Secil comemora 100 anos da Fábrica da Maceira-Liz
A cimenteira assinala hoje, 3 de Maio, o centenário da sua Fábrica da Maceira-Liz, em Leiria, que ao longo destes 100 anos se tem destacado como um dos mais inovadores projectos industriais realizados em Portugal. A Secil tem previsto para esta unidade industrial um projecto de redução das emissões de CO2 e melhoraria da eficiência energética.
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Secil assinala, neste dia 3 de maio, o centenário da sua Fábrica da Maceira-Liz, em Leiria, que ao longo destes 100 anos se tem destacado como um dos mais inovadores projectos industriais realizados em Portugal, marcando a economia nacional. Para os próximos anos, a Secil tem como objectivo continuar a investir em inovação aliada à implementação de uma forte estratégia de sustentabilidade.
Construída entre 1919 e 1923, no rescaldo da I Guerra Mundial e da profunda crise resultante da gripe pneumónica, a Fábrica da Maceira-Liz foi, já na altura, considerada a mais moderna do mundo. Da visão estratégica e da capacidade de inovação, resultou uma fábrica que marcou uma evolução determinante no fabrico do cimento e na construção do nosso país, sem nunca parar a laboração.
“Durante 100 anos atravessámos revoluções, uma guerra mundial, um processo de nacionalização e uma reprivatização, a adesão à União Europeia e a criação da moeda única. Demos forma ao futuro, e vamos continuar a inovar por mais 100 anos, apostando na descarbonização e sustentabilidade e com o foco nas gerações vindouras”, afirma Otmar Hübscher, Presidente Executivo da Secil.
Inovação e sustentabilidade para os próximos 100 anos
A estratégia de inovação da Secil está alinhada com os roteiros de descarbonização e sustentabilidade da indústria cimenteira mundial, europeia e nacional, que prevêem a neutralidade carbónica da cadeia de valor do cimento e do betão em 2050. Assim, a diminuição da intensidade carbónica da produção, a economia circular e a protecção da biodiversidade são objectivos prioritários, que estão a ser implementados nos países onde a Secil está presente. Pela sua localização e tipo de estrutura fabril, a Fábrica da Maceira-Liz vem desempenhar um papel relevante e pioneiro neste processo.
A Secil tem previsto para esta unidade industrial um projecto de redução das emissões de CO2 e melhoraria da eficiência energética. A Empresa integra ainda um consórcio de um novo projecto de investimento que encara o hidrogénio verde como a opção complementar mais atraente, quando a electrificação não é uma opção nos processos industriais que exijam temperaturas elevadas, como é o caso das Fábricas de cimento.
Na cerimónia que assinala os 100 anos da fábrica da Maceira-Liz, e que contou com a presença de Ricardo Pires, Presidente do Conselho de Administração da Secil, Otmar Hübscher, Presidente da Comissão Executiva da Secil, foi também assinado um protocolo com a Câmara Municipal de Leiria para reabilitação de habitação para arrendamento.