Projectos da MatosinhosHabit são exemplo em evento internacional em Espanha
Empresa municipal marcou presença no Social Housing Festival Barcelona e integrou o painel de discussão sobre os fundos da Next Generation EU e apresentou o Complexo Habitacional Flor do Infesta, que represneta um investimento de 20M€
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A MatosinhosHabit marcou presença no Evento Internacional de Habitação Social (Social Housing Festival Barcelona), Espanha, realizado entre os dias 7 e 9 de Junho, tendo integrado o painel de discussão sobre os fundos da Next Generation EU e a sua aplicação.
Nesta sessão de debate, José Nunes, director de Obras e Projectos da MatosinhosHabit, apresentou como exemplo de uma prática municipal na habitação social, de forma a atingir, em 2030, os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, o Complexo Habitacional Flor do Infesta.
Com 105 fogos de tipologias T1, T2 e T3, este projecto foi o primeiro em Matosinhos, desenvolvido em linha com o Building Information Modeling (BIM), que assinala a transformação digital na arquitectura, engenharia e construção.
Antecipando as obrigações legais de 2025, a aplicação normativa do BIM neste complexo habitacional está reflectida na actualização e valorização técnica construtiva relativamente ao projecto inicial, nomeadamente no isolamento térmico, na qualidade de acabamentos, na introdução de painéis solares, no sistema de comunicação interna, no acesso a pessoas de mobilidade reduzida, entre outros factores que referenciam este projecto como inovador. O investimento previsto é de mais de 20 milhões, apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência.
No âmbito dos ODS e do desenvolvimento da cidade com foco na Nova Bauhaus Europeia, José Nunes apresentou ainda a estratégia da MatosinhosHabit para a promoção da economia circular e sustentabilidade, com utilização da energia renovável e criação de comunidades de energia.
Foram ainda abordados, entre outros assuntos, os Fundos Europeus e o PRR, a Next Generation EU e a sua aplicabilidade em Portugal, a necessidade de aumentar o parque habitacional e a construção modular para uma resposta mais célere às necessidades do concelho e a prazos curtos.
“A participação neste evento representa o nosso compromisso com a promoção de habitação acessível de boa qualidade e inclusiva, abordando a neutralidade carbónica, a economia circular e valorizando os edifícios pré-existentes, quando renovados, dando a conhecer a outros países o que de bom se está a fazer em Portugal nesta matéria, contribuindo assim para a partilha de ideias sobre casos de sucesso na Europa”, referiu Manuela Álvares, presidente do Concelho de Administração da MatosinhosHabit.