
CONSTRUIR
BPI Imofomento adquire edifício Ramalho Ortigão 51 à Incus Capital
Certif factura mais de 13% e termina 2024 com 300 novos clientes
SE e Liminal em parceria para produzir baterias para veículos eléctricos com menos resíduos
Univ. de Évora lança concurso para reabilitar Residência António Gedeão
Promiris investe 29 M€ em novo empreendimento em Gaia
Grupo Casais e CEiiA unem-se para promover mobilidade sustentável
UE simplifica regras para aumentar competitividade de PME
Mota-Engil atingiu em 2024 objectivos estratégicos definidos para 2026
ABB reforça oferta de motores Roller Table para indústria siderúrgica
Antas Da Cunha Ecija reforça área de Urbanismo e Ordenamento do Território
A Certif, que actua na certificação de produto, concluiu o ano de 2024 com mais 300 novos clientes em carteira, alguns dos quais no estrangeiro, e um crescimento homólogo de 13% na facturação. Além disso, foi, ainda, qualificada como organismo de certificação para operar no âmbito dos esquemas de certificação do PolyCert Europe e da OCS- Operation Clean Sweep Europe.
A certificação de produtos continua a ser o core business da empresa, reforçando a sua liderança de mercado, com um crescimento de 11% em termos de facturação, com relevo para os produtos de construção que cresceram 6,7%. A certificação de produtos de construção, onde se inclui a marcação CE tem o maior contributo para a facturação directa no estrangeiro tendo representado 38,34% do valor total, sendo cerca de 8% fora da União Europeia.
A certificação de produtos para exportação tem o maior peso no sector eléctrico beneficiando das marcas europeias de que a Certif é coproprietária e dos vários acordos de reconhecimento.
Foi desenvolvido um processo para certificação do teor de reciclado em produtos de plástico e, no final do ano, com resultado esperado em 2025, estavam em desenvolvimento novos referenciais no domínio dos aços e processos de soldadura.
A certificação de serviços teve um crescimento de cerca de 28%, sendo de realçar a certificação do serviço das empresas que trabalham com gases fluorados, com mais de 1.900 clientes, e o Fim do Estatuto de Resíduo (FER) com grandes recicladores nacionais a procurarem a valorização dos seus resíduos, transformando-os em matérias-primas e produtos subsidiários.
A Certif continuou a participar activamente nas actividades do Centro Habitat, sendo a única entidade reconhecida pela Plataforma para a Construção Sustentável como organismo de certificação que, com a sua bolsa de verificadores, atua no âmbito do Sistema DAP Habitat.
Em 2024 houve um crescimento significativo face aos anos anteriores, com a emissão de 18 novas DAP, e com novos processos em curso. As 47 DAP em vigor abrangiam produtos como agregados, autoclismos, betões, clínquer, cimentos, pavimentos e revestimentos cerâmicos e de cortiça, painéis de fachada ventilada, placas de gesso e de fibrocimento, perfis poliméricos e perfis soldados de aço.
Membro de várias associações europeias e internacionais, a Certif é, também, subscritora de acordos de reconhecimento que permitem aos seus clientes aceder a marcas de conformidade de outros organismos, bem como a mercados onde a certificação é exigida.