CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O cluster nacional do mobiliário e afins está a iniciar um périplo de promoção dos produtos “Made in Portugal”. Após arrancar a campanha internacional na Maison&Objet e antecipando a “Feria del Mueble” em Saragoça, que se realiza no próximo mês de Março, mais de quatro dezenas de empresas portuguesas estão em Madrid para a principal feira de decoração e brindes da Península Ibérica, a Intergift, numa participação que conta com o apoio da APIMA (Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins) na promoção e representação das marcas.
Agendada para 7 a 10 de Fevereiro, a Intergift promete descortinar as mais recentes novidades para a temporada Primavera/Verão. Além do design inovador, a feira destaca-se como um ponto de encontro crucial para profissionais do mobiliário, decoração e brindes, reunindo promotores imobiliários, arquitectos, gestores hoteleiros, estudantes e representantes do canal HORECA – a última edição do evento bianual, coincidente com a Bisutex, Madridjoya e MOMAD, reuniu mais de 31 mil visitantes que puderam conhecer 1500 expositores de 21 países.
O investimento das empresas nacionais é claro num momento em que Espanha se destaca no pódio dos maiores compradores das diversas indústrias deste ramo, que incluem o mobiliário, a colchoaria, os têxteis-lar, a cutelaria, a cerâmica, a iluminação e a tapeçaria. Entre Janeiro e Novembro de 2023, as marcas nacionais exportaram para este país produtos avaliados em mais de 500 milhões de euros e continuam a bater recordes a nível global.
O presidente da APIMA, Joaquim Carneiro, sublinha a importância estratégica desta acção: “Quando falamos de Espanha, falamos do segundo maior mercado a nível mundial para as empresas da Fileira Casa Portuguesa. A relação das nossas indústrias com o país-vizinho é umbilical, seja a nível comercial ou institucional, e a destacada presença de 44 marcas nacionais demonstra exactamente o compromisso em investir neste mercado. Juntos, vamos continuar a traçar este caminho para consolidar a posição de Portugal como uma das grandes referências do design a nível global”.
Com um histórico de 83 edições de sucesso, o certame é organizado pela IFEMA MADRID e apresenta-se como a maior feira de Espanha e Portugal para a promoção de novos produtos, designs, tendências e conceitos inovadores de marcas e retalho.