
CONSTRUIR
LDC Group adquire Weddo Living e reforça aposta na gestão de arrendamento
RBR Estate Investments investe 1,5 M€ em projecto nos Anjos
Cosentino alarga portfólio de casas de banho com novo lavatório
Escarlata Loncán assume Direcção Geral da Quilosa Selena Iberia
Schneider Electric leva à Hannover Messe tecnologias que estão a “moldar o futuro da indústria”
Manusa, portas de vidro automáticas: guia completo para encontrar a solução ideal para o seu projeto
Novo crédito à habitação cresce 27%
Câmara do Seixal lança concurso para Unidade de Saúde de Paio Pires
AtlasEgde investe 500 M€ em data centers em Portugal e junta-se à Colt
UC lança guia para tornar renovação energética acessível nas comunidades rurais europeias
A Associação para a Certificação (Certif), que actua no mercado da certificação de produtos e serviços, registou no primeiro semestre um crescimento homólogo de 12% na sua facturação. Significa isto que executou com “inteiro sucesso” toda a actividade planeada para este período, quer no encerramento do acompanhamento dos processos de certificação, quer na realização das auditorias e recolhas de amostras programadas.
De acordo com a Certif, a área da certificação de produtos representa mais de 70% da facturação, com relevo para os sectores da construção e eléctrico.
A marcação CE para os produtos de construção e o vasto âmbito de normas em que a associação está qualificada tem permitido, além da resposta às necessidades das empresas nacionais, o acesso a novos clientes no estrangeiro, o que aconteceu, neste semestre, com empresas cipriotas e, ao nível da certificação de produtos, com um novo cliente em Angola.
No sector eléctrico manteve-se o apoio a empresas exportadoras, com a emissão de certificados para o acesso às marcas europeias ENEC e HAR, bem como a procura pelos certificados CB-Scheme que permitem o reconhecimento dos ensaios a nível internacional, nos países signatários dos acordos de reconhecimento.
Sendo a reciclagem uma das prioridades de actuação, foi criada uma Comissão Técnica com a APA e a APIP para a definição de um esquema de certificação da percentagem de plásticos reciclados a disponibilizar ao mercado.
Com 22 certificados válidos no âmbito do sistema FER – Fim do Estatuto do Resíduo é na certificação do serviço das empresas que trabalham no sistema AVAC com gases fluorados com efeito de estufa que se situa a grande referência com mais de dois mil clientes clientes e com cerca de 8% do mercado.