CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Schneider Electric e a instituição pública responsável pela reconstrução da Notre-Dame de Paris assinaram um acordo de patrocínio no qual a Schneider Electric se compromete a contribuir para o restauro da catedral através de doações em espécie e da transferência de conhecimentos.
O incêndio que danificou severamente a catedral aconteceu a 15 de Abril de 2019, tendo desencadeado uma extraordinária onda de solidariedade. “É natural que a Schneider Electric participe neste tipo de acções para apoiar locais tão emblemáticos e prestigiados, tal como fizemos no passado para a Comédie Française ou a Antartic Station,” mencionou Gilles Vermot-Desroches, director of citizenship and institutional affairs da Schneider Electric.
A empresa vai fornecer todo o equipamento necessário para alimentar o local no que toca a energia: a estação de transformação, todos os quadros eléctricos e painéis de disjuntores e seus respectivos componentes.
O acordo inclui também um Bulding Management System (BMS), ou seja, todas as ferramentas para a gestão de energia e o controlo do consumo: sensores, controladores, PLCs, bus de comunicação e um software associado que irá permitir aos operadores optimizar a utilização e o consumo da energia nas instalações. Adicionalmente, a Schneider Electric fornecerá também um inversor, um quadro de distribuição e iluminação de emergência.
Para além dos equipamentos, a empresa é ainda responsável pela manutenção dos sistemas de distribuição de energia eléctrica do local, bem como pelo design, engenharia, comissionamento, programação dos sistemas instalados e formação dos futuros utilizadores.
Cédric Larcher, Senior Project Manager da Schneider Electric França, é responsável pela implementação e acompanhamento do projecto. Habituado a projectos concebidos para ambientes específicos, ele e a sua equipa estão entusiasmados por trabalhar neste projeto que, para além do seu carácter de prestígio, é tudo menos convencional. Tal deve-se ao estatuto de monumento histórico da catedral, o que implica requisitos específicos, mas também à sua dimensão, logística, limitações de espaço e acesso (escadas, caves, abóbadas, etc.) e a resultante complexidade do trabalho.
“Para a Schneider Electric, participar no restauro da Catedral Notre-Dame de Paris não é só uma parceria técnica, mas também humana,” afirmou Jean-Pascal Tricoire, Chairman e CEO da Schneider Electric. “Dá-nos a oportunidade de implementar as nossas soluções de gestão de energia mais seguras e inovadoras, colocando-as ao serviço de um lugar emblemático e estimado pelos cidadãos franceses e de todo o mundo. Este projecto é também uma aventura humana para os colaboradores que vão participar nos trabalhos nas instalações.”
“Agradecemos à Schneider Electric pelo seu apoio no restauro da Notre-Dame de Paris. Dar energia a este monumento é um enorme desafio nos trabalhos que permitirão a sua reabertura em 2024. Estamos encantados por beneficiar das soluções inovadoras de gestão de energia da empresa, que vão permitir aos futuros colaboradores optimizar o seu consumo de energia. Estamos empenhados em integrar estas preocupações no restauro da catedral e estamos satisfeitos por contar com estes avanços técnicos no know-how francês que colocamos ao serviço do nosso património,” disse Philippe Jost, Deputy General Director da Instituição Pública para o Restauro da Notre-Dame de Paris.
Os trabalhos no local vão começar dentro de poucos meses e vão assegurar o fornecimento de energia às instalações. O BMS tornará possível controlar e optimizar o consumo de energia do monumento, trazendo inovações do século XXI à catedral, património da humanidade e uma obra-prima da arte medieval.