Intergift e Hábitat València atraem empresas da Fileira Casa Portuguesa
O design e as últimas inovações de Portugal estão de regresso ao país vizinho, com a participação de 35 empresas da Fileira Casa em duas das feiras mais prestigiadas do sector. O mercado espanhol representa já 27% das exportações portuguesas do sector
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
De 11 a 14 de Setembro tem lugar a Intergift, uma verdadeira montra comercial em Espanha para a apresentação de novos produtos, designs, tendências e conceitos inovadores nas indústrias de mobiliário, decoração e brindes, serão 13 as marcas nacionais a promover a arte do saber-fazer e o design português.
Já entre os dias 30 de Setembro e 3 de Outubro, na Hábitat València, certame com uma vasta oferta de empresas de mobiliário, iluminação, decoração, entre outros, outras 22 empresas portuguesas procurarão divulgar as mais recentes criações e tendências nacionais, com um forte enfoque na inovação e na sustentabilidade.
Para Joaquim Carneiro, presidente Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins, APIMA “a Intergift e Hábitat València são duas das mais importantes monstras internacionais de design de interiores e mobiliário, e têm tido, ao longo dos últimos anos, uma enorme adesão por parte das empresas portuguesas. Esta é mais uma participação ibérica de grande escala, que demonstra a confiança que as nossas indústrias inspiram nos mercados internacionais.”
No primeiro semestre do ano, as empresas do cluster nacional do mobiliário e afins destinaram mais de 294 milhões de euros em vendas para o país-vizinho. Espanha é o segundo mercado mundial mais importante para o cluster, com uma quota de mercado de 27%.
“Esta participação promete ser uma verdadeira ode às nossas indústrias criativas, com cada vez mais valor acrescentado, seja pela sustentabilidade, durabilidade ou design diferenciado das suas propostas. A tradição e o saber fazer é efectivamente o que nos distingue além-fronteiras, mesmo quando falamos de países reconhecidos mundialmente nesta área.”, conclui o presidente da associação que coordena a participação do contingente português em ambos os eventos.
A Fileira Casa portuguesa abrange os sectores do mobiliário, têxteis-lar, utilidades domésticas (cerâmica, cutelaria, loiça metálica, pequenos electrodomésticos e vidros e cristais) e iluminação.