Porto lança concurso para reabilitação de casas devolutas no Bairro Social da Arrábida e Colónia Viterbo de Campos
A Domus Social, empresa municipal responsável pelo projecto de requalificação das 19 casas, prevê que o investimento municipal fique perto dos 3M€
CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Câmara do Porto vai reabilitar um conjunto de 19 casas devolutas no Bairro Social da Arrábida e na Colónia Viterbo de Campos. A Domus Social, empresa municipal responsável pelo projecto de requalificação, prevê que o investimento municipal fique perto dos três milhões de euros e cujos concursos públicos para adjudicação das empreitadas já foram lançados.
Situados na freguesia de Lordelo do Ouro e Massarelos, os dois complexos habitacionais partilham, além da localização, uma origem comum: foram construídos para alojar a classe trabalhadora, no início do século XX. A Colónia Viterbo de Campos é, inclusive, o primeiro empreendimento de habitação pública criado para os operários no Porto, sendo objecto de inúmeros estudos da academia ao longo dos anos.
“Trata-se, por isso, de edifícios com um elevado interesse arquitectónico e valor patrimonial, que se pretende proteger e preservar em todo o processo de requalificação”, indica o Município.
O projecto de arquitectura para o Bairro Social da Arrábida, desenvolvido pelo gabinete João Fonseca & Gisela Pinto, irá permitir a reabilitação de 10 casas, com quatro tipologias diferentes. Por sua vez, na Colónia Viterbo de Campos, o projecto, da autoria do gabinete Cirurgias Urbanas, abrange as restantes nove habitações de dois pisos e tipologias semelhantes. “Conferir a estas casas uma melhor organização de espaço e um maior conforto são objectivos comuns aos dois projectos”, referem.
Neste contexto, a reabilitação deste conjunto de edifícios devolutos tem, também, como missão introduzir referências para futuras intervenções nas restantes habitações, tornando possível recuperar uma identidade arquitectónica comum, digna e representativa do valor histórico e patrimonial do edificado.
Actualmente, também neste local, a empresa municipal GO Porto já deu início à empreitada de reabilitação do espaço público no âmbito do programa Rua Direita.