Castro Group apresenta nova aposta em Matosinhos
O Spark, um centro empresarial multifuncional em Matosinhos, revitaliza a antiga fábrica da Lactogal e conta com um investimento de 35 M€
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Castro Group apresentou oficialmente o Spark, um centro empresarial multifuncional em Matosinhos que revitaliza a antiga fábrica da Lactogal. Com um investimento de 35 milhões de euros, o projecto oferece 17.300 metros quadrados (m2) de áreas de: escritórios, coworking, comerciais, lazer e comuns.
Projectado pelo gabinete Paulo Merlini Architects, o Spark foi criado para promover a interacção entre empresas e a comunidade, proporcionando um ambiente “dinâmico” que combina trabalho e lazer, com infraestruturas que “incentivam a mobilidade sustentável”.
Esta nova aposta em Matosinhos contempla uma área total de construção de 27.200 m2, com cerca de 11.500 m2 com escritórios, áreas de flex working/coworking e 1.800 m2 dedicados a comércio e serviços, visando facilitar o dia a dia dos utilizadores e da comunidade. O Spark contará, também, com quatro mil m2 de zonas de lazer e áreas comuns, além de um parque de estacionamento com 377 lugares, incluindo pontos de carregamento eléctrico e áreas para bicicletas e trotinetes.
As obras iniciadas no último trimestre de 2023, têm a sua conclusão prevista para Abril de 2025.
“O Spark Matosinhos simboliza a nossa visão de revitalização urbana, combinando um legado histórico com inovação sustentável. Estamos entusiasmados pela oportunidade de criar aqui um espaço único que será um ponto de encontro entre pessoas, ideias, negócios, arquitetura e natureza”, afirmou Paulo Castro, CEO do Castro Group.
“Mais do que um empreendimento, o objectivo é que o Spark Matosinhos seja um local de experiências, capaz de despertar sensações de bem-estar nos seus utilizadores, motivando-os a querer estar e voltar” concluiu.
A apresentação e visita técnica ao local, que teve lugar no Spark, incluiu ainda uma mesa-redonda sobre o mote “Cidade em movimento: Epicentros de dinamismo”, onde especialistas de renome e representantes do sector empresarial e académico debateram temas como a mobilidade, urbanismo, sustentabilidade e novas formas de trabalho, ilustrando como a reabilitação de espaços industriais pode impulsionar o desenvolvimento económico local e das comunidades.