Belamar Complexo recebe prémio nos Global Future Design Awards 2024
O projecto foi concebido para revitalizar o local de uma antiga fábrica de conservas, valorizando uma das principais entradas da cidade de Vila do Conde

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
O Belamar Complexo, do gabinete de arquitectura português Ventura + Partners, conquistou o Gold Winner do prémio Global Future Design Awards 2024 , na categoria de uso misto. O projecto foi concebido para revitalizar o local de uma antiga fábrica de conservas, valorizando uma das principais entradas da cidade que o acolhe, junto ao Estádio dos Arcos, do Rio Ave FC.
Concluído em Julho deste ano, Belamar é um complexo multisserviços localizado às portas de Vila do Conde. É composto por uma grande área comercial, constituída por supermercado e lojas de rua, um ginásio e um longo edifício, “imagem marcante” do conjunto, com função habitacional e hotel.
O projecto foi concebido para revitalizar o local de uma antiga fábrica de conservas, valorizando uma das principais entradas da cidade que o acolhe, junto ao Estádio dos Arcos, do Rio Ave FC.
“Era uma zona degradada e sem desenho digno para ser entrada da cidade”, afirma Manuel Ventura, arquitecto fundador e CEO da Ventura + Partners. “O projecto deste complexo, funcionalmente diversificado, considerou a resolução de vários problemas intrínsecos ao programa e na sua relação com a envolvente próxima e distante”, explica o arquitecto.
O Ventura + Partners foi o único atelier português na lista de vencedores, juntando-se, assim, a dois gabinetes de renome internacional, nomeadamente, Foster + Partners, com o projecto Battersea Roof Gardens & 50 Electric Boulevard, localizado em Londres, e Wong Tung & Partners Limited, com o projecto K. Summit, localizado em Hong Kong.
Além deste prémio, o Belamar recebeu, também, o Gold Winner, nos Muse Design Awards 2024, na categoria de Architectural Design – Mix Use Architectural Designs.