Real I.S. AG compra K-Tower à Krest
A Real I.S. AG estreia-se em Portugal com a aquisição da K-Tower em Lisboa através do seu fundo aberto de investimento imobiliário de retalho Realinvest Europa. A K-Tower é um investimento da KREST Real Estate Investments, tendo ficado concluído o ano passado. Ambas as partes acordaram em não divulgar o preço da transacção
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
“Esta aquisição é o nosso primeiro investimento no mercado português, que temos vindo a acompanhar de muito perto desde há vários anos. Ficámos impressionados tanto com a excelente eficiência energética do edifício como com a sua localização. Lisboa é a capital de Portugal e a mais importante localização para escritórios”, afirmou Barbara Geidner-Buchelt, directora de Gestão de Investimentos internacionais da Real I.S. AG, gestora de fundos de investimento imobiliário que tem a sua sede em Munique, Alemanha.
Por sua vez, o “Chief Servant Officer” da KREST, Claude Kandiyoti, destaca a importância desta operação, particularmente no contexto das tendências anticíclicas prevalecentes nos mercados globais de escritórios, sublinhando a atractividade de Portugal para investidores institucionais estrangeiros. Claude Kandiyoti refere, a este propósito, que “esta transacção não só reforça o posicionamento de Portugal junto de investidores globais, mas também significa o nosso compromisso em promover espaços de trabalho inovadores que atendam às necessidades crescentes das empresas de primeira linha”, afirma.
A K-Tower desenvolvida pela promotora imobiliária belga, Krest Real Estate Investments abriu as portas no final de 2023 e integra os escritórios da Critical TechWorks, uma joint venture entre a BMW Group e a Critical Software, e da Spaces Oriente, a segunda unidade da marca International Workplace Group, que ocupa 3.000m2 do edifício. Ambas as entidades comprometeram-se com contratos de arrendamento de longo prazo, reforçando ainda mais a estabilidade e atractividade do investimento.
Situado num complexo urbano ao lado do hotel Moxy Lisboa Oriente, desenvolvido pela KREST, e da famosa Gare do Oriente, projectada pelo arquitecto Calatrava, a K-Tower foi concebida pelos arquitectos Saraiva + Associados e Metrourbe, contribuindo para a renovação da paisagem dos ambientes de escritórios tecnológicos e inovadores em Lisboa.
Abrangendo 14 andares e oferecendo 15.000 m² de espaços de escritórios, a K-Tower apresenta uma praça central vibrante que abriga uma instalação permanente do artista sueco EKTA, ao longo de um amplo jardim. Além disso, a Torre oferece 157 lugares de estacionamento e adopta soluções sustentáveis de ponta, incluindo luz natural abundante facilitada por fachadas de vidro que promovem um ambiente de trabalho ideal, propício à produtividade e ao bem-estar.
“O Real Invest Europa foi um dos primeiros fundos abertos de investimento imobiliário de retalho com um rácio de investimento alinhado com a taxonomia. Todos os imóveis da carteira têm as características ambientais definidas pelo SFDR e os rácios mínimos são largamente ultrapassados. De acordo com o Conselho Alemão para a Construção Sustentável, o fundo é actualmente a única oferta pan-europeia deste tipo em conformidade com a taxonomia”, explica Jochen Schenk, director executivo da Real I.S. AG.
A Real I.S. obteve aconselhamento jurídico e fiscal relativamente à transacção dos especialistas da sociedade de advogados Linklaters, com sede em Lisboa. A Gleeds Portugal, a Cundall Spain e a FUNDEC prestaram apoio em questões técnicas. A Deloitte apoiou a Real I.S. durante a due diligence financeira. A RPE Portugal prestou assessoria nos aspectos comerciais da transacção. A Status Capital actuará como AIFM service provider.