CONSTRUIR
Presidente da OLI distinguido pela sua “carreira de empresário e gestor”
64% dos edifícios de escritórios da Grande Lisboa “em risco de se tornarem obsoletos em 2030”
Navicork da Corticeira Amorim com pegada de carbono negativa
Barbot marca presença na Concreta com novas ferramentas de IA
Grupo Vantagem alcança o “melhor mês de sempre” em Outubro
Trienal lança open call para Prémio Début
Fidelidade inicia em breve a comercialização do projecto ‘EntreCampos’
PCS apresenta sistema construtivo “100% nacional e sustentável!
“Este é o momento de agir com um sentido de Estado, criando condições fiscais favoráveis para o mercado da habitação”
Portugal participa no Troféu Placo do Grupo Saint-Gobain
Cerca de 500 participantes e 60 expositores encontram-se no próximo dia 29 de Março, no Europarque, Santa Maria da Feira, para debater e mostrar o presente e futuro da inovação em Portugal. O evento, organizado pela Agência Nacional de Inovação (ANI), terá como convidada especial Cécile Huet, directora da Unidade de Robótica e Inteligência Artificial da Comissão Europeia. José Manuel Mendonça, presidente do Conselho de Administração do INESC TEC; Nuno Afonso, CEO da SoundParticles, start-up de software áudio 3D que singra em Holywood; Ana Casaca, directora de Inovação da GALP, serão apenas alguns dos oradores que marcarão presença neste evento, que abordará temas como Inteligência Artificial e a era do ChatGPT, Hidrogénio Verde e Health Tech , onde será abordado o case-study do contributo nacional para vacina da Moderna.
“TECH4INNOV: o Presente e o Futuro da Inovação” irá ser uma mostra tecnológica de resultados de I&D e Inovação das entidades Sistema Nacional de Inovação (SNI), envolvendo painéis de debate com convidados nacionais e internacionais e espaços de desmonstração de casos de sucesso desenvolvidos por Centros de Tecnologia e Inovação (CTI), Laboratórios Colaborativos (CoLAB), Gabinetes de Transferência de Tecnologia (TTO), Test Beds e Digital Innovation Hubs.
“Queremos não só fomentar o debate em torno das tendências que estão a mudar o paradigma da inovação, mas acima de tudo mostrar à comunidade os bons projectos que resultam da estreita colaboração entre a Academia e as Empresas e como este trabalho colaborativo se apresenta cada vez mais como um dos maiores activos da nossa economia, ao potenciar a criação de valor económico e social resultante da investigação”, refere António Grilo, Presidente da ANI.
O presidente da ANI destaca ainda as oportunidades de financiamento, as Innov Talks e as Masterclasses: os nossos laboratórios, centros tecnológicos, as nossas universidades,
e as nossas empresas necessitam de aproveitar as oportunidades que há para financiarem as suas actividades de I&D. Neste evento ficarão a par não só dos vários instrumentos disponíveis, como também terão contacto directo com diferentes entidades, que os poderão ajudar a potenciar o seu negócio e potencial de mercado.”
Mostra tecnológica com mais de 60 projectos
Mais de 60 projectos ganharão neste evento uma montra para mostrarem as suas inovações. São todos casos de sucesso, alguns no mercado, outros em desenvolvimento. Envolvem entidades como Grupo Visabeira, IKEA, Agência Espacial Europeia, Portugal Space, ANACOM, Siemens Healthcare, Grupo The Navigator, a test bed “Textile of the Future”, promovida pela Lameirinho, entre muitas outras.
Oportunidades de financiamento, Innov Talks e Masterclasses
Reverse Pitch: Funding and Opportunities: neste espaço serão apresentadas várias oportunidades de financiamento para projectos inovadores. Desde programas como Horizonte Europa, SIFIDE, Missões Europeias, PRR, PT 2030, Fundo Azul, Big Science, European Innovation Council, EEA Grants Portugal ou Portugal Ventures, a fundos de investimento em I&D, como Lince Capital, Iberis, Explorer Investments, Shilling Capital, Active Cap, Indico Capital Partners, Big Start Ventures, Alea Capital Partners, Bright Ventures, Cedrus Atlantica ou Growth Partners Capital apresentar-se-ão aos participantes.
No speaker’s corner Innov Talks abordar-se-ão temas que vão desde a importância da transferência de conhecimento, das necessidades de recrutamento e retenção de talento, às cripto-moedas, à inovação social e ao projeto “Bauhaus Seas Sails”; e nas Masterclasses os participantes ficarão a saber algumas dicas como apresentar-se e promover-se no mercado.
Esta iniciativa é promovida no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Colectivas – Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico, TECH4INNOV, que tem como principal objetivo promover as atividades de transferência de tecnologia e do conhecimento, potenciando a sua valorização e comercialização, através de um conjunto de iniciativas que permitam uma maior e melhor articulação entre as empresas e o Sistema Científico e Tecnológico Nacional e promovam internacionalmente o Sistema Nacional de Inovação.
O TECH4INNOV é cofinanciado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, enquadrado no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.