
CONSTRUIR
Americanos “impulsionam” procura no mercado de luxo em Portugal
Teixeira Duarte lança novo projecto residencial em Benfica
Projecto ‘Parceiros da APAL’ visa reforçar e capacitar a indústria
Príncipe Real recebe nova loja da Manteigaria
Hempel apresenta nova solução para protecção contra a corrosão
Risco de crédito no sector da construção aumenta face aos desafios
Mercado das obras públicas acelera em 2025
Novo campus da Hovione no Seixal entra na fase final de construção
Penha Living é o novo projecto da ADDSOLID em Lisboa
Velto e QEnergy estabelecem parceria para desenvolver projectos de energia renováveis
De 13 a 17 de Setembro na Intergift, o maior encontro de lifestyle da Península Ibérica focado no design, mobiliário e brindes, e entre os dias 19 e 22 de Setembro na Habitat València, que decorre na maior superfície para exposições comerciais de Espanha com os holofotes apontados para o mobiliário e iluminação, as 42 marcas que estarão presentes nos certames levarão uma fusão de estilos em cada mostra de produtos, mostrando a versatilidade e a adaptabilidade da indústria portuguesa.
Para Joaquim Carneiro, presidente da Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins, APIMA, “a Intergift e Habitat València são dois dos eventos mais ‘quentes’ do circuito mundial de design de interiores e mobiliário. Esta participação em massa demonstra o compromisso do nosso país em ser uma potência global na indústria e fortalecer laços comerciais com mercados cada vez mais diversificados”.
Só no primeiro semestre deste ano, as empresas do cluster nacional do mobiliário e afins já destinaram quase 350 milhões de euros em vendas para o país-vizinho. Espanha é o segundo mercado mundial mais importante para o cluster e após um crescimento de 15% das exportações nos primeiros seis meses de 2023 a nível global, as vendas ao estrangeiro continuam a crescer a passos largos, com o mês de Julho a representar um novo aumento de 11% face ao período homólogo.
Com uma evolução positiva a nível comercial, as empresas nacionais vão “além da estética” e assumem “um compromisso reforçado com a sustentabilidade”. “As empresas participantes estão na vanguarda das práticas ecológicas e materiais sustentáveis, ajudando a moldar um futuro mais verde e consciente para a indústria”.
“Esta participação promete ser uma verdadeira ode à criatividade e à capacidade de produção da Fileira Casa Portuguesa. Com a sua tradição de artesanato de alto nível e paixão pelo design, as empresas portuguesas estão prontas para voltar a conquistar os amantes do design e os profissionais do sector, vindos de todos os cantos do mundo”, conclui o presidente da associação que coordena a participação do contingente português em ambos os eventos.