Standard & Poor’s mantém rating do Metro de Lisboa em BBB+
A agência de rating Standard & Poor’s (S&P) manteve a notação do Metropolitano de Lisboa em 2024 no nível BBB+, com Outlook positivo. Em conformidade com a abordagem de classificação para entidades avaliadas pelo governo (GREs), a agência de classificação de risco Standard & Poor’s atribuiu ao Metro Lisboa a mesma classificação de crédito soberano de Portugal
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
No relatório de avaliação para atribuição do nível BBB+/Positive ao Metropolitano de Lisboa, o qual se mantém desde a última revisão de rating de 2023, a empresa norte-americana refere que o Metropolitano de Lisboa desempenha um papel vital na promoção do transporte público eficiente para a descarbonização, alinhando-se com os objectivos do governo português de mitigar os impactos.
A S&P reconhece, ainda, que o Metropolitano de Lisboa desempenha uma função social importante, reduzindo a desigualdade regional ao ligar áreas periféricas à economia central da cidade. Como uma entidade pública empresarial (EPE) detida na totalidade pelo governo, o Metropolitano Lisboa desfruta de um forte status jurídico que assegura sua estabilidade e continuidade operacional. Este reconhecimento reforça a confiança dos investidores e utilizadores no compromisso do governo português com o transporte público de qualidade e sustentável.
É também destacada a importância do Metropolitano de Lisboa no Programa de Recuperação e Resiliência de Portugal, que financia o desenvolvimento dos projectos de expansão da Linha Vermelha e da Linha Violeta, no valor global 748 milhões de euros.