Cleanwatts cria Comunidade de Energia com Futebol Clube Barreirense
Com esta Comunidade de Energia, o Barreirense vai tornar-se climate-positive, gerando mais 1150% de energia verde do que a totalidade do seu consumo e vai, ainda, evitar a emissão para a atmosfera de 194 toneladas equivalentes de CO2 por ano

CONSTRUIR
Novo crédito à habitação cresce 27%
Câmara do Seixal lança concurso para Unidade de Saúde de Paio Pires
AtlasEgde investe 500 M€ em data centers em Portugal e junta-se à Colt
UC lança guia para tornar renovação energética acessível nas comunidades rurais europeias
VIZTA lança CORE
Nova linha de eléctrico irá ligar Terreiro do Paço ao Parque das Nações
Aveiro acolhe estreia da Future Xpo em Portugal e coloca-se no “centro da inovação europeia”
Archi Summit abre última fase de candidaturas a expositores
Verdelago lança nova fase num investimento de 74 M€
Reabilitação Urbana mantém dinamismo
A empresa Cleanwatts foi o parceiro escolhido pelo Futebol Clube Barreirense para o desenvolvimento de uma Comunidade de Energia, a qual tem como objectivo a “sustentabilidade, a redução de custos relacionados com a energia deste clube centenário e, também, o combate à pobreza energética entre as famílias carenciadas da região”. No total, serão apoiadas 448 famílias.
A Comunidade, de 466kW, com um total de 1013 painéis, instaladas na sede do clube, vem no seguimento de vários projectos que a empresa tem em desenvolvimento, nacional e internacionalmente, com clubes e associações desportivas.
Através da CER do Barreirense, o clube vai conseguir reduzir a factura de energia em 54% (desconto médio face à tarifa estimada para a energia da rede) e dar um passo significativo no sentido da sua independência energética: cerca de 45% da energia consumida passa a ser proveniente da Central Solar (autoconsumo). Com esta Comunidade de Energia, o Barreirense vai tornar-se climate-positive, gerando mais 1150% de energia verde do que a totalidade do seu consumo e vai, ainda, evitar a emissão para a atmosfera de 194 toneladas equivalentes de CO2 por ano.
“A Cleanwatts vai fazer uma Comunidade de Energia com o Barreirense, instalando centrais fotovoltaicas nas instalações do clube, que, para além de permitir à instituição apoiar as famílias carenciadas e em situação de pobreza energética da comunidade, terá ainda um forte impacto ambiental, aumentará a neutralidade carbónica do Barreirense e contribuirá para a sua independência energética”, explica José Basílio Simões, cofundador e administrador da Cleanwatts, frisando que “o desporto e as associações e instituições desportivas têm um forte papel social e a ação e papel de um clube histórico e centenário como o Barreirense, tão ligado à sua comunidade, ultrapassa, em muito, o limite das quatro linhas. A sustentabilidade energética e ambiental tem de ser uma preocupação de todos e a Cleanwatts está empenhada em ajudar os clubes portugueses a serem mais sustentáveis e a diminuírem a sua pegada ecológica”.
A Cleanwatts já tem CERs desportivas, em diferentes fases de desenvolvimento, com a Associação de Futebol de Braga, a Associação Académica de Coimbra, o Tourizense, a Juventude Desportiva do Lis, o Clube Desportivo Xico Andebol (em Guimarães), ARCD Venda da Luísa, além de outras ainda em fase de negociação.