CONSTRUIR
Cascais recupera mosteiro e cria residência para estudantes
“C2Ø Construction to Zero” lança plano de acção para descarbonização do sector
Remodelação da iluminação pública da 2ª Circular em Lisboa
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
A AEP – Associação Empresarial de Portugal e quatro empresas do sector da construção – A Cimenteira do Louro (fabricação de produtos de betão para a construção), EPW – Tecnologia de Extrusão (produção de perfis em compósito de madeira), Fatimastones Marsefal (fabricação de artigos de mármore e de rochas similares) e Silva & Ventura (actividades de mecânica geral) – participam, entre os dias 17 e 22 de Abril, na feira BAU, que acontece de dois em dois anos em Munique e é considerada uma referência a nível mundial para o sector da construção e materiais de construção.
Em 2022, a Alemanha foi o terceiro cliente das exportações portuguesas de bens, com uma quota total de 10,9%, ocupando a segunda posição ao nível das importações (11,2%). Entre 2017 e 2022, verificou-se um crescimento médio anual de 7,8% das exportações e de 8,3% das importações de bens. Em 2022, a balança comercial de bens com a Alemanha foi desfavorável a Portugal (taxa de cobertura de 70%), inferior à média global (71,8%).
“A participação nacional organizada pela AEP tem como objectivo proporcionar às empresas oportunidades de negócios num mercado exigente, mas muito atractivo e com um potencial ainda por explorar. Apesar de ser um mercado que apresenta oportunidades em diferentes áreas e de ser um dos principais parceiros de Portugal, a Alemanha obriga a uma abordagem estruturada e é aqui que a AEP tem um papel importante no apoio à internacionalização”, recorda Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP.
Esta é a terceira participação na feira BAU. A primeira foi em 2017. Mas no mercado alemão a AEP já organizou várias participações coletivas de empresas para os setores médico e hospitalar (Feira Medica, em Dusseldorf), componentes automóveis (Feiras IZB, em Wolfsburg, IAA, em Frankfurt, GACS, em Stuttgart), construção e equipamentos para a construção (Feira BAUMA, em Munique) e retalho (Feira EUROSHOP, em Dusseldorf).
Para a edição da 2023, a BAU, que ocupará uma área de 200 mil m2, conta com 2200 expositores e estima receber mais de 250 mil visitantes profissionais de 45 países.
Líder a nível mundial para as áreas da arquitectura, materiais e sistemas de construção, a BAU é a feira europeia que conta com o maior número de arquitectos entre os visitantes. Em 2019, 25% dos visitantes eram provenientes de gabinetes de arquitectura e de engenharia.
A Alemanha é umas das cinco maiores economias da União Europeia e o principal motor do seu crescimento económico. É a 5ª maior economia a nível mundial e um dos mercados mais competitivos e industrializados. Com cerca de 82 milhões de consumidores, onde se destaca uma classe média/alta com um elevado poder de compra, a Alemanha apresenta um nível do consumo interno elevado, que origina um desenvolvimento dinâmico da economia.