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    Como funcionam os créditos de reparações e obras?

    Uma grande parte dos imóveis em Portugal encontra-se em estado avançado de degradação. Apesar das boas intenções dos diversos governos para resolver este problema – que, por exemplo, coloca o […]

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    Como funcionam os créditos de reparações e obras?

    Uma grande parte dos imóveis em Portugal encontra-se em estado avançado de degradação. Apesar das boas intenções dos diversos governos para resolver este problema – que, por exemplo, coloca o […]

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    Uma grande parte dos imóveis em Portugal encontra-se em estado avançado de degradação.

    Apesar das boas intenções dos diversos governos para resolver este problema – que, por exemplo, coloca o país na cauda da Europa em eficiência energética – os portugueses continuam a enfrentar um grande entrave ao desejo de melhorar as suas habitações: o financiamento.

    Felizmente, existe uma solução financeira específica para estas situações: o crédito obras. Trata-se de uma linha de financiamento que permite aceder a montantes de crédito com custos controlados e competitivos, facilitando a renovação ou remodelação de imóveis.

    O que é um crédito de renovações e obras?

    O crédito para obras, também conhecido como crédito de renovação e obras, é um tipo de financiamento criado especificamente para ajudar consumidores a renovar as suas casas ou realizar pequenas reparações.

    Por ser um produto direcionado para remodelações, este tipo de crédito oferece, geralmente, taxas de juro mais baixas do que um crédito pessoal tradicional, garantindo assim prestações mensais mais acessíveis e um montante total imputado ao consumidor (MTIC) mais reduzido.

    Principais características do crédito obras

    • Montante financiado: entre 5.000€ e 50.000€
    • Prazos de reembolso: entre 24 e 84 meses
    • Finalidade abrangente: pode ser usado para substituição de janelas e telhados, remodelação de casas de banho, reformas estruturais, entre outros

    Condições do financiamento

    • O crédito está sujeito à apresentação de um orçamento detalhado das obras a realizar.
    • O consumidor poderá ter de apresentar um orçamento detalhado das obras e, em alguns casos, adiantar parte do pagamento ao empreiteiro, dependendo das condições exigidas pela instituição financeira

    Vantagens de financiar as renovações com crédito

    Além da possibilidade de realizar obras sem comprometer a liquidez financeira, o crédito obras oferece várias vantagens, entre as quais:

    • Acesso rápido ao financiamento, especialmente em processos online.
    • Taxas de juro mais baixas do que um crédito pessoal convencional.
    • Prazos de reembolso flexíveis, permitindo um planeamento financeiro mais confortável.
    • Isenção de comissão de abertura, o que reduz custos administrativos.

    Como comparar opções de crédito para escolher a melhor

    Para garantir as melhores condições de financiamento, é recomendável utilizar simuladores de crédito obras online disponibilizados pelas instituições financeiras.

    Estes simuladores permitem calcular, de forma rápida e eficiente:

    • O valor da prestação mensal, ajustado ao montante e ao prazo de reembolso escolhido.
    • As taxas de juro aplicadas, ajudando a comparar diferentes propostas.
    • Benefícios adicionais oferecidos por cada instituição financeira.
    • Custos administrativos e comissões, como abertura de conta e outras despesas.

    Ao analisar estas informações, será mais fácil identificar o crédito obras mais vantajoso para o seu caso.

    Passos para solicitar um crédito para obras

    O processo de solicitação do crédito obras pode ser feito de forma rápida e cómoda através dos canais digitais.

    Como pedir um crédito para obras em 5 passos

    1.  Realizar uma simulação, escolhendo o montante e o prazo de reembolso.

    2. Clicar no botão “Fazer pedido” disponível na plataforma do simulador.

    3. Preencher um formulário online com os dados pessoais.

    4. Anexar os documentos necessários, incluindo:

    • Cartão de cidadão (CC) ou bilhete de identidade (BI) + número de identificação fiscal (NIF).
    • Comprovativo de morada fiscal (fatura de água, eletricidade ou gás).
    • IBAN (número de identificação bancária).
    • Últimos três recibos de vencimento.
    • Mapa de responsabilidades de crédito emitido pelo Banco de Portugal.
    • Última declaração de IRS.
    • Orçamento detalhado das obras a realizar.

    5. Submeter o pedido e aguardar pela resposta da instituição financeira, que pode demorar, em média, 24 horas. Em caso de aprovação, o dinheiro será disponibilizado na conta bancária em até 48 horas.

    Com estas informações, poderá escolher o crédito obras mais adequado às suas necessidades, garantindo o financiamento necessário para remodelar a sua casa e aumentar o seu valor no mercado.

     

     

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    Construção

    Teixeira Duarte lança novo conceito Kori na Quinta de Cravel

    O Kori Quinta de Cravel conta com um total de 95 apartamentos e é o segundo projecto no mercado com o conceito Kori Living Evolution. A nova aposta da Teixeira Duarte privilegia os jovens à procura da primeira casa

    Após o sucesso do Kori Douro, projecto residencial que será entregue no início do próximo ano, a Teixeira Duarte lança o segundo projecto na área metropolitana do Porto, o Kori Quinta de Cravel, totalizando 200 apartamentos colocados no mercado com o conceito Kori Living Evolution. O novo projecto na Quinta de Cravel conta com um total de 95 apartamentos.

    Não obstante, a grande maioria dos clientes que constam no portfólio de projetos, realizados e em construção, já serem de nacionalidade portuguesa, a nova aposta da Teixeira Duarte privilegia os jovens à procura da primeira casa.

    Com o Kori – Living Evolution pretende-se, assim, diversificar os segmentos de compradores, posicionando-se como um produto apelativo para os clientes com vontade de adquirir a primeira casa.

    Para cumprir este objectivo, foi necessário haver disrupção na metodologia de concepção, nos layouts dos apartamentos, no desenho das amenities e na escolha da própria localização.

    Os apartamentos foram cuidadosamente estudados para evitar áreas desperdiçadas e para que a vivência no seu interior seja agradável e que integram uma área flexível que proporciona quatro vivências: work, dinner, sleep e social.

    As soluções que permitem a flexibilização desta área, como a cama rebatível, mesa e tampos extensíveis foram amplamente estudadas e testadas.

    Outros detalhes foram previstos para experienciar uma área maior do que a área da planta, nomeadamente, as janelas a toda altura que proporcionam a entrada de luz natural, os materiais com cores claras e uma varanda que além de estar equipada com bancada, lava-loiças e uma horta para produtos biológicos, está totalmente integrada com a área interior, sentindo-se como área privativa do apartamento.

    A grande novidade deste projeto são os Kori Garden, apartamentos do piso térreo que usufruem de um jardim privativo, introduzindo um novo estilo de vida para os seus moradores.

    Este projecto prevê mais de 500 m2 de zonas de bem-estar, socialização, trabalho e lazer, cujas utilizações foram estratégicas para servir as necessidades de utilização do apartamento, mas que não são necessárias todos os dias, seja trabalhar a partir de casa, fazer um jantar com a família, ou descontrair com os amigos. Assim, estes 500 m2 descentralizam as áreas das casas e funcionam como uma verdadeira extensão dos apartamentos. O Kori Quinta do Cravel disponibiliza, ainda, piscina exterior na cobertura do edifício, um Green Bar, um Outdoor Lounge, uma Green Kitchen, um  Work & Lounge, um espaço onde o layout cria áreas multifuncionais e orgânicos para convívio e trabalho e uma área de fitness, equipada com máquinas de cardio-fitness, acessórios e ligação a um espaço exterior.

    A Quinta de Cravel, situada a apenas cinco minutos da estação de Metro Manuel Leão (linha amarela), dispõe de acesso directo às principais auto-estradas da cidade e de uma futura estação de TGV em Sto. Ovídio, está integrada no Cravel Park, uma reserva natural de seis hectares.

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    Missão ‘Built by Brazil’ une arquitectos brasileiros e portugueses

    A Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, através do seu programa de internacionalização, ‘Built by Brazil’, vem a Portugal para trocar experiências sobre o que se está a fazer no Brasil e em Portugal a nível arquitectónico, construção, promoção imobiliária, engenharia e inovações e estreitar relações e conhecimento entre os dois países

    A missão ‘Built by Brazil’ Europa 2025 chega a Portugal no dia 15 de Março e prolonga-se até ao dia 18 de Março, culminando com o evento “Conexões Arquitectónicas: Brasil e Portugal – Mesa Redonda sobre Arquitectura de Hospitalidade e Reabilitação”.

    Depois de uma passagem pelo MIPIM, em Cannes, França, a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), através do seu programa de internacionalização, ‘Built by Brazil’, vem a Portugal para trocar experiências sobre o que se está a fazer no Brasil e em Portugal a nível arquitectónico, construção, promoção imobiliária, engenharia e inovações e estreitar relações e conhecimento entre os dois países.

    Para os dias 15, 16, 17 e 18 de Março, a comitiva do Brasil tem agendado vários momentos de trabalho, como a visita a projectos de reabilitação como por exemplo, a Fundação Albuquerque, projecto de reabilitação do Bernardes Arquitectos, assim como, o projecto de regeneração do escritório ADOC. Está, igualmente, agendado um encontro com a Associação Portuguesa de Projectistas e Consultores e com a Ordem dos Arquitectos.

    Do Brasil vêm arquitectos de vários gabinetes, nomeadamente os Natureza Urbana (SP), Archscape (SP), D&P Arquitetura (MG), Grupo Myr (MG) e Heliomar Venâncio Arquitetura (ES), Addor e Associados (SP) e M&T Arquitetura (RJ).

    Para terminar esta passagem por Portugal, irá realizar-se o evento “Conexões Arquitectónicas: Brasil e Portugal – Mesa Redonda sobre Arquitetura de Hospitalidade e Reabilitação”, que irá decorrer no dia 18 de Março, no Auditório da Casa de Cultura de Cascais e que irá contar com a presença de Raimundo Carreiro, embaixador do Brasil em Portugal, e de Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais.

    O objectivo da mesa-redonda é “fomentar o debate” sobre as particularidades de projectos de arquitectura nos segmentos de hospitalidade e reabilitação, trazendo exemplos de sucesso em ambos os países, e provocando a discussão sobre as oportunidades da cooperação entre os arquitectos brasileiros e portugueses.

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    Ford Trucks reforça crescimento em 2024

    Em 2024 a Ford Trucks Portugal aumentou em 5% a sua facturação, atingindo um volume de negócios no valor de 82 milhões. Os resultados da marca estão em linha com os objectivos traçados

    A Ford Trucks tem vindo a crescer exponencialmente em Portugal ao longo dos últimos cinco anos. Em 2024 a Ford Trucks Portugal, marca global do sector dos veículos comerciais pesados, aumentou em 5% a sua facturação, atingindo um volume de negócios no valor de 82 milhões.

    Presente no mercado nacional desde 2019, a Ford Trucks Portugal definiu um plano de desenvolvimento e crescimento a médio e longo prazo que tem vindo a ser cumprido em linha com os principais objectivos definidos não só para Portugal, como também para a Europa.

    O crescimento em volume sustentado apresentado pela marca revela-se, quer pela oferta variada das suas gama quer pela relação próxima com os seus clientes, foi ao encontro das expectativas traçadas. Só no ano de 2024 a Ford Trucks matriculou 376 veículos, vendeu 446, o que permitiu que o total de veículos entregues ascenda a 1656 desde 2019.

    Em 2024 e tendo em conta o importante compromisso com a exigência e inovação, a Ford Trucks lançou em Portugal a nova Gama F-LINE que aposta essencialmente num novo motor e numa nova transmissão Ecotorq. Esta gama, que se reparte por três segmentos – estrada, construção e tractor – proporciona eficiência e é reconhecida pelo seu conforto e design moderno. Ainda em 2024, a Ford Trucks Portugal assinalou um significativo marco histórico com a venda do camião 500 a uma única empresa, a TJA – Transportes J. Amaral, um dos seus primeiros clientes.

    Actualmente em Portugal a Ford Trucks conta com oito pontos de assistência nomeadamente em Alverca do Ribatejo, Albergaria-a-Velha, Loulé, Meirinhas, Vilar do Pinheiro, Viseu, Braga, mas também e mais recentemente na ilha da Madeira, no Funchal. Em Julho deste ano será inaugurado o nono ponto de assistência, em Vila Nova de Gaia.

    A empresa emprega neste momento 56 colaboradores, sendo que a sua intenção é continuar a aumentar este rácio.

    Para Bruno Oliveira, CEO da Ford Trucks Portugal, “tem sido um longo caminho nestes cinco anos. Implementar uma nova marca de veículos pesados em Portugal, um mercado altamente exigente, exigiu resiliência, proximidade com os clientes e um compromisso constante com a melhoria. O nosso sucesso está na força da nossa equipa, dos concessionários e na confiança que construímos diariamente com os nossos clientes. Adoptamos uma estratégia de crescimento consolidado e constante, assegurando um nível reduzido de risco. O nosso compromisso com os nossos accionistas reflecte-se na nossa abordagem financeira sustentável, garantindo um crescimento equilibrado e um posicionamento robusto no mercado a longo prazo.”

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    Piamonte Hotels expande presença e inaugura novo hotel no Porto

    Localizado junto à Alameda das Antas, no Porto, este hotel de quatro estrelas será um dos maiores da cidade Invicta. O The Log Porto Hotel by Piamonte Hotels dispõe de 162 quartos distribuídos por oito andares. A construção é em CLT

    A Piamonte Hotels anuncia a inauguração do The Log Porto Hotel, a sua nova unidade hoteleira que marca um passo significativo na expansão da presença do Grupo no norte de Portugal. Localizado estrategicamente junto à Alameda das Antas, no Porto, este hotel de quatro estrelas será um dos maiores da cidade Invicta.

    O The Log Porto Hotel by Piamonte Hotels dispõe de 162 quartos distribuídos por oito andares. Os quartos, amplos e devidamente equipados, estão divididos em diversas categorias, designadamente Duplo/Twin Comfort, Duplo/Twin Superior, Suítes Deluxe e Suítes Executivas, cada um oferecendo um ambiente acolhedor e comodidades premium.

    Para o sector MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions) o hotel oferece as condições ideais para eventos corporativos e sociais e apresenta uma grande sala de conferências com capacidade para mais de 200 pessoas e uma sala de reuniões para até 10 pessoas. A sala de conferências está equipada com tecnologia de ponta, acústica aprimorada e design sofisticado, adaptando-se a qualquer tipo de evento, seja um seminário, o lançamento ou uma celebração. A sala de reuniões, também dotada de tecnologia de última geração, proporciona o maior conforto e privacidade.

    O hotel é ainda composto pelo restaurante Nó & Veio e pelo Lobby Bar, com uma carta que destaca a melhor gastronomia regional e a autenticidade dos ingredientes, que ganham outra vida através de técnicas requintadas da nouvelle cuisine.

    Inovação, sustentabilidade e elegância

    A arquitectura e o design de interiores do The Log Porto Hotel destacam-se pela utilização de materiais nobres, como mármores e madeiras de alta qualidade, reflectindo o forte compromisso da Piamonte Hotels com a sustentabilidade, assim como com a excelência e a satisfação dos hóspedes. É construído em CLT (Madeira Laminada Cruzada), material inovador conhecido como o “novo betão sustentável”, que proporciona um excelente isolamento térmico e acústico a todos os espaços. Além disso, o hotel adopta práticas sustentáveis, não só através da optimização do consumo de energia nas suas instalações, como pela utilização de energias renováveis e pela produção de 20% das suas necessidades energéticas.

    “Estamos muito entusiasmados com a abertura do The Log Porto Hotel, que representa um marco importante na nossa estratégia de crescimento, e estamos confiantes de que este novo projecto será uma referência no sector hoteleiro. O nosso objectivo é oferecer uma experiência diferenciadora e personalizada tanto aos hóspedes como a todos os que visitem o nosso hotel, conectando-os às principais atracções da cidade”, afirma Marco Rodrigues Dias, cofundador e administrador da Piamonte Hotels.

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    O GRUPO PUMA apresenta os seus sistemas para a renovação de pavimentos de parques de estacionamento

    Existe uma variedade de produtos aplicáveis para os nossos parques de estacionamento, mas é importante saber quais são os mais adequados em cada caso e que nos proporcionem as melhores prestações. O GRUPO PUMA guia-nos neste artigo para conhecer a solução ideal.

    Os pavimentos de parques de estacionamentos são afetados por diferentes agentes físicos e mecânicos que podem fazer com que se deteriorem rapidamente se não aplicarmos as soluções adequadas. Os fluidos automóveis, por exemplo, representam um ataque químico para o qual os nossos pavimentos devem estar preparados, enquanto os próprios veículos, durante a utilização do parque, provocam um desgaste muito importante na superfície do pavimento. Além disso, podemos encontrar ataques de tipo atmosférico, como a chuva ou o gelo-degelo que vão atacar diretamente a integridade dos produtos aplicados.

    Neste artigo, o GRUPO PUMA apresenta-nos o seu SISTEMA PAVILAND TRAFFIC para a renovação dos nossos pavimentos de parques de estacionamento.

    VANTAGENS DO SISTEMA PAVILAND TRAFFIC

    • Resistência química perante o desgaste dos produtos automóveis, como óleos, combustíveis, …
    • Resistência mecânica perante o efeito de rodagem do tráfego moderado e a utilização pedonal intensa.
    • Impermeabilização adequada para preservar a camada resistente do sistema e proteger a estrutura.
    • Antideslizamento para o correto cumprimento das exigências normativas e para a segurança dos peões e os veículos durante a sua utilização.
    • Velocidade de secagem para a sua colocação em serviço o mais rapidamente possível, dando origem ao menor incómodo aos utilizadores no caso de reabilitação.
    • Ponteio de fissuras e imperfeições reparadas corretamente.
    • Melhoria estética para criar um ambiente agradável e bem sinalizado.PROCEDIMENTO DE APLICAÇÃO O SISTEMA PAVILAND TRAFFIC dispõe de três camadas: uma camada de primário para assegurar a aderência ao suporte existente, a camada principal resistente composta por um revestimento autonivelante e uma pintura superficial de acabamento, selagem e proteção.

    Não obstante, antes de começar a aplicar os produtos que compõem o sistema, devemos preparar o suporte convenientemente para assegurar a melhor colocação em serviço e o ótimo funcionamento do sistema completo.

    1. Preparação do suporte (betões e argamassas)

    Se necessário, deve preparar-se o suporte através de meios mecânicos mediante granalhagem, fresagem ou escovagem, para conseguir a porosidade adequada e estar seguros de eliminar qualquer resíduos ou elemento que impeçam a aderência, deixando a base limpa e livre de pó, bem como isenta de tintas, ceras, resinas, …

    Antes da aplicação destes sistemas, devem reparar-se adequadamente as imperfeições e/ou fissuras que possam encontrar-se no suporte mediante a utilização de produtos da gama PAVILAND ou MORCEMREST.

    Por fim, é importante certificar-se que a humidade contida no suporte é inferior a 3%.

    1. Aplicação do primário PAVILAND PRIMER R

    Ao utilizar o primário PAVILAND PRIMER R sobre o suporte existente, graças ao seu grande poder de penetração, conseguimos selá-lo, aumentando a aderência e a coesão do mesmo.

    Este primário tem uma colocação em obra simples através de rolo, trincha ou airless, certificando-nos de que não deixamos nenhuma zona encharcada. Além disso, tem uma secagem rápida: uma hora de espera e deveremos aplicar o revestimento autonivelante nas 24 horas seguintes.

    1. Aplicação da camada principal de revestimento PAVILAND TRAFFIC 15/15R

    A argamassa autonivelante PAVILAND TRAFFIC 15 é um revestimento para a aplicação em interior de locais de tráfego pedonal intenso ou tráfego rodado moderado. A sua versão de secagem rápida, PAVILAND TRAFFIC 15R é adequada para a sua aplicação no inverno, oferecendo uma colocação em serviço adequada.

    Para a sua aplicação, utilizaremos uma talocha metálica niveladora para espalhar o produto e terminaremos com um rolo de picos de nylon. Neste ponto, devem respeitar-se as juntas de dilatação e estruturais do edifício.

    Esta camada principal deve ser adequadamente protegida no último passo da aplicação do sistema.

    1. Aplicação da selagem PAVILAND TOP EPW/EP/PU

    Para proteger adequadamente o SISTEMA PAVILAND TRAFFIC deveremos aplicar as pinturas epóxi ou poliuretano da gama PAVILAND TOP. Encontramos três alternativas, dependendo das condições do suporte e a utilização final do nosso parque de estacionamento:

    • PAVILAND TOP EPW: pintura epóxi colorida, em meio aquoso, para a proteção de superfícies de betão e camadas base cimentícias.
    • PAVILAND TOP EP: pintura epóxi colorida, de muito altas prestações, para pavimentos industriais.
    • PAVILAND TOP PU: pintura de dois componentes à base de poliuretano, alifático, de secagem rápida e elevada resistência química e à abrasão, com acabamento brilhante e mate.

     

    CASO DE SUCESSO: Parque de estacionamento em Múrcia

    Estado Inicial

    Encontramos um pavimento muito deteriorado e remendado, com uma emissão de pó considerável e marcamos como objetivo uma solução que permita ao pavimento a continuidade adequada, resolvendo as suas patologias e dotando-a da resistência suficiente para a sua utilização em tráfego rodado.

    Primeira fase de trabalho

    Depois de uma correta preparação do suporte e antes da aplicação do primário PAVILAND PRIMER R, deixando passar um mínimo de 1 hora e um máximo de 24 horas, aplicamos o autonivelante cimentício PAVILAND TRAFFIC 15 R com uma espessura mínima de 1 cm.

            Primeira fase de trabalho

    Depois de uma correta preparação do suporte e antes da aplicação do primário PAVILAND PRIMER R, deixando passar um mínimo de 1 hora e um máximo de 24 horas, aplicamos o autonivelante cimentício PAVILAND TRAFFIC 15 R com uma espessura mínima de 1 cm.

     

    Fase final de trabalho

    Aplicamos a pintura epóxi PAVILAND TOP EPW em duas camadas.

     

    Resultado final

     

    Serviços oferecidos pelo GRUPO PUMA

    O GRUPO PUMA põe à disposição todos os serviços do seu Escritório Técnico:

    • Relatório de pré-dimensionado de espessura do isolamento de acordo com CTE.
    • Biblioteca de detalhes de construção em PDF e DWG, bem como base de dados BIM.
    • Realização de detalhes de construção personalizados se for necessário.
    • Bancos de preços.
    • Assessoria personalizada sobre qualquer um dos seus produtos ou sistemas.
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    Governo define prioridades rodoviárias em “mega-plano de infraestruturas”

    O estudo da ligação Algés/Trafaria por túnel é uma das prioridades apontadas pelo Executivo, que assume que a mobilidade é “um fator fundamental não só para a existência de verdadeira liberdade, individual e coletiva, mas também para reduzir custos de imobilidade maximizando o retorno socioeconómico global”.

    Ricardo Batista

    O Governo aprovou, em Conselho de Ministros, um conjunto de medidas que vão permitir o desenvolvimento das acções necessárias à concretização de um conjunto de projetos de infraestruturas rodoviárias e ferroviárias considerados prioritários.

    O executivo mandatou a Infraestruturas de Portugal para que promova a realização dos estudos necessários à tomada de decisão, tendo como princípio a execução de um plano estratégico para o desenvolvimento da ferrovia, visando a coesão territorial e o crescimento económico. O foco está em ligações às principais áreas urbanas, conexões transfronteiriças com Espanha e integração na rede transeuropeia, de entre os quais se destaca a modernização e eletrificação da Linha do Vouga, conectando-a à Linha do Norte, a Avaliação de uma ligação direta da Linha do Oeste a Lisboa, o reforço das ligações ferroviárias com Espanha, incluindo projetos de alta velocidade como Porto-Vila Real-Bragança, Aveiro-Viseu-Salamanca e Faro-Huelva ou a expansão da Rede de Alta Velocidade – Confirmação dos projetos em andamento para ligações entre Porto-Lisboa, Porto-Vigo e Lisboa-Madrid.

    “É determinante para Portugal recuperar o atraso na ferrovia. Definir prioridades e apostar na modernização ferroviária é um processo complexo que se arrasta há anos e que temos de ter a coragem de prosseguir se queremos honrar os compromissos internacionais e, acima de tudo, os compromissos com os portugueses”, lembra o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz. Trata-se assim de enfatizar a importância destas ligações dentro daquele que é o Plano Ferroviário Nacional (PFN), atendendo também ao frutífero diálogo com entidades
    internacionais, nomeadamente com o Governo espanhol, em linha do que ficou estabelecido na XXXV Cimeira Luso-Espanhola.

    O executivo assume igualmente que “serão continuados ou efetuados estudos com vista a implementar uma série de projetos rodoviários, bem como executadas intervenções de adaptação, alargamento, requalificação de vias rodoviárias tidas como prioritárias”.

    O Governo anunciou a intenção de assegurar a continuidade dos projetos rodoviários abrangidos no PRR, prever a respetiva reprogramação e garantir as condições de financiamento, para a concretização do IC35 entre Rans e Entre-os Rios, para a construção das variantes à EN222 de ligação da A32 a Castelo de Paiva, à EN321-2 na zona de Baião e Lodão e à EN103 prevista no troço entre Vinhais e Bragança.

    Ficou ainda definido o aumento da capacidade do IP8 (A26) dando continuidade aos investimentos em curso no corredor Sines a Beja, tendente a uma ligação em via dupla até Beja.

    O ministério liderado por Miguel Pinto Luz tem intenção de “dar sequências às ações necessárias a adaptações, requalificações e alargamentos de vias existentes, com é o caso da Ponte sobre Rio Maçãs na EN/ER218; a ligação da EN101 com a EN14, designado por Nó de Infias; o acesso ao terminal ferroviário de Alfarelos a partir da EN341; EN222 entre Bateiras e São João Pesqueira; IC2 entre Pombal e Rendinha; EN307 Terras de Bouro; EN233 entre Guarda e Sabugal; ligar o IC35 à EN106 em Rans; IC8 entre Pombal e Vila Velha de Ródão; requalificação do troço da EN224-1 e ligação da Via Lordelo -Codal ao nó da A32”.

    O Governo destaca algumas novas vias como prioritárias, como a ligação transfronteiriça IC31 entre Castelo Branco e Monfortinho; o IC35 que liga Sever do Vouga à A25; o IC6 entre Tábua e Folhodosa; a conclusão do corredor da A13/IC3 que incluí os troços entre Vila Nova da Barquinha (A23) e Almeirim e entre Coimbra e o IP3; a ligação do IP2 em Trancoso à A24 na zona de Lamego com a execução do IC26; o IC9 entre Abrantes e Ponte Sor; o troço do IC11 em Lourinhã; IC13 ligando Montijo, Coruche, Mora, Ponte Sor e Alter do Chão; IP2 em perfil de autoestrada entre Portalegre e Estremoz; e o estudo da ligação Algés/Trafaria.

    Para o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, fica assim mais uma vez claro que a mobilidade é, para este executivo, um fator fundamental não só para a existência de verdadeira liberdade, individual e coletiva, mas também para reduzir custos de imobilidade maximizando o retorno socioeconómico global.

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    Ricardo Batista

    Director Editorial
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    Inaugurada obra de reabilitação da rede hidrográfica em Albergaria-a-Velha

    A reabilitação e valorização da rede hidrográfica das áreas afectadas pelos incêndios de 2022 visou a valorização fluvial de várias ribeiras afluentes dos rios Antuã e Jardim, da Ribeira do Fontão e do Esteiro de Canela, numa extensão total de aproximadamente 7 km

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    Já foi inaugurada a obra de reabilitação da rede hidrográfica em Albergaria-a-Velha, numa iniciativa que contou com a presença do município e da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e com uma visita a Porto de Riba – Soutelo, um dos locais intervencionados.

    O projecto teve como objectivo a reabilitação e valorização da rede hidrográfica das áreas afectadas pelos incêndios de 2022, nomeadamente, a valorização fluvial de várias ribeiras afluentes dos rios Antuã e Jardim, da Ribeira do Fontão e do Esteiro de Canela, numa extensão total de aproximadamente 7 km, atravessando essencialmente zonas agrícolas, florestais e incluindo a plantação de 26 mil árvores. O investimento foi superior a 250 mil euros.

    José Pimenta Machado, presidente da APA, elogiou o trabalho de colaboração entre a Administração Central e as autarquias locais para o bem do território e dos ecossistemas. Salientou ainda que é fundamental “olhar para os rios e reabilitá-los, usando a própria natureza”.

    As intervenções no âmbito deste projecto permitiram garantir o escoamento nas linhas de água, minimizar a erosão e o arrastamento dos solos e assegurar o uso balnear. Os trabalhos realizados actuaram em três níveis fundamentais – hidráulico, ecológico e social – para aumentar a capacidade adaptativa do território às alterações climáticas.

    A visita a Albergaria-a-Velha pelos órgãos directivos e quadros técnicos da APA incluiu, ainda, uma paragem na Rua da Calçada, em Albergaria-a-Nova, para ver o andamento do projecto de aplicação de soluções de engenharia natural na estabilização de taludes e regularização do regime hidrológico.

    Neste local, para evitar a repetição da devastação causada pelos incêndios, está a ser criado um corredor ecológico com boças de regeneração, havendo ainda a plantação de 7 mil árvores.

    Ainda sobre este projecto, António Loureiro, presidente da Câmara Municipal, reforçou a importância do “envolvimento dos proprietários privados” nestes projectos de prevenção e regeneração.

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    Portugal “bem posicionado” para captar investimento em data centres até 2030

    Acomodar o forte crescimento dos data centres na Europa implicará fortes investimentos nos próximos anos, e Portugal está bem posicionado para atrair parte deste capital, considera a Athena Advisers. A consultora elenca as principais vantagens competitivas do país, destacando a sua capacidade para instalar este tipo de activo, o custo de energia, as infraestruturas de conectividade e a competitividade em termos geoestratégicos

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    A procura por centros de dados disparou na Europa, estimulada pelo crescimento da digitalização, os rápidos avanços nas tecnologias de IA e aumento do seu uso. Acomodar esta procura vai implicar fortes investimentos em infraestruturas nos próximos cinco anos e, de acordo com a Athena Advisers, Portugal tem potencial para captar uma parte importante dos €240 mil milhões a €289 mil milhões de investimentos em infraestruturas que a consultora Mckinsey estima ser necessário até 2030 para que o sector de data centres consiga dar resposta à crescente procura e aumentar a sua capacidade dos actuais 10 gigawatts para 35 gigawatts, segundo dados do artigo “The role of power in unlocking the European AI Revolution”, assinado pela McKinsey.

    “Há uma crescente pressão da procura de data centres na Europa, que deverá mais do que triplicar nos próximos cinco anos, exigindo maior capacidade de armazenamento e processamento de dados, maior capacidade energética e o aumento das respectivas instalações dedicadas. Acomodar este crescimento, que deverá ser extremamente rápido, implicará concretizar investimentos muito avultados”, começa por dizer David Moura-George, director-geral da Athena Advisers Portugal. “Na minha opinião, seria crucial o investimento do Governo português para reforçar as redes e comportar estas grandes necessidades de energia, e empresas como a E-Redes e a Ren podem ajudar a agilizar a aprovação destes projectos”, defende o responsável.

    A consultora considera que Portugal é um dos países europeus melhor posicionados para acomodar as necessidades desta procura, que deverá escalar, e à qual uma resposta eficiente terá de passar por mercados que conjuguem fontes de energia fiáveis, preocupações de sustentabilidade, infraestruturas robustas de acesso à energia e transporte de dados, bem como disponibilidade de terrenos.

    “Muitos mercados europeus já maduros, como a Irlanda ou a Alemanha, não conseguem proporcionar actualmente o leque completo destas condições”, nota o responsável da Athena Advisers, afirmando que “Portugal, pelo contrário, tem capacidade para o fazer. Conjuga um enorme potencial de crescimento típico de um mercado ainda emergente, com custos de instalação e energia muito competitivos no contexto europeu, e, acima de tudo, uma geo-localização estratégica entre os continentes europeu, americano e africano”.

    A Athena Advisers elenca as principais vantagens competitivas de Portugal para a captação de uma parte relevante desta vaga de investimento em data centres que irá surgir na Europa. Desde logo, no que concerne a capacidade de instalar este tipo de activo, oferecendo maior disponibilidade de terrenos e capacidade de conversão de instalações existentes, bem como custos ocupacionais mais competitivos face a outros países europeus. Acresce que Portugal fez também um forte investimento em fibra, possuindo rede 5G de Norte a Sul do país, o que possibilita descentralizar este tipo de instalações para regiões com menor densidade populacional, diversificando ainda mais a oferta geográfica.

    O custo de energia em Portugal é também um factor competitivo, com os preços para o consumo de electricidade industrial inferiores à média europeia, ao mesmo tempo que o país se distingue na energia renovável. De facto, 73% do consumo eléctrico em Portugal é já gerado em fontes energéticas renováveis o que coloca o país bem posicionado na produção de energia verde, que é um recurso determinante na procura de data centres.

    As infraestruturas a nível de conectividade são outro factor distintivo do país. Portugal recebe actualmente, como ponto de passagem ou destino final, alguns dos mais importantes cabos submarinos intercontinentais, com destaque para os pontos de Sines, Sesimbra e Carcavelos. Exemplo especial deste último ponto, que acolhe sistema de cabos 2Africa, o qual une 33 países, estendendo-se por 45.000 km através da Europa, África e Ásia.

    A instalação deste tipo de infraestruturas em Portugal comprova bem, de acordo com a Athena Advisers, a competitividade do país em termos geoestratégicos. Portugal está posicionado num ponto nevrálgico, que permite conectar a Europa com África, América do Sul ou América do Norte, localização a que se associam um clima relativamente ameno e baixo risco de desastres naturais, um relevo pouco acidentado e uma vasta linha costeira, o que facilita a instalação deste tipo de projecto, onde as questões de arrefecimento são essenciais.

    David Moura-George termina afirmando que “persistem alguns desafios, nomeadamente a burocracia, incluindo a nível urbanístico, bem como o facto de Portugal ainda não ser um mercado regulado no âmbito dos data centres. Contudo, este último factor, pode funcionar também numa perspectiva mais optimista, por contraposição aos mercados já altamente regulados e onde as restrições são cada vez maiores. De qualquer forma, o importante a reter é que Portugal tem capacidade para se tornar um importante hub europeu de data centres e beneficiar desta escalada de procura e investimento que estão a vir para a Europa”.

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    Greenvolt lança primeira comunidade de energia com bateria para armazenamento

    Greenvolt Comunidades desenvolve projecto no Centro Operacional da Ascendi, na Maia, criando a sua primeira Comunidade de Energia em Portugal a integrar uma bateria para armazenamento. A solução permite partilhar o excedente de energia fotovoltaica com mais de 10 localizações nas autoestradas concessionadas pela Ascendi

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    A Greenvolt Comunidades cria a sua primeira Comunidade de Energia em Portugal a integrar uma bateria para armazenamento, num projecto desenvolvido em parceria com a Ascendi. Esta solução permite armazenar o excedente de energia e utilizá-lo nos períodos em que a produção fotovoltaica é insuficiente para as necessidades, nomeadamente à noite e nos períodos de maior consumo de rede, durante o qual o preço da energia é mais elevado (entre as 18 e as 22h).

    Numa primeira fase, a unidade de produção pré-existente foi aumentada, passando a contar com uma capacidade instalada de 298 kWp capaz de produzir 368 MWh anuais de energia limpa, dos quais 270 MWh para autoconsumo da Ascendi numa rede partilhada entre mais de 10 pontos de entrega (CPEs) da empresa, podendo o excedente ser armazenado numa bateria com capacidade de 96,7 kWh, que garante a disponibilidade nos períodos de menor ou ausência de produção solar.

    Este projecto, cuja instalação já se encontra concluída, irá permitir uma independência da rede de cerca de 25% e um aumento do autoconsumo em cerca de 6%, evitando a emissão de 112 toneladas por ano de CO2.

    “A integração de armazenamento na Comunidade de Energia que estamos a desenvolver com a Ascendi, para além da particularidade de ser a primeira que desenvolvemos em Portugal com recurso a bateria, representa um avanço na forma de gerir e utilizar energia renovável. Acreditamos que este modelo, também num contexto de autoconsumo colectivo, representa um ganho de eficiência significativo, garante maior previsibilidade de custos, para além de contribuir para reforçar a resiliência da rede”, refere João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt.

    José Queirós de Almeida adianta que “as comunidades de energia permitem não só, a produção e consumo de energia solar, mas também exponenciar esse consumo para outros pontos de entrega, como é o caso da comunidade de energia da Ascendi, que irá usufruir da partilha de energia limpa e mais barata em mais de 10 locais diferentes”. O CEO da Greenvolt Comunidades reforça ainda “a importância de associar sistemas de armazenagem à produção, permitindo um melhor aproveitamento da capacidade de produção instalada, potenciando ainda mais os benefícios de um modelo integrado de produção e partilha através das Comunidades de Energia”.

    Por sua vez, Bernardo Serafim, administrador executivo da Ascendi, acrescenta que “fazer parte desta comunidade vai ao encontro daquela que é a missão do Grupo, ao reforçar o compromisso em reduzir a pegada ambiental da nossa actividade, contribuindo para um caminho mais sustentável, através da inovação. Simultaneamente, acreditamos que a utilização progressiva de energia verde contribui de forma decisiva para acelerar a transição energética”.

    Através da Greenvolt Comunidades, que resulta da decisão estratégica do Grupo Greenvolt de apostar na promoção da geração distribuída de energia renovável, tanto para autoconsumo como através do conceito de Comunidades de Energia, foram já desenvolvidos mais de de 160 projectos de norte a sul do país, contando já com 45 Comunidades integralmente em funcionamento.

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    Índice de Luxo da Knight Frank cai 3,3%

    O Knight Frank Luxury Investment Index (KFLII), índice que acompanha o desempenho de 10 investimentos populares em produtos de luxo, todos eles coleccionáveis, revela que, apesar de os mercados financeiros terem registado uma subida em 2024, o índice caiu -3,3% pelo segundo ano consecutivo

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    O Knight Frank Luxury Investment Index (KFLII), índice que acompanha o desempenho de 10 investimentos populares em produtos de luxo, todos eles coleccionáveis, revela que as carteiras de mão foram a classe de activos de luxo com melhor desempenho em 2024, com um aumento de preço de 2,8%.

    Apesar de os mercados financeiros terem registado uma subida em 2024, o índice de luxo da Knight Frank caiu (-3,3%) pelo segundo ano consecutivo. Os dados agora divulgados no The Wealth Report da Knight Frank, parceira da Quintela e Penalva em Portugal desde 2021, mostram que, por exemplo, “a derradeira carteira clássica, a Hermès Birkin em pele preta do Togo, é agora mais valiosa do que nunca quando vendida no mercado secundário”.

    Para Francisco Quintela, sócio fundador da Quintela e Penalva, “o índice de luxo da Knight Frank é um índice verdadeiramente original que permite acompanhar não só as tendências dos coleccionáveis, mas também as tendências do luxo em si. A Quintela e Penalva | Knight Frank opera num segmento de luxo e os nossos clientes seguem de perto as tendências globais. O The Wealth Report é, assim, uma peça fundamental para acompanhar as tendências do mercado de luxo”.

    Segundo o relatório, os automóveis clássicos registaram uma valorização de 1,2%. Por seu turno, os sectores com uma performance menos positiva foram os das artes, do vinho e do whisky (com melhores performances nos anos anteriores).

    O mercado da arte registou uma queda de 18,3%, ou seja, no sentido oposto da valorização registada no ano anterior, quando tinha tido um crescimento de dois dígitos.

    O segundo sector mais fraco neste índice foi o dos vinhos, com uma descida de 9,1%, fortemente afectado pela rápida alteração dos padrões de consumo e o aumento de stocks. Durante o período da pandemia de Covid 19, o mercado dos vinhos beneficiou de uma corrida em alta, ajudada pelas baixas taxas de juro. Como refere o relatório, este facto resultou no crescimento especulativo dos preços, com Champanhe e Borgonha, em particular, a registarem uma forte subida de preços. A ausência de compradores chineses também pesou no mercado. Já o whisky raro, um mercado afectado pelo rápido crescimento do stock, teve um ano com crescimento de 9 % em 2024.

    Liam Bailey, responsável por este estudo global da Knight Frank, considera que “os objectos de colecção de luxo têm dado frutos aos investidores no longo prazo”.

    Quando analisado a longo prazo como investimento, o mercado de produtos de luxo tem resultados muito positivos. Para quem tivesse investido 1 milhão de dólares em 2005 nesta classe de produtos, teria agora um património de 5,4 milhões de dólares.

    A ascensão dos mercados online alterou significativamente o panorama do luxo. Para sectores já estabelecidos, como o da arte, tal contribuiu para a transparência e deu confiança aos novos compradores para entrarem no mercado. Ao mesmo tempo, o comércio electrónico encorajou a expansão da definição de coleccionáveis de luxo para incluir NFTs, ténis raros e cartões Pokémon. As redes sociais amplificaram estas tendências, alimentando a procura, mas também intensificando a concorrência pelo investimento.

    As vendas em leilão das três grandes casas – Sotheby’s, Christie’s e Phillips – atingiram um pico de 7,8 mil milhões de dólares em 2022, após uma subida de dois anos desde o mínimo registado em Covid, mas em 2024 os volumes tinham caído 48% para 4,1 mil milhões de dólares.

    Num mercado mais pequeno, a arte contemporânea continuou a crescer em termos de quota, passando de 31% em 2021 para 38% no ano passado. A arte contemporânea jovem cresceu de 10% para 13% durante o período. As artistas femininas também atraíram a atenção, com a sua quota de vendas aumentou para 33% das vendas de arte do pós-guerra e 56% de todas as vendas de arte contemporânea jovem.

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