Athena Advisers: crescimento do investimento de imobiliário comercial motiva lançamento de marca própria
A nova marca, Athena Commercial, será totalmente direccionada para a transacção de activos comerciais, estimando-se que esta actividade represente 50% do volume de negócios anual da consultora já em 2024. Em curso está um conjunto de negociações que deverão fechar ainda este ano e que poderão resultar num valor de investimento agregado superior a 100 milhões de euros
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A Athena Advisers, consultora internacional vocacionada para o sector residencial premium, está a reforçar a sua actividade na área de investimento de imobiliário comercial com o lançamento da marca Athena Commercial.
Detida a 100% pela Athena Advisers, a nova marca irá focar-se em transacções de imobiliário comercial de rendimento e produtos para desenvolvimento, centrando a sua atenção na actividade de fundos de investimento, investidores privados e family offices nacionais e estrangeiros.
“O fortalecimento da actividade da Athena no sector comercial foi um passo natural, pois notamos nos nossos clientes de residencial um crescente interesse em diversificarem a sua carteira de activos”, refere David Moura-George, director geral da Athena Advisers em Portugal. “E nós estamos numa posição privilegiada para o fazer, pois sendo uma consultora vocacionada para o mercado estrangeiro e que trabalha em rede com todos os seus escritórios, conhecemos muito bem o circuito internacional e temos acesso a um conjunto diversificado e alargado de investidores, com tickets que podem ir dos 2 milhões aos 50 milhões de euros. Já se tornou habitual que um cliente que comprou connosco um chalé nos Alpes ou uma casa em Lisboa, queira depois aumentar o seu portefólio com activos comerciais, normalmente localizados em Portugal”, reforça David Moura-George.
Nos últimos anos, a consultora tem vindo a crescer no sector comercial e, em 2023, 27% da sua facturação total foi proveniente desta actividade. Em 2024, a empresa quer que 50% do seu volume de negócios tenha origem no negócio comercial, sendo sua intenção manter este equilíbrio ao longo dos próximos anos.
Para tal, a Athena Commercial tem já em curso um conjunto de negociações em vários segmentos de mercado que deverão concretizar-se ao longo deste ano e que deverão resultar num valor de investimento agregado superior a 100 milhões de euros.
Na área da hotelaria, está a negociar a compra de um imóvel no Porto que deverá ser convertido em hotel, bem como a transação de uma unidade hoteleira na margem Sul de Lisboa. Em cima da mesa está também a aquisição de um terreno para a implementação de uma escola internacional na Grande Lisboa e a compra de terrenos na Ericeira para o desenvolvimento de um projeto de uso misto.
“Acreditamos que o ano de 2024 será ´muito positivo para a actividade de investimento de imobiliário comercial no mercado português. Apesar de alguns desafios decorrentes da actual conjuntura nacional e internacional, a resiliência da economia nacional, o crescimento do turismo, os bons níveis de ocupação e a aposta em infraestruturas são geradores de um clima de investimento favorável”, nota David Moura-George.
“Além disso, o actual contexto de altas taxas de juro deixa os fundos imobiliários um pouco mais apreensivos, aumentando as oportunidades de investimento em transacções de menor dimensão para os family offices e investidores privados que não recorrem a financiamento, um mercado no qual somos muito activos”.
No imobiliário comercial a empresa irá abranger os vários segmentos de mercado, incluindo a transacção de terrenos para promoção, imóveis para requalificação, activos nas áreas de industrial & logística, retalho, hotelaria e carteiras de fundos. Além disso, quer também explorar oportunidades menos convencionais fora do mercado tradicional, muito procuradas por pequenos investidores, entre as quais edifícios históricos, retiros rurais, parques tecnológicos, residências seniores ou de estudantes, espaços culturais e de eventos ou espaços devolutos para reconversão.
Em qualquer um destes segmentos a Athena Commercial quer prestar serviços chave-na-mão através de uma rede de parceiros que engloba vários players da indústria, desde avaliadores, arquitectos, advogados ou entidades de financiamento.