Extruplás recebe Unidades de Produção para Autoconsumo da Greenvolt
Os mais de cinco mil painéis solares fotovoltaicos instalados no Seixal e na Maia, irão permitir a redução em até 65% do consumo de energia a partir da rede eléctrica e evitar a emissão de mais de duas mil toneladas de CO2 anualmente

CONSTRUIR
Portugal com 15 novos projectos de Branded Residences em pipeline
Schneider Electric e a ETAP respondem ao desafio crítico da gestão de energia na era da IA
CENFIM constrói novo edifício na Lispolis “energeticamente neutro”
Asier Amorena assume liderança da Saint-Gobain Portugal
Ana Gomes é a nova directora de Research da Cushman & Wakefield
Novo Pladur Omnia com alta capacidade de carga certificada
Designer Outlet Algarve anuncia expansão e reforço da oferta
Portugal contraria tendência europeia com redução de 10,7 % no malparado
UE selecciona 47 projectos estratégicos para diversificar acesso às matérias primas
Coldwell Banker Portugal promove venda de convento histórico do século XVI
O Grupo Greenvolt, através da Greenvolt Next Portugal, instala seis novas (UPAC) na Extruplás. Para o efeito, foram instalados mais de cinco mil painéis solares fotovoltaicos nas instalações do Seixal e da Maia que vão contribuir para reforçar o compromisso com a sustentabilidade de uma empresa especializada na recuperação de plásticos para os transformar em mobiliário urbano.
Foram instaladas cinco UPAC na fábrica da Extruplás, no Seixal, onde se localiza a sede desta empresa criada no ano 2000 que recicla, recolhe e recupera os plásticos mistos e a partir dos quais produz mobiliário urbano, em plástico 100% reciclado. Estas UPAC contam com 4.363 painéis solares, instalados tanto na cobertura das instalações como num terreno adjacente.
Na Maia, onde se localiza a segunda fábrica, foi instalada mais uma UPAC com 1001 painéis solares fotovoltaicos. À capacidade de produção de 2,38 MWp do Seixal juntaram-se os 546 kWp na Maia, elevando o total do projecto para praticamente 3 MWp, permitindo alcançar uma produção anual de energia amiga do ambiente de 4.167 MWh.
“Este é mais um projecto de grandes dimensões que tivemos a oportunidade de desenvolver, juntamente com a Extruplás”, refere Pedro Lavareda de Carvalho, managing partner da Greenvolt Next Portugal.
O compromisso com a sustentabilidade faz parte do ADN da Extruplás, empresa criada exactamente para transformar plásticos mistos em mobiliário urbano, 100% reciclado e reciclável, evitando assim que estes resíduos tenham como destino final o aterro. “
A partir de agora, passamos a produzir produtos sustentáveis com energia também ela amiga do ambiente”, refere João Guerra, director financeiro da Extruplás, acrescentando que “damos mais um passo rumo ao objectivo de sermos carbono neutro”.
Ao reduzir em até 65% o consumo de energia a partir da rede eléctrica, a Extruplás conseguirá evitar a emissão de mais de duas mil toneladas de CO2 anualmente, ao mesmo tempo que contará com significativas poupanças na factura da energia, que passará a obtê-la a partir da irradiação solar.