Concurso Saint-Gobain, estudantes de arquitectura
“The Contemporary Pombalina House” representa Portugal no concurso internacional de arquitectura Saint-Gobain
Mariana Sousa e Rafael Gonçalves, alunos na FAUP, vão representar Portugal na fase internacional da 18ª edição do “International Saint-Gobain Architecture Student Contest”, que terá lugar a 28 de Junho, em Lisboa
CONSTRUIR
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
PCS apresenta sistema construtivo “100% nacional e sustentável!
“Este é o momento de agir com um sentido de Estado, criando condições fiscais favoráveis para o mercado da habitação”
Portugal participa no Troféu Placo do Grupo Saint-Gobain
Investimento imobiliário 3º trimestre de 2024 inicia retoma de performance
Maior grupo italiano de engenharia e contratação geral leiloa maquinaria
Lisboa recebe fórum europeu sobre eficiência energética em edifícios
CMM promove seminário “Portugal Steel” na Concreta
Recuo do IVA a 6% na construção para habitação
Portugal já escolheu o representante nacional no evento “Concurso de Estudantes de Arquitectura Saint-Gobain”, num evento que decorreu na Câmara Municipal de Lisboa. Mariana Sousa e Rafael Gonçalves, alunos na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, vão representar Portugal na fase internacional da 18ª edição do “International Saint-Gobain Architecture Student Contest”, que terá lugar em Junho, na cidade de Lisboa.
A iniciativa promovida pela multinacional francesa Saint-Gobain propõe aos seus concorrentes, estudantes de arquitectura de todo o mundo, a realização de um projecto arquitectónico alicerçado na sustentabilidade e na economia circular, idealizado para um terreno pertencente ao município, incluído no Plano de Pormenor do Aterro da Boavista, que contou com sete projectos portugueses a concursos.
O projecto vencedor intitulado “The Contemporary Pombalina House” baseou-se no modelo de uma casa pombalina, utilizando materiais Saint-Gobain com baixas emissões de CO2 para responder aos critérios de sustentabilidade exigidos.
Além da representação na fase internacional do concurso, a equipa vencedora foi premiada com uma viagem a Paris que inclui uma visita à Torre Saint-Gobain, sede do Grupo e ao Museu Cité de l’architecture et du patrimoine, além da publicação do projecto em meio de divulgação de arquitectura. Este ano foi ainda seleccionado pelo público o projecto “Oasis in Lisboa”, de Joana Teles, aluna da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho, que previa a criação de vários espaços verdes no território, com a preocupação de manter o comércio local no espaço público.
O painel de júris, composto por especialistas nas áreas que a iniciativa engloba, contou com a participação do arquitecto João Santa-Rita, do atelier Santa-Rita e Associados, do biólogo Tiago Carrilho, do Business Council for Sustainable Development, do arquitecto Gil Silva, Passive House Designer, e da arquitecta Jéssica Barreto, da Saint-Gobain Portugal.
O vencedor da 18ª edição será apurado no dia 28 de Junho, cuja selecção será feita por um júri internacional, bem como a atribuição de outros prémios secundários, para os quais haverá também o contributo do universo dos estudantes finalistas participantes.