Construção de duas novas residências de estudantes da Smart Studios já arrancaram
Localizados na Alta de Lisboa e no Lumiar, em conjunto irão disponibilizar um total de 635 alojamentos. A gestão da obra está a cargo da Engexpor, que realizou também a consulta para a selecção dos empreiteiros

CONSTRUIR
Krest investe 120 M€ no novo empreendimento Arcoverde
Consórcio do TGV equaciona construção de duas novas pontes sobre o Douro
Sindicatos do sector apresentam revisão do CCT
Governo aprova resposta às tarifas com pacote de medidas de volume “superior a 10MM€”
Savills coloca multinacional chinesa Aosheng no Panattoni Park em Valongo
Tektónica’25 com preocupação em acompanhar a evolução do sector
Artebel e Topeca criam argamassa de assentamento térmica do mercado
VELUX com nova vice-presidente executiva para a região de Portugal e Espanha
Tektónica e SIL em destaque na edição 528 do CONSTRUIR
Keller Williams Portugal anuncia expansão para os Açores
Os edifícios que acolhem as novas residências Smart Studios serão erguidos nos lotes 2 e 12 do mais recente loteamento em fase de promoção imobiliária na urbanização da Alta de Lisboa (Malha 34) delimitado pelo Eixo Norte-Sul, Rua Azinhaga da Cidade e Avenida David Mourão Ferreira, junto à Quinta das Conchas e a poucos minutos da Cidade Universitária.
O edifício do Lote 2 contempla 6.455 metros quadrados (m²) de área bruta de construção para acolher 224 unidades de alojamento distribuídas por nove pisos acima do solo (5.105 m2). Os restantes 1.350 m2 ficam reservados à construção de dois pisos subterrâneos para estacionamento. A Engexpor irá acompanhar esta obra ao longo dos próximos 15 meses, prevendo-se que a residência de estudantes esteja pronta no primeiro semestre de 2024.
No lote 12 será erguido o maior edifício com uma área de construção total de 11.213 m². Acima do solo serão desenvolvidos 13 pisos (8.999m²) que acolherão 411 estúdios e no subsolo (2.214m2) será criado um parque de estacionamento com dois pisos, que em ambas as residências terá lugares para automóveis, motas e bicicletas. A conclusão desta obra está prevista para o primeiro semestre de 2024.
“O desenvolvimento de edifícios para residências de estudantes em Portugal tem mostrado um grande dinamismo nos últimos anos e a marca Smart Studios já se tornou uma referência neste mercado, não só pela sua forte actividade, mas sobretudo pelo conceito diferenciador com que se posiciona neste segmento. A Engexpor está envolvida em vários projectos nesta área, em particular para a marca Smart Studios para a qual está a acompanhar um total de cinco projectos”, refere Nuno Alves, director da Engexpor em Portugal
Além das duas residências de estudantes na Alta de Lisboa, a Engexpor acompanhou para a Smart Studios a Residência CoLiving Smart Studios Asprela, no Porto, que ficou concluída e pronta a receber os primeiros hóspedes em Setembro de 2022. Além desta, a empresa especialista em gestão de projecto e obra estará envolvida em outras duas residências de estudantes na cidade de Lisboa, mais concretamente no Areeiro e na Ajuda, que ainda não iniciaram a obra. Quando finalizados, estes cinco projectos irão disponibilizar mais de 1500 alojamentos.