LNEG inaugura novas instalações do Campus de Aljustrel
As novas infraestruturas do Centro de Estudos Geológicos e Mineiros do Alentejo, projecto CEGMA 2.0, representaram um investimento de 1,4 milhões de euros e pretendem ser um contributo para o desenvolvimento de novos projectos em geologia e prospecção mineral.
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Terá lugar, no próximo dia 06 de Janeiro de 2025, a inauguração da expansão das instalações do Campus do LNEG em Aljustrel. As novas infraestruturas do Centro de Estudos Geológicos e Mineiros do Alentejo, projecto CEGMA 2.0, representaram um investimento de 1,4 milhões de euros. Esta inauguração contará com a presença da secretária de Estado da Energia, Maria João Pereira, e do presidente da Câmara Municipal de Aljustrel, Carlos Teles.
Em 2018 o LNEG inaugurou o Campus de Aljustrel. A infraestrutura tem por missão apoiar a actividade extractiva no sul do país, quer na sua vertente mineira (minas de Neves-Corvo e de Aljustrel e exploração de rochas ornamentais e de pedreiras), quer na sua vertente de investigação aplicada a recursos geológicos. A operação foi apoiada pelo programa QREN INALENTEJO, sob a designação Centro de Estudos Geológicos e Mineiros do Alentejo (CEGMA).
Um ano depois a CCDR Alentejo aprovou o Projecto CEGMA 2.0 destinado à ampliação das infraestruras e desenvolvimento sustentável de projectos de investigação nas áreas da Geologia e da Energia, de acordo com os objectivos da Estratégia Regional de Especialização Inteligente (EREI) da região do Alentejo.
O projecto CEGMA 2.0 teve um valor global de 1,4 milhões de euros, com uma taxa de cofinanciamento de 85% assegurado pelos programas Alentejo2020 e Portugal2020 e pelo FEDER e foi uma operação do Programa Operacional Regional do Alentejo.
O novo investimento permitiu a ampliação do Edifício de Apoio e da Litoteca de Aljustrel, construídos previamente no âmbito do CEGMA 1.0, e a integração de energias renováveis visando uma melhor eficiência energética das instalações.
As novas infraestruturas visão dotar o centro de meios analíticos e de processamento de rochas e minerais, favorecendo a aplicação de técnicas de datação de rochas (em contexto de estratigrafia ou de prospecção mineral), de estudos de geoquímica, de petrografia e de cartografia geológica, geoquímica e geofísica. O centro vê ampliada a sua capacidade de arquivo e preservação do espólio científico que inclui, actualmente, mais de 500 sondagens de prospecção, cerca de 600 000 amostras de solos, sedimentos de corrente, rochas e minérios e mais de 18 000 mapas temáticos nas escalas 1/25.000 e 1/5.000.
O projecto CEGMA constituiu uma parceria entre o LNEG e a CM Aljustrel, tendo o Município assegurado o apoio local ao nível do uso das infraestruturas e residência de jovens investigadores.