Fecho da Circular Urbana de Barcelos vai avançar por 8,8M€
De acordo com o procedimento, ao qual o CONSTRUIR teve acesso, o projecto, concebido pela Geestrada contempla a construção da ligação à variante da E.N. 103, em Rio Côvo Santa Eugénia, da qual faz parte uma rotunda desnivelada que se articula com aquela via através de quatro ramos de ligação, sendo o atravessamento da EN 103 através de passagem superior à rotunda
CONSTRUIR
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
Está formalmente lançado o concurso público com vista à execução do fecho da Circular Urbana de Barcelos, que vai ligar Rio Covo Santa Eugénia à Estrada Nacional 103, um investimento estimado em 8,8 milhões de euros e promovido pelo Município de Barcelos.
A intervenção, cujo procedimento foi já publicado em Diário da República, é encarada como um passo determinante para concretizar uma obra muito importante para as acessibilidades à cidade de Barcelos.
De acordo com o procedimento, ao qual o CONSTRUIR teve acesso, o projecto, concebido pela Geestrada contempla a construção da ligação à variante da E.N. 103, em Rio Côvo Santa Eugénia, da qual faz parte uma rotunda desnivelada que se articula com aquela via através de quatro ramos de ligação, sendo o atravessamento da EN 103 através de passagem superior à rotunda. A rotunda onde convergem os Ramos A, B, C e D, e a Ligação a Barcelos situa-se em nível inferior ao da EN 103, praticamente à cota do terreno natural, visto aquela estrada nacional se encontrar em aterro neste local. A Ligação a Barcelos desenvolve-se com uma geometria em planta adaptada ao espaço disponível e uma inclinação suave, apresentando um perfil transversal com duas vias. Os Ramos A, B, C e D têm inclinações acentuadas, mas dentro dos limites admissíveis, inserindo-se na EN 103 com vias de abrandamento ou de aceleração com extensões normais do lado poente e adaptadas, do lado Nascente, aos condicionantes locais, nomeadamente, os acessos às propriedades existentes nas margens da estrada nacional. A ligação à EN 103 (Antiga) fica também assegurada através do Ramo A e do Prolongamento da Rua do Pinheiro cujo traçado, desenvolvendo-se entre aquela estrada e a futura Ligação a Barcelos, assume a função de complementar o conjunto dos movimentos assegurados por este Nó. O acesso aos edifícios existentes do lado norte da antiga EN 103 intersectado pela nova Ligação a Barcelos será restabelecido através dos arruamentos existentes, permitindo-se também uma saída para rotunda.
A intervenção, cujo procedimento foi já publicado em Diário da República, é encarada como um passo determinante para concretizar uma obra muito importante para as acessibilidades à cidade de Barcelos
Acessos
O acesso à Quinta do Desterro manter-se-á apenas por uma das entradas existentes encerrando-se a que se situa mais a Poente por ficar intersectada pelo Ramo D. Com o esquema de circulação proposto, para além de se estabelecer uma ligação desnivelada com a nova Ligação a Barcelos, melhoram-se significativamente as condições de segurança na EN 103 onde apenas se permitem saídas e entradas na mão. O perfil transversal previsto para a Estrada Nacional é constituído por duas faixas de rodagem com quatro metros de largura cada, um separador de 60 centímetros de largura materializado coo uma guarda de segurança rígida do tipo ‘New Jersey’ e bermas interiores e exteriores com 1 e 2,5 metros respectivamente. O perfil transversal tupo da rotunda é constituído por uma faixa de rodagem de duas vias e 9,6 metros de largura. As bermas exteriores e interiores têm a largura de um metro.
O município disponibiliza a título gratuito os terrenos que forem necessários para a obra, na parte em que esta interfira com o domínio rodoviário nacional (EN103). Também fica estabelecido que o Município de Barcelos se assume como dono da obra, competindo-lhe lançá-la, geri-la, executá-la e fiscalizá-la desde o procedimento pré-contratual até ao seu encerramento contabilístico. Cabe igualmente ao município a responsabilidade pela execução material, financeira e contabilística da obra. Por seu lado, cabe à IP autorizar o início dos trabalhos, procedendo ao acompanhamento dos trabalhos da empreitada.
Durante a execução da empreitada, quaisquer alterações efectuadas ao plano de trabalhos devem ser comunicadas à IP, com a indicação das razões que determinaram essa alteração. No âmbito do acordo de gestão, fica também estabelecido que a IP se reserva o direito de efectuar ensaios em obra, com vista ao cumprimento integral dos requisitos constantes no caderno de encargos. A IP procederá também ao acompanhamento dos trabalhos, sendo da responsabilidade do município fazer cumprir pelo empreiteiro todas as orientações que a IP lhe venha a transmitir, designadamente no que respeita ao planeamento da obra, cumprimento do projecto de execução e da qualidade dos materiais.