
CONSTRUIR
França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
A Schneider Electric e a instituição pública responsável pela reconstrução da Notre-Dame de Paris assinaram um acordo de patrocínio no qual a Schneider Electric se compromete a contribuir para o restauro da catedral através de doações em espécie e da transferência de conhecimentos.
O incêndio que danificou severamente a catedral aconteceu a 15 de Abril de 2019, tendo desencadeado uma extraordinária onda de solidariedade. “É natural que a Schneider Electric participe neste tipo de acções para apoiar locais tão emblemáticos e prestigiados, tal como fizemos no passado para a Comédie Française ou a Antartic Station,” mencionou Gilles Vermot-Desroches, director of citizenship and institutional affairs da Schneider Electric.
A empresa vai fornecer todo o equipamento necessário para alimentar o local no que toca a energia: a estação de transformação, todos os quadros eléctricos e painéis de disjuntores e seus respectivos componentes.
O acordo inclui também um Bulding Management System (BMS), ou seja, todas as ferramentas para a gestão de energia e o controlo do consumo: sensores, controladores, PLCs, bus de comunicação e um software associado que irá permitir aos operadores optimizar a utilização e o consumo da energia nas instalações. Adicionalmente, a Schneider Electric fornecerá também um inversor, um quadro de distribuição e iluminação de emergência.
Para além dos equipamentos, a empresa é ainda responsável pela manutenção dos sistemas de distribuição de energia eléctrica do local, bem como pelo design, engenharia, comissionamento, programação dos sistemas instalados e formação dos futuros utilizadores.
Cédric Larcher, Senior Project Manager da Schneider Electric França, é responsável pela implementação e acompanhamento do projecto. Habituado a projectos concebidos para ambientes específicos, ele e a sua equipa estão entusiasmados por trabalhar neste projeto que, para além do seu carácter de prestígio, é tudo menos convencional. Tal deve-se ao estatuto de monumento histórico da catedral, o que implica requisitos específicos, mas também à sua dimensão, logística, limitações de espaço e acesso (escadas, caves, abóbadas, etc.) e a resultante complexidade do trabalho.
“Para a Schneider Electric, participar no restauro da Catedral Notre-Dame de Paris não é só uma parceria técnica, mas também humana,” afirmou Jean-Pascal Tricoire, Chairman e CEO da Schneider Electric. “Dá-nos a oportunidade de implementar as nossas soluções de gestão de energia mais seguras e inovadoras, colocando-as ao serviço de um lugar emblemático e estimado pelos cidadãos franceses e de todo o mundo. Este projecto é também uma aventura humana para os colaboradores que vão participar nos trabalhos nas instalações.”
“Agradecemos à Schneider Electric pelo seu apoio no restauro da Notre-Dame de Paris. Dar energia a este monumento é um enorme desafio nos trabalhos que permitirão a sua reabertura em 2024. Estamos encantados por beneficiar das soluções inovadoras de gestão de energia da empresa, que vão permitir aos futuros colaboradores optimizar o seu consumo de energia. Estamos empenhados em integrar estas preocupações no restauro da catedral e estamos satisfeitos por contar com estes avanços técnicos no know-how francês que colocamos ao serviço do nosso património,” disse Philippe Jost, Deputy General Director da Instituição Pública para o Restauro da Notre-Dame de Paris.
Os trabalhos no local vão começar dentro de poucos meses e vão assegurar o fornecimento de energia às instalações. O BMS tornará possível controlar e optimizar o consumo de energia do monumento, trazendo inovações do século XXI à catedral, património da humanidade e uma obra-prima da arte medieval.