ML reconhecido para o exercício das funções de Organismo de Normalização Sectorial
O Metropolitano de Lisboa foi reconhecido pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) como entidade qualificada para o exercício das funções de Organismo de Normalização Sectorial (ONS) no domínio dos Transportes – Logística e serviços
CONSTRUIR
Jamor: Aires Mateus assina projecto de renovação do Estádio Nacional
Engenheiros: Fernando de Almeida Santos recandidato a bastonário em lista única
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Enquanto ONS, o Metropolitano de Lisboa gere a Comissão Técnica CT 148: Transportes – Logística e serviços e assegura o acompanhamento dos seguintes Comités Técnicos, europeu e internacional “Transport – Logistics and services (CEN/TC 320)” e “Road traffic management systems (ISO/TC 241)”.
Os Organismos de Normalização Sectorial são entidades reconhecidas pelo Organismo Nacional de Normalização (ONN), para exercer actividades num determinado domínio de Normalização, no âmbito do Sistema Português da Qualidade (SPQ). Desempenham um papel fundamental na dinamização da actividade normativa no domínio para o qual estão qualificados, na coordenação e acompanhamento das Comissões Técnicas (CT) que integram o ONS, na representação de Portugal nos comités técnicos europeus e internacionais, bem como no acompanhamento do trabalho por estes desenvolvidos.
A Normalização assume uma enorme importância para os diversos sectores económicos do País, quer na perspectiva do Mercado Interno em que se enquadra a actividade normativa desenvolvida nas estruturas europeias de normalização, quer no contexto global onde se insere a actividade normativa levada a cabo pelas estruturas internacionais de normalização. O desenvolvimento e adopção de normas, portuguesas, europeias ou internacionais, promove o desenvolvimento da economia, através da maior transparência e concorrência do mercado, assegurando determinados níveis de qualidade e características.
Actualmente, o Metropolitano de Lisboa encontra-se certificado pelas seguintes normas NP EN ISO 9001 (Sistemas de Gestão da Qualidade), NP EN ISO 14001 (Sistemas de Gestão Ambiental), NP 4475 (Transporte público de passageiros, Rede de metro).