apoio do Estado aos investimentos no âmbito do QREN, realçou que estas ajudas deverão dinamizar a economia, “estimulando sobretudo as pequenas e médias empresas (PME) mais afectadas pela crise”, designadamente as do sector da construção.
Ao intervir na inauguração do centro escolar de Oliveira do Bairro, o presidente da Câmara Municipal, Mário João Oliveira, disse que esta autarquia elegeu a educação como prioridade e enquanto “investimento com um retorno garantido” no futuro.
“Uma economia alicerçada no conhecimento é uma economia mais dinâmica e competitiva”, acrescentou o autarca social democrata.
O centro escolar de Oliveira do Bairro dispõe de 12 salas de aula para o 1º ciclo e quatro para o pré-escolar, num edifício com capacidade para 360 alunos e que integra ainda quatro laboratórios, uma biblioteca e uma cozinha.
O ministro Vieira da Silva salientou aos jornalistas que a Câmara de Oliveira do Bairro é responsável pela execução de obras no concelho que ultrapassam os 20 milhões de euros de investimentos através de projectos comparticipados pelo QREN.