JLL estreia-se no mercado residencial da Madeira
O mercado da Madeira duplicou em quatro anos o seu valor, com o segmento internacional a ser um dos principais impulsionadores da expansão. Para marcar este momento, a consultora organizou a conferência ‘Why Madeira’, onde reuniu os principais players da indústria imobiliária
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Madeira foi escolhida para o próximo passo da expansão da JLL Portugal, com a abertura de uma loja no Funchal. Para marcar este momento, a JLL organizou a conferência ‘Why Madeira’, onde reuniu os principais players da indústria imobiliária para apresentar os principais indicadores do mercado da região e discutir os factores que a colocam no mapa do investimento imobiliário.
Um alvo natural na rota de expansão da consultora imobiliária em Portugal, a Madeira despertou um interesse acrescido na JLL pelo seu potencial crescimento, afirmando-se como o mercado residencial com maior índice de crescimento no País quer em número de transacções quer em volume de vendas.
Segundo Joana Fonseca, head of Strategic Consultancy & Research da JLL, “o mercado da Madeira duplicou em quatro anos o seu valor, mas que ainda assim mantém uma quota de apenas 2% a 3% do mercado residencial nacional, pelo que tem um dos mais elevados potenciais de expansão”.
“Não temos dúvidas de que a região vai ganhar espaço nas rotas de investimento imobiliário de todo o mundo, seguindo o percurso brilhante que sempre fez no turismo”, acrescentou.
Numa fase inicial, o principal foco da actividade na Madeira será o mercado residencial e a carteira de projectos em comercialização inclui já empreendimentos de prestígio como o Formosa Bay Pestana Residences & CR7, o Savoy Residences Monumentalis ou o Savoy Residence Insular.
Para Patrícia Barão, head of Residential da JLL, “além de ser um destino turístico de excelência no panorama internacional, a Madeira é cada vez mais procurada por estrangeiros e continentais para comprar casa ou investir em projectos imobiliários, quer para primeira quer para segunda habitação. Isso mesmo é patente no ritmo de crescimento do mercado, que contrasta com os padrões das outras regiões, conforme mostram os números também do último ano. Ao passo que as vendas de casas no país tiveram uma variação residual de 1% em 2022 face ao ano anterior, na Madeira aumentaram 16%. Nas outras regiões do país, as vendas cresceram no máximo 8% em termos anuais. Isto para dizer que a tendência de forte crescimento da região não é conjuntural e tem vindo a consolidar-se”.
Um dos principais impulsionadores da forte expansão do mercado da Madeira tem sido o segmento internacional. “Entre 2019 e 2022, os estrangeiros passaram de uma fatia de 4% para 9% das casas compradas no arquipélago. Este é um segmento de mercado cujo valor investido aumentou seis vezes neste período, igualmente superando todas as outras regiões em ritmo de crescimento”, realça, por seu turno, Joana Fonseca.
Com um percurso de mais de 25 anos em Portugal, a consultora imobiliária global estreia-se neste mercado com a abertura de um espaço permanente de contacto com o público no Funchal, uma equipa de quatro pessoas e um portefólio de produtos imobiliários já em venda. O novo espaço reforça a rede de pontos de contacto da JLL que conta já com representações em Lisboa, Cascais, Oeiras, Porto, Comporta e Algarve.