CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Associação para a Certificação (Certif), que actua no mercado da certificação de produtos e serviços, registou no primeiro semestre um crescimento homólogo de 12% na sua facturação. Significa isto que executou com “inteiro sucesso” toda a actividade planeada para este período, quer no encerramento do acompanhamento dos processos de certificação, quer na realização das auditorias e recolhas de amostras programadas.
De acordo com a Certif, a área da certificação de produtos representa mais de 70% da facturação, com relevo para os sectores da construção e eléctrico.
A marcação CE para os produtos de construção e o vasto âmbito de normas em que a associação está qualificada tem permitido, além da resposta às necessidades das empresas nacionais, o acesso a novos clientes no estrangeiro, o que aconteceu, neste semestre, com empresas cipriotas e, ao nível da certificação de produtos, com um novo cliente em Angola.
No sector eléctrico manteve-se o apoio a empresas exportadoras, com a emissão de certificados para o acesso às marcas europeias ENEC e HAR, bem como a procura pelos certificados CB-Scheme que permitem o reconhecimento dos ensaios a nível internacional, nos países signatários dos acordos de reconhecimento.
Sendo a reciclagem uma das prioridades de actuação, foi criada uma Comissão Técnica com a APA e a APIP para a definição de um esquema de certificação da percentagem de plásticos reciclados a disponibilizar ao mercado.
Com 22 certificados válidos no âmbito do sistema FER – Fim do Estatuto do Resíduo é na certificação do serviço das empresas que trabalham no sistema AVAC com gases fluorados com efeito de estufa que se situa a grande referência com mais de dois mil clientes clientes e com cerca de 8% do mercado.