Início oficial das obras do Parque Alqueva conta com José Sócrates
As obras da primeira fase do Parque Alqueva decorrem desde o último trimestre do ano passado
Ana Rita Sevilha
Habitação em Vila do Conde premiada em diferentes iniciativas internacionais
Governo dá luz verde à ANA para avançar com proposta para NAL
Retail Mind reforça estrutura com entrada de Telma Oliveira como managing director
Lagos investe mais de cinco milhões de euros em obras de eficiência hídrica
Madeira de freixo e cortiça vão equipar Pavilhão de Portugal na Expo de Osaka
Kodawari Residences anuncia Fernando Cunha como director de Operações em Portugal
Grupo Libertas avança com construção do Lux Garden EVO
Número de casas vendidas sobe 27,7% em 2024
João Tinoco junta-se à equipa de capital markets da Worx
Governo cria “estrutura de gestão” para acompanhar projectos de aeroportos
A cerimónia do início oficial das obras do Parque Alqueva, um projecto turístico da Sociedade Alentejana de Investimentos e Participações (SAIP), liderada pelo empresário José Roquette, vai ocorrer no próximo dia 20 de Abril com a presença do Primeiro-Ministro, José Sócrates, que vai estar acompanhado do Ministro da Economia, da Inovação e do Desenvolvimento, Vieira da Silva, e pelo Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano.
“As obras da primeira fase do Parque Alqueva decorrem desde o último trimestre do ano passado e compreendem a edificação da primeira fase do Hotel do Monte, com 250 camas, o Wine Club e um campo de golfe na Herdade do Roncão, num investimento de cerca de 80 milhões de euros. Esta primeira etapa do empreendimento turístico deverá estar finalizada em 2012”, anunciou o Município de Reguengos de Monsaraz em comunicado de imprensa.
Nesta cerimónia, a autarquia vai assinar com a SAIP e o Instituto de Emprego e Formação Profissional um protocolo de colaboração e de cooperação para a criação de emprego no Parque Alqueva, um documento tem como objectivo promover oportunidades de emprego e de inserção profissional da população residente no concelho de Reguengos de Monsaraz, quer na fase de construção, quer na de exploração do empreendimento turístico.
José Calixto, presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz considera que “o protocolo vem na prossecução da política activa de desenvolvimento económico e social que está a ser implementada no concelho e que visa a captação de novos investimentos produtivos, com particular destaque para os sectores que melhor contribuam para a criação de emprego que fixe e atraia população, como é o caso do turismo”.
O autarca destaca que “o Parque Alqueva implica um elevado volume de investimentos e contribuirá decisivamente para o reforço da base económica do concelho e para a criação de emprego, pelo que a autarquia vai proporcionar um acompanhamento personalizado aos munícipes desempregados e encaminhá-los para as ofertas de emprego asseguradas pelo empreendimento turístico”.
Na cerimónia, que vai decorrer na Herdade do Roncão, o município de Reguengos de Monsaraz vai também assinar com a SAIP um protocolo de intenções para estabelecer os termos para a celebração de um futuro acordo entre as duas entidades com vista à execução do Plano de Pormenor do Parque Alqueva (PPPA).
“Este acordo visa definir as características dos loteamentos e das edificações na área abrangida pelo PPPA, as regras de cooperação para apreciação dos projectos de operações urbanísticas que venham a entrar no município e sua respectiva tramitação e as regras para a execução das obras de urbanização abrangidas pelo PPPA. O documento vai descrever também as obrigações das entidades na construção, manutenção e gestão das infra-estruturas e serviços gerais necessários à construção, exploração e funcionamento dos empreendimentos turísticos e as regras referentes a cedências, taxas urbanísticas e compensações”.
A SAIP vai também assinar nesta cerimónia o protocolo com a entidade gestora do primeiro hotel do Parque Alqueva, nomeadamente a Alila. Os hotéis e resorts da Alila são membros Design Hotels e localizam-se em destinos turísticos como as Maldivas, Indonésia, Tailândia, Índia, China ou Oman.