
CONSTRUIR
Antigo edifício do Inatel na Infante Santo reabre (novamente) como hotel
RCC Alvalade coloca no mercado 40 novos apartamentos
‘Ilhas’ reforçam vendas da Remax em 2024
Tiny House do Nova Arcada é agora coworking hub
WineStone investe 15M€ em novo polo logístico
DTE constrói nova fábrica da Cânhamor em Ourique
Obra de 17 M€ entre Meirinhas e Pombal já foi consignada
Cushman & Wakefield assume gestão do novo Retail Park de Setúbal
IP recebe delegação da Ucrânia para intercâmbio sobre PPP’s
Knauf lança nova plataforma para “fortalecer” relação com instaladores
A Casa Peixoto anuncia a expansão do seu centro logístico de Viana do Castelo, num investimento de 3 milhões de euros que vai permitir aumentar a capacidade de expedição em 40%, sendo admitidos novos postos de trabalho. A inauguração do novo centro logístico está prevista para Agosto de 2023.
A expansão do centro logístico de Viana do Castelo contempla uma área nova de construção de 3000m2 que vai juntar-se aos 12000m2 já existentes, dando resposta a mais de 12000 paletes adicionais que reforçam a capacidade actual de 15000 paletes.
As operações vão tornar-se ainda mais eficientes com o novo armazém semiautomático, com uma área de 3000m2, e aposta na inovação tecnológica, ao incorporar nos dois armazéns um sistema inteligente integrado nos diversos meios de carga e armazenamento.
Luciano Peixoto, Administrador da Casa Peixoto, refere: “A Casa Peixoto foi a primeira empresa na Europa, no seu sector de actividade, a investir num armazém totalmente robotizado contando com dois espaços com autonomia para grande armazenamento de material e agilidade logística. Apostámos numa logística 4.0, cada vez mais atentos às dificuldades de existência de stock, devido à escassez de muita matéria-prima, e conseguimos com o apoio dos nossos fornecedores fazer uma gestão de stock eficiente, que nos permite dar resposta aos nossos clientes mesmo nos momentos de maior dificuldade”.
A implementação de novos processos e tecnologias vai facilitar o dia a dia da logística, e tornar as entregas mais rápidas e seguras, agregando valor aos clientes. O transporte é assegurado por uma frota de viaturas próprias, incluindo mais de duas dezenas na área da logística que, em conjunto com uma equipa de distribuição dedicada, e com a automatização, permite ter rotas mais eficientes e entregas de materiais entre 24 e 48 horas, em qualquer parte do país, sem complicações.
A sustentabilidade é cada vez mais integrada na estratégia da Casa Peixoto. No global de toda a frota (logística e equipa comercial), actualmente cerca de 20% da frota é constituída por viaturas híbridas ou a gás, que geram a redução de emissões de CO2 no transporte e impactos ambientais significativos.
Os avanços na redução da pegada de carbono são também visíveis nos processos administrativos e nas embalagens. A empresa caminha para a política “papel zero” com uma redução substancial do uso do papel através da conversão de documentos para o formato digital e reduziu em cerca de 40% o uso de plástico na filmagem das paletes, aproveitando o embalamento original da mercadoria.