PUB
Edição digital
Assine já
    PUB
    Construção

    Tecnologia e construção: uma união de sucesso na melhoria de processos

    “Num grande projeto de infraestruturas, a integração BIM-ERP permite que todos os dados do projeto sejam centralizados no ambiente comum de dados, que facilita a comunicação entre todas as equipas”

    Construção

    Tecnologia e construção: uma união de sucesso na melhoria de processos

    “Num grande projeto de infraestruturas, a integração BIM-ERP permite que todos os dados do projeto sejam centralizados no ambiente comum de dados, que facilita a comunicação entre todas as equipas”

    Sobre o autor
    Filipe Rodrigues

    Arquitetos, engenheiros, empreiteiros ou proprietários são alguns dos muitos intervenientes na indústria da construção, todos eles com um papel ativo na mudança a que o setor tem assistido. Sim, porque a transformação digital também chegou ao setor da construção que, tal como muitas outras áreas de atividade, só tem a ganhar se investir na modernização dos seus processos, seja por conta própria, seja com o apoio de consultoras especializadas.

    A adoção crescente de tecnologias disruptivas tem conduzido a uma mudança progressista na indústria da construção, um processo que não está isento de alguns desafios. E são vários os que frequentemente afetam os projetos de construção, a começar pela comunicação fragmentada, até às dificuldades na gestão financeira e à falta de eficiência operacional. Por isso, tudo o que seja simplificar processos, seja qual a área envolvida, é bem-vindo.

    Veja-se o caso da integração entre Building Information Modeling (BIM) e Enterprise Resource Planning (ERP), softwares que permitem aos utilizadores aceder e acrescentar informações relevantes sobre o processo de construção, no primeiro caso, e gerir atividades quotidianas como contabilidade, compras ou gestão de projetos, por exemplo, no segundo caso.

    Entendo a integração BIM-ERP como algo que vai muito para além da construção, na medida em que permite transformar os dados numa vantagem competitiva em várias áreas, incluindo gestão financeira.

    Vamos a exemplos concretos: a utilização de BIM-ERP permite que todos os stakeholders envolvidos acedam a informações atualizadas em tempo real, com foco numa colaboração mais estreita. Por sua vez, um gestor de projeto pode visualizar a alocação de recursos e ajustar orçamentos operacionais instantaneamente, enquanto os engenheiros e os arquitetos, por seu turno, podem fazer modificações em tempo real.

    Deste modo é possível garantir que todas as partes envolvidas no processo estejam alinhadas com as últimas alterações, evitando trabalho em duplicado ou desperdício de tempo e de recursos. Por exemplo, num grande projeto de infraestruturas, a integração BIM-ERP permite que todos os dados do projeto sejam centralizados no ambiente comum de dados, que facilita a comunicação entre todas as equipas.

    As atualizações em tempo real sobre o progresso da empreitada, alterações na conceção e o ajuste dos custos dos trabalhos por adição ou omissão, ou a utilização da Cloud na tecnologia BIM melhoram os fluxos de trabalho, aumentam a produtividade e permitem que o projeto seja concluído dentro do prazo e do orçamento previstos, reduzindo significativamente o risco de atrasos e custos adicionais.

    A somar a estas vantagens, destaco também o facto desta ligação BIM-ERP possibilitar uma gestão abrangente e integrada que impulsiona eficiência e precisão nos processos do ciclo de vida de projetos na indústria da construção.

    A integração entre BIM-ERP é, sem dúvida, a ferramenta ideal para preparar as empresas de construção para os desafios do futuro, entre os quais destaco as crescentes exigências de sustentabilidade, a necessidade cada vez maior de eficiência energética e de conformidade regulatória. Acresce que é uma ferramenta flexível e adaptável e que, por isso mesmo, pode evoluir com as necessidades em constante mudança do mercado e das próprias regulamentações.

    Em jeito de conclusão, não hesito em afirmar que é uma tecnologia que está a transformar o setor e a incentivar as empresas de construção a adotarem abordagens inovadoras e a serem cada vez mais competitivas. Isto porque a adoção da integração BIM-ERP não só melhora a eficiência operacional, como, mais do que isso, posiciona as empresas como líderes de inovação no mercado.

    NOTA: O Autor escreve segundo o Novo Acordo Ortográfico

    Sobre o autorFilipe Rodrigues

    Filipe Rodrigues

    director de Operações da Milestone
    Mais artigos
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB

    Navegue

    Sobre nós

    Grupo Workmedia

    Mantenha-se informado

    ©2024 CONSTRUIR. Todos os direitos reservados.