ML reconhecido para o exercício das funções de Organismo de Normalização Sectorial
O Metropolitano de Lisboa foi reconhecido pelo Instituto Português da Qualidade (IPQ) como entidade qualificada para o exercício das funções de Organismo de Normalização Sectorial (ONS) no domínio dos Transportes – Logística e serviços

CONSTRUIR
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Enquanto ONS, o Metropolitano de Lisboa gere a Comissão Técnica CT 148: Transportes – Logística e serviços e assegura o acompanhamento dos seguintes Comités Técnicos, europeu e internacional “Transport – Logistics and services (CEN/TC 320)” e “Road traffic management systems (ISO/TC 241)”.
Os Organismos de Normalização Sectorial são entidades reconhecidas pelo Organismo Nacional de Normalização (ONN), para exercer actividades num determinado domínio de Normalização, no âmbito do Sistema Português da Qualidade (SPQ). Desempenham um papel fundamental na dinamização da actividade normativa no domínio para o qual estão qualificados, na coordenação e acompanhamento das Comissões Técnicas (CT) que integram o ONS, na representação de Portugal nos comités técnicos europeus e internacionais, bem como no acompanhamento do trabalho por estes desenvolvidos.
A Normalização assume uma enorme importância para os diversos sectores económicos do País, quer na perspectiva do Mercado Interno em que se enquadra a actividade normativa desenvolvida nas estruturas europeias de normalização, quer no contexto global onde se insere a actividade normativa levada a cabo pelas estruturas internacionais de normalização. O desenvolvimento e adopção de normas, portuguesas, europeias ou internacionais, promove o desenvolvimento da economia, através da maior transparência e concorrência do mercado, assegurando determinados níveis de qualidade e características.
Actualmente, o Metropolitano de Lisboa encontra-se certificado pelas seguintes normas NP EN ISO 9001 (Sistemas de Gestão da Qualidade), NP EN ISO 14001 (Sistemas de Gestão Ambiental), NP 4475 (Transporte público de passageiros, Rede de metro).