
CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
De 13 a 17 de Setembro na Intergift, o maior encontro de lifestyle da Península Ibérica focado no design, mobiliário e brindes, e entre os dias 19 e 22 de Setembro na Habitat València, que decorre na maior superfície para exposições comerciais de Espanha com os holofotes apontados para o mobiliário e iluminação, as 42 marcas que estarão presentes nos certames levarão uma fusão de estilos em cada mostra de produtos, mostrando a versatilidade e a adaptabilidade da indústria portuguesa.
Para Joaquim Carneiro, presidente da Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins, APIMA, “a Intergift e Habitat València são dois dos eventos mais ‘quentes’ do circuito mundial de design de interiores e mobiliário. Esta participação em massa demonstra o compromisso do nosso país em ser uma potência global na indústria e fortalecer laços comerciais com mercados cada vez mais diversificados”.
Só no primeiro semestre deste ano, as empresas do cluster nacional do mobiliário e afins já destinaram quase 350 milhões de euros em vendas para o país-vizinho. Espanha é o segundo mercado mundial mais importante para o cluster e após um crescimento de 15% das exportações nos primeiros seis meses de 2023 a nível global, as vendas ao estrangeiro continuam a crescer a passos largos, com o mês de Julho a representar um novo aumento de 11% face ao período homólogo.
Com uma evolução positiva a nível comercial, as empresas nacionais vão “além da estética” e assumem “um compromisso reforçado com a sustentabilidade”. “As empresas participantes estão na vanguarda das práticas ecológicas e materiais sustentáveis, ajudando a moldar um futuro mais verde e consciente para a indústria”.
“Esta participação promete ser uma verdadeira ode à criatividade e à capacidade de produção da Fileira Casa Portuguesa. Com a sua tradição de artesanato de alto nível e paixão pelo design, as empresas portuguesas estão prontas para voltar a conquistar os amantes do design e os profissionais do sector, vindos de todos os cantos do mundo”, conclui o presidente da associação que coordena a participação do contingente português em ambos os eventos.