Certif marca presença em Assembleia do Comité de Gestão da Certificação
A Certification Management Committee teve a sua Assembleia Geral em Ljubljana. Em causa estava a certificação de equipamentos eléctricos, desde cabos a aparelhos de baixa tensão e electrodomésticos, com interesse para as empresas exportadoras portuguesas

CONSTRUIR
Antigo edifício do Inatel na Infante Santo reabre (novamente) como hotel
RCC Alvalade coloca no mercado 40 novos apartamentos
‘Ilhas’ reforçam vendas da Remax em 2024
Tiny House do Nova Arcada é agora coworking hub
WineStone investe 15M€ em novo polo logístico
DTE constrói nova fábrica da Cânhamor em Ourique
Obra de 17 M€ entre Meirinhas e Pombal já foi consignada
Cushman & Wakefield assume gestão do novo Retail Park de Setúbal
IP recebe delegação da Ucrânia para intercâmbio sobre PPP’s
Knauf lança nova plataforma para “fortalecer” relação com instaladores
A Certif, na dupla qualidade de Member Body e de National Certification Body, participou na Assembleia Geral do Comité de Gestão da Certificação (CMC) do IECEE, o sistema internacional que agrupa os esquemas de avaliação da conformidade para os equipamentos e componentes eléctricos.
Na reunião, que teve lugar em Ljubljana, na Eslovénia, foram, entre muitas outras decisões, aprovadas actualizações de vários procedimentos e analisado acompanhamento dos peer-assessments. De registar que foram suspensos alguns países e mantidas outras suspensões, não podendo os seus NCB emitir certificados, uma vez que os respectivos Governos não aceitam as regras do reconhecimento.
O interesse para as empresas portuguesas nesta participação da Certif resulta da possibilidade de emissão de certificados CB – Scheme, o que permite a aceitação directa dos certificados de ensaio em todos os membros do acordo.
A Certif é o único Organismo de Certificação membro quer dos Acordos Internacionais do IECEE quer dos Acordos Europeus do ETSI para a área elétrica.
A certificação de equipamentos eléctricos, desde cabos a aparelhos de baixa tensão e eletrodomésticos, é hoje uma exigência em todos os mercados mais competitivos, não sendo já, em muitos casos, factor diferenciador, mas condição necessária imposta pelos clientes na relação B2B.
A certificação do produto requer a realização de ensaios em laboratórios acreditados e uma auditoria e acompanhamento do respectivo processo pelo Organismo de Certificação. Para as empresas exportadoras é de grande importância o acesso a marcas de conformidade reconhecidas e aceites pelo mercado e é nesse sentido que a Certif participa nos Acordos Europeus e Internacionais da área eléctrica.