Concreta regressa em Novembro com desafio de descarbonização do sector AEC em destaque
31º edição da Concreta realiza-se de 20 a 23 de Novembro. A feira bienal prepara um programa forte de conferências que contará com a presença do arquitecto japonês Tomoaki Uno. ‘Na Primeira Pessoa’, ‘Under 40’ e ‘Arquitectos na Feira’ regressam este ano ao palco da Exponor, tendo como preocupação a sustentabilidade ambiental. À semelhança de outros anos, a Concreta realiza-se em simultâneo com a “Eléctrica”
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Concreta, feira dedicada aos sectores da construção, arquitectura, design e engenharia abre as suas portas de 20 a 23 Novembro, desafiando as empresas e profissionais a implementar a descarbonização destes sectores.
Do programa, desta 31ª Edição da Elétrica e Concreta destacam-se duas conferências: uma a cargo do arquitecto japonês Tomoaki Uno, pela primeira vez em Portugal, proporcionando uma oportunidade única para os profissionais conhecerem directamente o seu trabalho e outra da responsabilidade do arquitecto Nuno Melo Sousa. As conferências têm data marcada para o dia 21 de Novembro, com início às 17h.
Tomoaki Uno é um arquitecto japonês que se destaca pela sua filosofia de trabalho hands-on, estando presente no local dos seus projectos, desde a concepção até à conclusão. A sua abordagem, iniciada com a Hongo House, envolve a supervisão directa em cada fase da construção, colaborando de forma estreita com os artesãos e até executando tarefas manuais. Esse envolvimento pessoal tornou-se o ethos do seu estúdio, garantindo assim um controlo rigoroso da qualidade e da coerência dos projectos.
Especializado em arquitectura residencial, prefere utilizar materiais naturais como a madeira, criando desta forma uma linguagem arquitectónica que equilibra minimalismo e funcionalidade. A sua obra integra harmoniosamente o ambiente natural, com grandes aberturas que conectam os interiores com o exterior. A estética minimalista, que vai além do estilo e que reflecte uma profunda consideração pela simplicidade; a luz natural e a passagem do tempo são características que definem a sua assinatura.
Uno também se distingue pela sua capacidade em combinar tradições arquitectónicas japonesas com soluções contemporâneas, reinterpretando elementos clássicos como tatamis e shojis. A Casa Ogimachi e a Casa Togo exemplificam a sua visão de criar espaços introspectivos e serenos, focados no bem-estar dos moradores e na ligação com a natureza.
A complementar o programa realiza-se um Ciclo de Conferências organizado em parceria com o IEP – Instituto Electrotécnico Português sobre “Sustentabilidade e Descarbonização”. São 4 as Conferências que integram este ciclo, distribuídas pelos dias 21 e 22 de novembro, totalmente dedicadas ao tema da Sustentabilidade: na Inovação, no sector Eléctrico e Electrónico, na Construção e Obras Públicas e, ainda, na Mobilidade e nos Transportes Públicos.
Também o ciclo de Conferências Na Primeira Pessoa voltará a ter um lugar de destaque nesta edição da Concreta. Este bloco de conversas tem por objectivo dar voz aos autores de projectos de arquitectura, engenharia ou design, que se distinguiram pela adopção de boas práticas de sustentabilidade, partilhando com a comunidade os desafios e respostas encontrados.
Prémio Under 40 e Arquitectos na Feira são outras iniciativas que complementam a oferta da Concreta. O Prémio é uma iniciativa promovida pela Feira Internacional do Porto, Exponor, que conta com o apoio técnico do Conselho Directivo Regional do Norte (CDRN) da Ordem dos Arquitectos e com o patrocínio da empresa Tintas CIN com o objectivo de promover e reconhecer o trabalho desenvolvido pelas novas gerações de arquitectos, cujo patamar de idades não ultrapassará, em média, os 40 anos, e que têm exercido a sua profissão à luz de uma realidade económica, social, tecnológica e jurídica bem diferente das gerações anteriores.
Já a iniciativa Arquitectos na Feira, em parceria com a Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte (OASRN), procura facilitar, aos arquitectos, a sua participação na feira com condições especiais, com o objectivo único de promover a arquitectura enquanto elemento chave do processo de “Construção, Reabilitação, Arquitectura e Design”, temas estruturais da Concreta, e possibilitar a apresentação e exposição de trabalhos de arquitectura e a divulgação de serviços profissionais a preços reduzidos.
A Concreta, com a curadoria do arquitecto Diogo Aguiar, volta assim, em Novembro, de 20 a 23, para liderar uma mudança rumo ao futuro sustentável da indústria da construção. Em simultâneo, realiza-se a Eléctrica, que apresenta novidades e reforça negócios nos sectores de Energia, Mobilidade, Electrónica e Material Eléctrico.