Bombeiros de Santo Tirso lançam 1ªpedra de quartel desenhado por Siza
O novo quartel nasce, assim, num terreno com cerca de 5000 metros quadrados na Quinta do Gião

Lusa
Carmo Wood desenvolve solução mista para guardas rodoviárias
MAP Engenharia e Construção reforça equipa
Apresentação do sistema SKINIUM na Tektónica
Corum Origin vende imóvel em Itália e gera mais valia 10M€
Patron Capital e INBRIGHT com investimento de 100M€ em activos em Portugal
UPLive: Eficiência e Sustentabilidade na Climatização de Edifícios
ISQ participa em projecto europeu de aço “verde” produzido com hidrogénio
OBO Bettermann apresenta nova linha de produtos BlackLine
Deco Out estreia-se com “expressiva” adesão e “envolvimento” de profissionais do sector
Cosentino apresenta primeiro relatório global de tendências para a arquitectura e design
Os bombeiros voluntários de Santo Tirso lançam no Domingo a primeira pedra do futuro quartel, um projecto da responsabilidade do arquitecto Siza Vieira, cujas instalações, desejadas há anos, ficarão concluídas em 2011.
Em declarações à agência Lusa, Azuíl Dinis Carneiro, responsável pela corporação, afirmou que o novo quartel é desejado há cerca de sete anos, mas só agora foi possível arrancar com a obra, porque não havia verbas para a concretizar.
“Já tínhamos o projecto pronto para lançar a concurso público, mas com a mudança de governo do primeiro ministro Santana Lopes para José Sócrates ficou tudo parado, dada a crise”, referiu o responsável.
Agora, através de uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) foi possível avançar com a obra, orçada em cerca de 1,1 milhões de euros, dos quais 770 mil são suportados por fundos comunitários.
O novo quartel nasce, assim, num terreno com cerca de 5000 metros quadrados na Quinta do Gião, na saída de Santo Tirso para a Trofa, tendo a obra arrancado no início do mês.
Segundo referiu, devido às exigências do QREN, o projecto teve que ser readaptado, o que obrigou a que “parte fique por fazer”, designadamente o salão polivalente.
Azuíl Dinis Carneiro destacou neste projecto a casa-escola circular que Siza Vieira projectou para o quartel.
“É uma torre, que é sempre quadrada e aqui é circular”, frisou, acrescentando que, com este projecto, é possível distinguir diferentes zonas de utilização.
Referiu a existência de três corpos distintos, sendo o primeiro – o principal – para uso essencialmente dos utentes, onde se situam gabinetes, camaratas e uma zona destinada a parque de viaturas de combate e ambulâncias.
Este corpo possui ainda uma zona enterrada, destinada a arquivo, arrumos e lavandaria.
O segundo corpo destina-se a oficinas, lavagem e manutenção de equipamentos e arrecadação, estando distanciado do primeiro cerca de 24 metros.
O último corpo corresponde à torre (casa-escola) dos bombeiros, sendo que do ponto de vista da implantação, possui uma forma circular e apresenta uma altura de cerca de 8.30 metros acima da laje térrea.
A cerimónia de lançamento da primeira pedra contará com a presença do arquitecto, da governadora civil do Porto e do presidente da Câmara de Santo Tirso.