
CONSTRUIR
BPI Imofomento adquire edifício Ramalho Ortigão 51 à Incus Capital
Certif factura mais de 13% e termina 2024 com 300 novos clientes
SE e Liminal em parceria para produzir baterias para veículos eléctricos com menos resíduos
Univ. de Évora lança concurso para reabilitar Residência António Gedeão
Promiris investe 29 M€ em novo empreendimento em Gaia
Grupo Casais e CEiiA unem-se para promover mobilidade sustentável
UE simplifica regras para aumentar competitividade de PME
Mota-Engil atingiu em 2024 objectivos estratégicos definidos para 2026
ABB reforça oferta de motores Roller Table para indústria siderúrgica
Antas Da Cunha Ecija reforça área de Urbanismo e Ordenamento do Território
O Grupo Casais e o CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto) uniram esforços para promover soluções inovadoras no âmbito da mobilidade sustentável. A solução desenvolvida tem por base um novo modelo assente na integração entre a partilha da posse e a partilha do uso, desenhado para comunidades (empresas e pessoas) que valorizam a sustentabilidade como modo de vida.
Este novo conceito de serviço tem como objectivo optimizar do uso dos activos em função das necessidades de deslocação dos utilizadores e recorre a uma plataforma digital que permite a integração entre diferentes meios de mobilidade eléctrica (bicicletas, scooters e carros) e comunidades de utilizadores.
O serviço permite contabilizar em tempo real as emissões evitadas e, ao contrário dos modelos de mobilidade partilhada, dá a oportunidade aos utilizadores de partilharem a posse do seu veículo e obterem uma compensação por incentivarem o seu uso em partilha. As emissões evitadas podem ser transformadas em créditos que podem ser trocados por outros serviços, incentivando assim uma mobilidade carbono-zero nas cidades.
Numa fase inicial, será criada uma comunidade de mobilidade partilhada do Grupo Casais, centrada no Campus Casais, e estendendo-se aos polos de Padim da Graça e Frossos. Esta iniciativa vai além da simples criação de infraestruturas físicas, focando-se na forma como os colaboradores se deslocam para o local de trabalho. É um desdobramento natural das preocupações já demonstradas pelo Grupo Casais em parcerias anteriores, como a estabelecida com os Transportes Urbanos de Braga (TUB). A ambição é, também, aplicar estas soluções a projectos imobiliários próprios e a outros desenvolvidos para terceiros.
“Acreditamos que a sustentabilidade começa dentro de portas, mas deve impactar a forma como nos ligamos ao mundo à nossa volta. Este projecto com o CEiiA permite-nos não só disponibilizar uma infraestrutura avançada para os nossos colaboradores, mas também explorar novas formas de mobilidade que se adaptam a contextos urbanos e empresariais mais sustentáveis”, explica António Carlos Rodrigues. O CEO do grupo Casais acrescenta ainda “queremos ser pioneiros na criação de um ecossistema que integre tecnologia, inovação e responsabilidade ambiental, tornando as deslocações mais eficientes e com menor pegada carbónica”.
O piloto da Comunidade Casais será o primeiro de uma série de projectos com potencial para expansão e replicação noutros contextos empresariais e habitacionais, consolidando a posição do Grupo Casais como referência em inovação sustentável.