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    PCS cria projecto ‘Municípios Sustentáveis’ para “desmitificar” o greenwashing

    “O combate à desinformação nesta área é urgente, aparecem muitos produtos no mercado que não são amigos do ambiente e são apelidados de sustentáveis. Não havendo informação disponível para avaliar a sua sustentabilidade, é difícil perceber a credibilidade dos mesmos”, refere Aline Guerreiro, CEO do PCS

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    “O combate à desinformação nesta área é urgente, aparecem muitos produtos no mercado que não são amigos do ambiente e são apelidados de sustentáveis. Não havendo informação disponível para avaliar a sua sustentabilidade, é difícil perceber a credibilidade dos mesmos”, refere Aline Guerreiro, CEO do PCS

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    O Portal da Construção Sustentável (PCS) criou o projecto “Municípios Sustentáveis” com o qual pretende levar ao conhecimento de técnicos da administração pública, responsáveis pelo ambiente construído, informação credível sobre construção sustentável e materiais mais amigos do ambiente.

    Já aderiram a esta iniciativa a Domus Social (empresa de Habitação e Manutenção do Município do Porto), o Município de Ílhavo e da Maia. Nos próximos meses estão já agendadas acções na Câmara Municipal do Porto, de Braga e de Alcochete.

    Em cada acção é realizada uma apresentação pelo Portal da Construção Sustentável sobre o âmbito da iniciativa, seguidas das apresentações de produtos passíveis de contribuir para uma construção mais sustentável e no final há espaço para perguntas e respostas. Além dos participantes receberem informação específica, podem obter mais esclarecimentos directamente com as empresas, aumentando o seu campo de conhecimento com este tipo de soluções e sensibilizando-se assim para práticas de construção amigas do ambiente.

    “O combate à desinformação nesta área é urgente, aparecem muitos produtos no mercado que não são amigos do ambiente e são apelidados de sustentáveis. Não havendo informação disponível para avaliar a sua sustentabilidade, é difícil perceber a credibilidade dos mesmos. É por isso que é preciso, cada vez mais, desmistificar o tema, e combater aquilo a que se chama de greenwashing”, refere Aline Guerreiro, CEO do PCS.

    A União Europeia aprovou recentemente uma directiva que irá proibir a utilização de alegações ambientais enganosas, o referido “greenwashing”, com o objectivo de “proteger os consumidores de práticas comerciais enganosas e ajudá-los a fazer melhores opções de compra”.

    “A transposição desta directiva é não só urgente, como necessária. Enquanto novas regras não existem o PCS tem, desde a sua génese, desenvolvido a sua actividade apostando fortemente na divulgação e sensibilização para uma construção mais sustentável”, reforça Aline Guerreiro.

    Recorde-se que o sector da construção é responsável pela extracção de 50% de recursos disponíveis e é já o terceiro maior consumidor de energia, a seguir à indústria e transportes. Em conjunto, a construção civil é responsável por cerca de 40% de todas as emissões de carbono no mundo, sendo as emissões operacionais (energia consumida durante a utilização dos edifícios) responsáveis por 28%. Os restantes 12% provêm das emissões de carbono incorporadas, ou carbono “inicial” que está associado a materiais e processos de construção ao longo de todo o ciclo de vida do edifício. “É extremamente importante a questão dos materiais utilizados e de priorizar a reabilitação do existente, evitando novas extracções e novos consumos de recursos”, afirma.

    Aline Guerreiro salienta, ainda, que embora Portugal tenha uma “ampla” legislação relacionada com a eficiência energética dos edifícios, “a sustentabilidade na construção não é só eficiência energética, ela começa muito antes, desde a fase de projecto”. Neste sentido, “todos os consumos associados à fase de construção devem ser considerados, a extracção de material, as deslocações, o impacte ambiental no terreno onde se vai construir, e por aí fora”.

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    Matosinhos recebe investimento de 12 M€ da Thomas & Piron

    Com assinatura do atelier Mofase, o Docks Matosinhos destaca-se pela sua arquitectura moderna, que recupera o carácter industrial desta zona da cidade. A construção, a cargo da Gabriel Couto, está prevista para o segundo semestre de 2024

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    A promotora belga Thomas & Piron anuncia novo investimento de cerca de 12 milhões de euros num empreendimento em Matosinhos. O inicio da construção, que está a cargo da empresa Gabriel Couto, está previsto para o segundo semestre de 2024 e conclusão apontada para o início de 2026.

    Com assinatura do atelier Mofase, o Docks Matosinhos destaca-se pela sua arquitectura moderna, que recupera o carácter industrial desta zona da cidade, onde prevaleceram durante algum tempo actividades industriais e comerciais ligadas à pesca.

    Com um conceito loft e com áreas generosas, todos os apartamentos foram projectados com salas de estar com cozinha em open space e com amplas janelas, maximizando o espaço e a luz natural para proporcionar maior conforto e bem-estar.

    Em comercialização desde 17 de Junho, o edifício de cinco pisos irá acolher 31 fracções residenciais, com tipologias T1 e T2 e com áreas que variam entre os 53 metros quadrados (m2) e os 114 m2, todos com varandas e estacionamento subterrâneo.

    O empreendimento conta, ainda, com um espaço que será dedicado exclusivamente para a instalação de um coworking com aproximadamente 1.500 m2.

    Com um design funcional e acabamentos modernos, o Docks Matosinhos incorpora princípios de sustentabilidade que visam minimizar o seu impacto ambiental e promover um estilo de vida eco responsável, com a aposta na utilização de materiais de construção sustentáveis, de origem local ou, no mínimo, transformados em território nacional, para garantir uma maior eficiência energética.

    Estas medidas são complementadas pela criação de espaços verdes, que também contribuem para a biodiversidade local, de acordo com os padrões e necessidades de habitação actuais.

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    Alunos da Universidade de Évora

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    2ª edição do ArchiRevi já conhece os primeiros 10 finalistas

    Aveiro, Cascais, Castelo Branco, Matosinhos e Vila Nova de Famalicão foram alguns dos pontos do País de onde chegaram os projectos que responderam ao desafio da Revigrés e do Archi Summit

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    O júri já elegeu os 10 melhores projectos da primeira fase da segunda edição do ArchiRevi Challenge. Aveiro, Cascais, Castelo Branco, Matosinhos e Vila Nova de Famalicão foram alguns dos pontos do País de onde chegaram os projectos que responderam ao desafio da Revigrés e do Archi Summit: criar um projecto sustentável inspirado no minimal space design, através da aplicação dos materiais cerâmicos da Revigrés.

    De Dezembro a Abril, foram quase três centenas os alunos de Arquitectura, Design e Engenharia Civil que assistiram às masterclasses sobre as características e contributo da cerâmica para a sustentabilidade da construção.

    Desde estabelecimentos comerciais e espaços de restauração, a apartamentos e pequenas divisões, foram variadas as propostas apresentadas, aos quais os futuros profissionais deram uma nova vida com combinações de cores, formatos e efeitos estéticos, soluções alternativas e, nalguns casos, disruptivas do uso tradicional da cerâmica.

    Para Victor Ribeiro, CEO da Revigrés, “a crescente adesão ao ArchiRevi vem comprovar que marcas como a Revigrés podem e devem continuar a contribuir para a formação das novas gerações de profissionais do sector da construção, sensibilizando-os para a utilização de materiais mais sustentáveis”.

    Os 10 finalistas vão estar em exposição no Archi Summit 2025 juntando-se aos que serão apurados na segunda fase do ArchiRevi Challenge, a partir de setembro de 2024.

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    Grupo Zehnder adquire espanhola Siber por 86 M€

    Esta operação permite reforçar a posição da Zehnder no sector da ventilação residencial em Espanha e Portugal, na medida em que a carteira de produtos da Siber está “perfeitamente adaptada às necessidades dos clientes no Sul da Europa e cobre o segmento de preços competitivos”

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    O Grupo Zehnder, especialista internacional em soluções para um clima interior confortável e energeticamente eficiente e saudável, adquiriu a empresa espanhola de ventilação Siber por cerca de 86 milhões de euros. Uma operação que permite reforçar a posição da Zehnder no sector da ventilação residencial em Espanha e Portugal.

    A carteira de produtos da Siber está perfeitamente adaptada às necessidades dos clientes no Sul da Europa e cobre o segmento de preços competitivos. Este facto ajudará o Grupo a expandir o seu crescimento nos países do Sul da Europa, em linha com a sua estratégia de expansão.

    “A partir de uma equipa que trabalha no Sul da Europa, estamos a trabalhar intensamente num ambicioso plano de desenvolvimento. Para manter a nossa liderança europeia no sector da ventilação, o Grupo Zehnder necessita de uma presença mais forte no Sul da Europa, que é um objectivo de crescimento a médio prazo. Acreditamos que a Siber pode dar um contributo significativo para este crescimento nesta região. Na Europa Central, a Zehnder é o actor mais forte no mercado da ventilação residencial. Em Espanha, somos líderes em inovação, qualidade e serviço, e a Siber complementará o nosso grupo com uma gama de produtos mais competitiva”, afirmou Josep Castellà, director-geral do Grupo Zehnder em Espanha e Portugal.

    Outro pilar “fundamental” para a Zehnder se manter “competitiva e relevante” no mercado é a inovação. Anualmente, a marca lança cerca de 10 inovação de produtos a nível global na área de ventilação, além de melhorias e evoluções significativas, graças ao trabalho contínuo do nosso Centro de Competências.

    Sobre este aspecto, Carlos Rico, director técnico e de produto, dá como exemplo as soluções ComfoVar Aero, uma solução para edifícios multifamiliares com máquinas centralizadas de caudal médio e elevado, e o ComfoAir Fit, a máquina mais versátil e económica do seu segmento para o mercado multifamiliar, entre outros.

    “Acreditamos que esta aquisição pode perfeitamente complementar e reforçar algumas das soluções que a Zehnder já está a lançar em mercados como o da habitação em altura e aumentar a nossa capacidade de inovação na região do Sul da Europa”, acrescentou Carlos Rico.

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    Avenida de Berlim (Lisboa)

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    Lisboa: Programa ‘Morar Melhor’ reabilita mais três bairros municipais

    As obras serão realizadas nos Bairros da Avenida de Berlim, Quinta dos Ourives e Boavista, com vista ao aumento das condições térmicas, de segurança, das condições de habitabilidade e de conservação, num total de 25 lotes 

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    O Programa de Reabilitação ‘Morar Melhor’, criado em virtude dos contratos celebrados entre a Gebalis e a Câmara Municipal de Lisboa (CML), terá novas empreitadas em três bairros da capital. Desta feita, as obras serão realizadas nos Bairros da Avenida de Berlim, Quinta dos Ourives e Boavista, totalizando-se a conservação de 25 lotes.

    Todas as obras que agora iniciam têm como objetivos principais promover o aumento das condições térmicas dos edifícios, de segurança, das condições de habitabilidade e do tempo de conservação dos lotes. Para tal, serão intervencionadas as coberturas e beirais, portas, fachadas dos lotes, caixilharias, além da requalificação de espaços interiores comuns e exteriores.

    Segundo Fernando Angleu, presidente do Conselho de Administração da Gebalis, “o início de três novas empreitadas materializam, uma vez mais, o compromisso assumido pela Gebalis para com o Município e, sobretudo, para com os residentes nos bairros municipais, no sentido de aumentar o conforto habitacional e melhorar a sua qualidade de vida.”

    Fernando Angleu acrescenta que as três intervenções descritas “fazem já parte de um novo leque de intervenções previstas para 2024 que Programa Morar Melhor realizará em Lisboa”.

    Na zona Norte da cidade, o Bairro da Avenida de Berlim, situado nos Olivais, receberá obras de reabilitação em seis lotes, correspondentes a 87 fracções, num investimento de cerca de um milhão de euros. A intervenção, que se prevê concluída no primeiro trimestre de 2025, engloba a remodelação e conservação dos lotes, conferindo-lhes maior qualidade e funcionalidade em matérias de eficiência térmica e de segurança.

    Por sua vez, no Bairro dos Ourives, no Beato, o Programa ‘Morar Melhor’ será responsável pela conservação de cinco lotes, com 104 fogos habitacionais, sendo para tal investidos cerca de 1,1 milhão de euros numa empreitada que se estima concluída também no primeiro trimestre de 2025.

    Um ano após o início da intervenção no Bairro da Boavista, localizado na freguesia de Benfica, nas franjas do Parque Florestal de Monsanto, a Gebalis regressa para novas operações de reabilitação. Esta nova empreitada, com dotação orçamental superior a 2,5 milhão de euros e com prazo para conclusão previsto para o segundo trimestre de 2025, incluirá 14 lotes, com impacto em 168 fogos habitacionais.

    Considerado o maior investimento realizado na habitação municipal desde o Programa Especial de Realojamento (PER), o Programa Morar Melhor inclui intervenções de fundo em 478 edifícios, impactando 8614 frações, e reabilitação directa de 1545 fogos habitacionais.

    As próximas empreitadas, que deverão começar durante o Verão, terão lugar no Bairro Casalinho da Ajuda, Bairro Alta de Lisboa – PER 3, Bairro Alta de Lisboa – PER 4, Bairro Alto da Faia, Bairro Padre Cruz e Bairro Carlos Botelho.

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    HAPA.Design e LX Capital juntas na reabilitação do Palácio Condes de Caria

    Para este projecto foram escolhidas as torneiras da colecção C35 em dourado da HAPA.Design, equipadas com limitadores de caudal e que representam o compromisso da HAPA.Design com a inovação e a sustentabilidade

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    A HAPA.Design, marca de torneiras e acessórios de banho, participa na reabilitação do histórico Palácio Condes de Caria, em Lisboa, promovido pela LX Capital. Situado numa das zonas mais nobres de Lisboa, este projecto é um “marco importante” na união de esforços para promover a “sustentabilidade e a excelência” no design.

    “Estamos muito entusiasmados por colaborar com a LX Capital no projecto do Palácio Condes de Caria. Este é um exemplo perfeito de como o design inovador pode ser aliado à sustentabilidade, criando espaços incríveis e ambientalmente responsáveis”, afirmou Adriana Pacheco Carneiro, directora de Marketing da HAPA.Design.

    Para este projecto foram escolhidas as torneiras da colecção C35 em dourado da HAPA.Design, equipadas com limitadores de caudal. Estas torneiras representam o compromisso da HAPA.Design com a inovação e a sustentabilidade, ao mesmo tempo que promovem um design elegante.

    A reabilitação do Palácio Condes de Caria está a cargo da equipa de arquitectos da Saraiva e Associados, com vista a restaurar a beleza e a grandiosidade do edifício, mas também a incorporar práticas de construção sustentáveis que garantem a redução do impacto ambiental e a preservação dos recursos.

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    Carlos Cardoso é o novo CEO da JLL Portugal

    Carlos Cardoso vai liderar uma equipa de 450 colaboradores assumindo funções com efeitos imediatos. O responsável mantém as suas funções como managing director da Tétris, cargo que assumiu em 2021

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    Carlos Cardoso vai conduzir os destinos da JLL em Portugal, anunciou a consultora imobiliária. O novo CEO da empresa vai liderar uma equipa de 450 colaboradores e está focado em consolidar o percurso da JLL no mercado nacional, no qual a consultora actua há 27 anos, assumindo funções com efeitos imediatos.

    Carlos Cardoso integra a JLL há 13 anos e foi responsável pelo desenvolvimento da Tétris, o departamento de arquitectura e construção da consultora, que sob a sua direcção passou de uma equipa de 2 para 95 pessoas, e se transformou num dos motores do volume de negócios em Portugal. Em 2023, a Tétris registou um crescimento de 12% face ao ano anterior, reforçando a trajectória de evolução positiva que tem vindo a traçar, além do seu posicionamento enquanto líder no mercado nacional.

    “O Carlos desenvolveu um percurso notável na JLL, dinamizando uma das áreas de negócio mais bem-sucedidas em Portugal desde o início. É um líder por natureza, com uma visão inovadora de negócio e um compromisso ímpar com os clientes, e, por isso, está em excelente posição para conduzir a evolução da JLL em Portugal. Dou os parabéns ao Carlos por esta nomeação, que é também a prova de que a JLL é uma empresa que reconhece a excelência dos seus talentos”, refere Marie-Laure Leclercq de Sousa, CEO France, BeLux & Southern Europe da JLL.

    Carlos Cardos ingressou na JLL em 2010 como director do departamento de Arquitectura, que passou a designar-se Tétris em 2012. Em 2015 é nomeado director Comercial da Tétris e em 2017 foca-se na área de escritórios desta linha de negócio, no cargo de Head of Office, onde esteve até 2020. Em 2021 foi nomeado managing director da Tétris em Portugal, assumindo o negócio a nível nacional. Com uma vasta experiência no mercado de escritórios, desenvolveu um percurso nas áreas arquitectura e gestão de projectos, particularmente na área de Fit-out e também na área de Retalho e Hotelaria.

    “Agradeço antes de mais o desafio que me foi lançado, neste caminho que tenho feito na JLL/Tétris. É um orgulho poder fazer parte do crescimento desta empresa, que conta já com 450 pessoas e onde vou ter a oportunidade de trabalhar ainda mais perto com todas as nossas áreas de negócio. Estou entusiasmado para assumir este novo desafio e iniciar um novo ciclo na JLL, reforçando o meu contributo para todos os dias construirmos um mundo melhor para as nossas pessoas, os nossos clientes, e as nossas cidades”, afirma o novo CEO da JLL Portugal.

    Casado e pai de cinco rapazes, Carlos Cardoso é arquitecto de formação, licenciado pela Universidade Lusíada. Assume o cargo de CEO da JLL, mantendo as suas funções como managing director da Tétris.

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    SunEnergy instala 1.700 painéis solares na Cimentaçor

    Este é um dos maiores projectos de autoconsumo realizados nos Açores, e contempla a instalação de 1.700 painéis solares fotovoltaicos de 550W. O projecto de 935 kW de potência vai permitir à Cimentaçor uma redução significativa do valor do seu consumo energético, de aproximadamente 200 mil euros por ano

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    A SunEnergy, especialista em soluções de produção de energia eléctrica a partir do sol, acaba de concluir um projecto na ilha de São Miguel, nos Açores, na empresa Cimentaçor, empresa do Grupo Cimpor. Este é um dos maiores projectos de autoconsumo realizados nos Açores, ao contemplar a instalação de 1.700 painéis solares fotovoltaicos de 550W.

    O projecto de 935 kW de potência vai permitir à Cimentaçor uma redução significativa do valor do seu consumo energético, de aproximadamente 200 mil euros por ano. Além disso, o projecto traz também uma importante poupança nas emissões de CO2, estimando-se uma diminuição na ordem das 200 toneladas/ano.

    “A sustentabilidade ambiental é uma prioridade para a Cimpor. Estamos conscientes do nosso impacto como indústria com um consumo energético elevado e regular e, por isso, a instalação de painéis solares para o autoconsumo é um passo natural a dar no sentido de reforçar a preocupação da marca com a economia circular”, afirma Sandro Conceição, director de Coprocessamento e Ambiente da Cimpor.

    Para Paulino Oliveira, CTO da SunEnergy, “as empresas continuam a apostar fortemente na transição energética, sobretudo, ao nível da energia fotovoltaica, não só para reforçarem os seus compromissos de sustentabilidade, mas também porque permite uma grande poupança anual de energia. Mais uma vez, a SunEnergy está ao lado dessas empresas, independentemente do seu sector e da sua localização geográfica. Queremos continuar a apostar em projectos de referência no panorama nacional de autoconsumo e ajudar as empresas a serem mais sustentáveis”, refere o responsável.

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    Certif marca presença em Assembleia do Comité de Gestão da Certificação

    A Certification Management Committee teve a sua Assembleia Geral em Ljubljana. Em causa estava a certificação de equipamentos eléctricos, desde cabos a aparelhos de baixa tensão e electrodomésticos, com interesse para as empresas exportadoras portuguesas

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    tagsCertif

    A Certif, na dupla qualidade de Member Body e de National Certification Body, participou na Assembleia Geral do Comité de Gestão da Certificação (CMC) do IECEE, o sistema internacional que agrupa os esquemas de avaliação da conformidade para os equipamentos e componentes eléctricos.

    Na reunião, que teve lugar em Ljubljana, na Eslovénia, foram, entre muitas outras decisões, aprovadas actualizações de vários procedimentos e analisado acompanhamento dos peer-assessments. De registar que foram suspensos alguns países e mantidas outras suspensões, não podendo os seus NCB emitir certificados, uma vez que os respectivos Governos não aceitam as regras do reconhecimento.

    O interesse para as empresas portuguesas nesta participação da Certif resulta da possibilidade de emissão de certificados CB – Scheme, o que permite a aceitação directa dos certificados de ensaio em todos os membros do acordo.

    A Certif é o único Organismo de Certificação membro quer dos Acordos Internacionais do IECEE quer dos Acordos Europeus do ETSI para a área elétrica.

    A certificação de equipamentos eléctricos, desde cabos a aparelhos de baixa tensão e eletrodomésticos, é hoje uma exigência em todos os mercados mais competitivos, não sendo já, em muitos casos, factor diferenciador, mas condição necessária imposta pelos clientes na relação B2B.

    A certificação do produto requer a realização de ensaios em laboratórios acreditados e uma auditoria e acompanhamento do respectivo processo pelo Organismo de Certificação. Para as empresas exportadoras é de grande importância o acesso a marcas de conformidade reconhecidas e aceites pelo mercado e é nesse sentido que a Certif participa nos Acordos Europeus e Internacionais da área eléctrica.

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    Sandra Zárate assume direcção Digital & Marketing da Brico Depôt Iberia

    A nomeação prende-se com a decisão de dividir o departamento de Customer & Trading em duas áreas estratégicas: Comercial e Digital & Marketing

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    Kingfisher Group nomea Sandra Zárate, até agora directora de Digital e Marketplace, como nova directora do departamento de Digital & Marketing da Brico Depôt Iberia. Apresentada pelo CEO da empresa, Chris Bargate, há alguns dias, a nomeação prende-se com a decisão de dividir o departamento de Customer & Trading em duas áreas estratégicas: Comercial e Digital & Marketing.

    Sandra Zárate, tem uma sólida experiência como actual diretora de Digital & Marketplace, tendo liderado com sucesso a área de comércio eledtrónico nos últimos três anos. O seu contributo tem sido fundamental para consolidar o crescimento e desenvolvimento do negócio digital da Brico Depôt, destacando-se, entre outras conquistas, o lançamento com sucesso do Marketplace da marca, em Espanha e Portugal.

    “Assumo esta nova etapa com muito entusiasmo e estou ansiosa por assumir este novo desafio na Brico Depôt como directora do Departamento de Digital & Marketing. Ao longo dos últimos anos, tive o privilégio de liderar a área de comércio electrónico e de fazer parte de uma equipa altamente talentosa e empenhada. Como tal, continuaremos a conduzir a nossa estratégia omnicanal, aproveitando as oportunidades e superando os desafios que forem surgindo. Neste sentido, o nosso principal objectivo é oferecer uma experiência de compra superior e reforçar o nosso posicionamento como uma referência no sector da bricolage e da construção”, afirma Zárate.

    Sandra irá liderar um departamento de marketing centrado no cliente, com o objectivo de impulsionar a empresa através do desenvolvimento de um negócio de comércio eletrónico consolidado e líder de mercado. A sua visão estratégica, as suas competências digitais e o seu profundo conhecimento do mercado serão fundamentais para garantir o crescimento actual e futuro da empresa.

    “A experiência, o conhecimento e a liderança da Sandra vão fortalecer a marca Brico Depôt no mercado ibérico. Estamos muito confiantes de que a sua visão vai trazer novas perspectivas e estratégias que vão permitir impulsionar o crescimento da empresa e melhorar a experiência do cliente em todos os nossos canais”, declara Chris Bargate, CEO da Brico Depôt Ibéria. Além disso, também fará parte da equipa de gestão da Brico Depôt Iberia, como membro da direcção-geral. A sua incorporação neste órgão de decisão reforça o compromisso da empresa com a inovação e a transformação digital, e irá permitir tirar o máximo partido do seu conhecimento estratégico.

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    limehome entra em Portugal e quer chegar às 500 unidades no Porto

    A actividade em Portugal arranca com 48 apartamentos, no Porto e em Évora, mas o objectivo é alcançar rapidamente as 500 unidades no Porto e expandir para o resto do país. No primeiro trimestre do ano a carteira europeia da operadora de apartamentos turísticos ascendeu a 800 unidades

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    A limehome, operadora de apartamentos turísticos na Europa, anuncia a sua actividade em Portugal com cinco propriedades no Porto e em Évora, numa oferta total de 48 apartamentos. “Continuamos em busca de parceiros, tal como de novas propriedades em Portugal e, especificamente, na área metropolitana do Porto. Prosseguimos o ambicioso objectivo de alcançar rapidamente as 500 unidades aqui e queremos crescer no país”, refere Xulio Rey, responsável pela expansão da limehome em Portugal e Espanha. “Com a maior popularidade de alojamentos alternativos à oferta hoteleira tradicional, há um aumento da procura por este tipo de estadia, especialmente por quem prefere uma experiência mais autêntica e local.”, sublinhou o responsável.

    No Porto uma majestosa casa tipicamente portuguesa, no nº 204 da Rua de Dom Manuel II, integra 8 unidades numa localização estratégica, a poucos minutos a pé do centro histórico da cidade. A renovação do edifício foi meticulosamente coordenada para manter elementos arquitectónicos distintivos, como tectos e janelas, preservando a sua essência, ao mesmo tempo que oferece todo o conforto de um apartamento contemporâneo. A Limehome está, também, na Rua Conceição 55, com um total de 17 apartamentos.

    A sul estão contratadas três novas propriedades em Évora, num total de 23 unidades. Dois destes projectos têm lugar na Rua de Machede, e o terceiro é no Largo dos Penedos.

    A nível internacional, a limehome aumentou a sua carteira em quase 14% no primeiro trimestre de 2024. No final de Março, a empresa tinha assinado contratos relativos a um total de 800 novos apartamentos, elevando assim a sua carteira europeia a ultrapassar os 6.800 apartamentos. Além de Portugal, a maioria dos novos contratos de arrendamento estão em Espanha, Áustria e Itália.

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