ESG: Construção & Infraestruturas com um caminho a percorrer
Brisa, Mota Engil e Casais lideram o ranking da Construção & Infra-estruturas no Índice Merco Responsabilidade ESG Portugal 2024, mas nenhuma das empresas surge na primeira parte Top 100 em qualquer um dos três subrankings (sustentabilidade, sociedade e governança corporativa)
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O Merco, monitor em Portugal, Espanha e América Latina, publicou o ranking das 100 empresas mais responsáveis em matéria de ESG, Environmental, Social, and Corporate Governance. Este ranking avalia as empresas que, em 2024, melhor cumpriram com os factores ambientais, sociais e de governança corporativa, dando origem a uma lista geral e outras três específicas, para cada um dos pilares ESG (Ambiental, Social, Governança).
O Grupo Nabeiro – Delta Cafés, lidera o ranking das empresas mais responsáveis de Portugal, seguido do IKEA e da EDP. No top 10 das empresas surge a Jerónimo Martins, em 4.º lugar, e a Sonae, em 5.º. Lidl, Microsoft (7.º), CUF (8.º), Leroy Merlin (9.º) e Mercadona (10.º) completam a lista.
No que diz respeito às subclassificações ESG (Ambiental, Social, Governança), o Grupo Nabeiro (Delta Cafés) mantém a liderança em todas elas. Na categoria ambiental, o segundo lugar é ocupado pelo IKEA e o terceiro pela EDP.
Por último, na subcategoria de Governança, o IKEA volta a ficar em segundo lugar, seguida pela Caixa Geral de Depósitos, que ocupa a terceira posição.
Relativamente às empresas do sector da Construção&Infraestrutura a melhor classificada é a Brisa, e surge na 56º posição do índice geral, seguida pela Mota Engil(na 63ª posição) e Grupo Casais (em 78º lugar). Já fora do Top 100 surgem a ANA Aeroportos de Portugal e a Cimpor.
Na elaboração do Merco Responsabilidade ESG Portugal 2024, participaram 258 executivos de grandes empresas, 28 especialistas em RSC, 47 analistas financeiros, 50 jornalistas de economia e sociedade, 30 membros do governo, 37 responsáveis de ONGs sociais e ambientais, 40 dirigentes sindicais, 38 líderes de associações de consumidores, 37 Social Media Managers e 800 cidadãos (Merco Sociedade).
Além dessas avaliações, o estudo também inclui uma análise da reputação digital das empresas (Merco Digital) e uma avaliação da realidade objectiva das empresas que é aferida através da resposta a um questionário de méritos reputacionais, realizado por 28 empresas. Estes rankings são o resultado de 6 avaliações, 15 fontes de informação e 2.401 inquéritos.