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A revolução chegou à indústria

: “Quem liderou a transição digital da sua empresa, o CEO, o CTO ou o Covid-19?”. A pergunta é obviamente uma piada, mas diz muito sobre a profunda transformação que o Mundo atravessou nos últimos dois anos. A pandemia acabou, mas a evolução prosseguiu em ritmo acelerado, agora impulsionado pela sustentabilidade e eficiência energética, mas também pela necessidade, cada vez maior, de interligação e conexão factores que estão a ditar uma profunda transformação da indústria da Domótica, Material Eléctrico e Iluminação

Manuela Sousa Guerreiro
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A revolução chegou à indústria

: “Quem liderou a transição digital da sua empresa, o CEO, o CTO ou o Covid-19?”. A pergunta é obviamente uma piada, mas diz muito sobre a profunda transformação que o Mundo atravessou nos últimos dois anos. A pandemia acabou, mas a evolução prosseguiu em ritmo acelerado, agora impulsionado pela sustentabilidade e eficiência energética, mas também pela necessidade, cada vez maior, de interligação e conexão factores que estão a ditar uma profunda transformação da indústria da Domótica, Material Eléctrico e Iluminação

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Manuela Sousa Guerreiro
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“Esta Transformação Digital é já uma realidade na forma como nos relacionamos, estejamos a falar de edifícios ou cidades”, sublinha Rui Horta Carneiro, secretário-executivo da Associação KNX Portugal. A associação KNX tem tido um papel crucial na promoção, informação e formação sobre o protocolo KNX, a norma aberta e multi-fabricante, que reúne mais de meio milhar de indústrias em todo o mundo.

“A Associação KNX Portugal faz esta divulgação de modo transversal, através da sua presença em Feiras, em Conferências, com Artigos Técnicos, com os Prémios KNX, com a sua presença de várias formas no mercado. Naturalmente, os arquitectos e os projectistas ocupam lugar de destaque na atenção que damos a todos os players envolvidos. Outra dimensão importante da nossa actividade é a da colaboração com as autoridades na definição da legislação e regulamentação do nosso Sector”, sublinha Rui Horta Carneiro. Em 2023 “estaremos presentes em feiras, designadamente na Tektónica e na DecorHOTEL, lançaremos mais uma edição dos PRÉMIOS KNX PORTUGAL, estaremos presentes em eventos vários – quer organizados por nós, quer a convite de Parceiros –, faremos a nossa Conferência KNX”, adianta o secretário-geral. Quanto aos tópicos, Rui Horta Carneiro destaca a “ciber-Segurança, a fiabilidade de equipamentos e redes, a necessidade de soluções inteligentes de Gestão Integrada”

A IoT já não é o futuro, é o presente. De que forma o protocolo KNX tem respondido às novas demandas?
A evolução tem sido enorme. Neste momento temos cerca de 14 biliões de equipamentos com ligação IoT (Internet of Things) e apenas cerca de metade são telemóveis. Estamos a viver uma Transformação Digital que muda totalmente a nossa vida e a nossa relação com o mundo.
Essa Transformação Digital é já uma realidade na forma como trabalhamos e no modo como nos relacionamos com os nossos espaços, sejam edifícios ou sejam cidades.
A tecnologia KNX, enquanto protocolo aberto e hoje com mais de 500 fabricantes, tem estado sempre na vanguarda das soluções de conexão entre todos os equipamentos de quaisquer edifícios, facilitando uma gestão cada vez mais integrada e mais fácil, em simultâneo com cada vez maiores resultados em termos de eficiência energética.

Como é que o protocolo tem evoluído face a esta rápida evolução tecnológica?
O Protocolo KNX oferece desde há cerca de 14 anos todo o tipo de soluções de conexão, com e sem cabo. E tem evoluído a uma enorme velocidade, crescendo para fora das tradicionais conexões apenas eléctricas.
As soluções KNX evoluíram na direcção das tecnologias de informação, adoptaram linguagens próprias da evolução informática e hoje permitem não apenas conectar todos os equipamentos dentro de qualquer edifício, mas igualmente comunicar com outros edifícios, com o restante território e com o mundo.
A KNX tem vindo a alargar, graças designadamente à IoT, a sua conexão e integração com outros Protocolos, sejam de gestão de edifícios, sejam de gestão de negócio, sejam ainda de gestão de recursos humanos, por exemplo. Ora, isto permite que o utilizador do edifício se concentre no seu negócio, na sua actividade. Com evidentes ganhos de eficiência.

E que desafios traz todo este novo contexto?
A par com as necessidades crescentes de segurança e fiabilidade dos sistemas, talvez o maior desafio seja o da integração da gestão do edifício. Como é fácil de compreender, com o crescimento exponencial das tecnologias, dos fabricantes e da IoT, a gestão integrada dum edifício há 8 ou 10 anos atrás tornou-se muito complicada. Coincidiam no mesmo edifício diferentes protocolos técnicos, muitos deles fechados (ou proprietários). E mesmo outros protocolos abertos não tinham a capacidade de comunicar com outros sistemas, gerando uma enorme complexidade e ineficiências na gestão dum edifício.
O grande desafio, que o Protocolo KNX está a vencer, é o de integrar cada vez mais todo o tipo de outros Protocolos técnicos (no edifício e fora dele), de modo a simplificar, racionalizar e optimizar a gestão integrada do edifício. E, dessa forma, optimizar a eficiência energética.

Têm uma ligação muito estreita com os fabricantes e fornecedores. Qual o foco actual da indústria?
O foco da indústria é essencialmente o de alargar e optimizar a capacidade de comunicação e de conexão entre sistemas de informação e controlo dos edifícios. Quanto maior for essa integração e a capacidade de comunicar com outros sistemas e protocolos, dentro e fora do edifício, melhores e mais eficientes serão as soluções para os utilizadores. As vantagens competitivas para os utilizadores dos edifícios estão do lado do OPEX, e não do CAPEX.
Isto tem vindo a determinar uma profunda mudança no investimento imobiliário: hoje, e cada vez mais, o decisivo para o mercado não é o custo inicial do edifício! O que é essencial é garantir a diminuição dos custos de operação (do edifício e da actividade nele exercida).
Ora, as Soluções KNX estão exactamente entre as melhores para obter este resultado de aumento de competitividade para o dono do negócio, para o gestor da actividade exercida e para o gestor do edifício.

Como vê a Associação KNX a evolução do mercado português? Quais são os seus principais drivers?
A evolução do mercado português tem estado, no essencial, em linha com o que se passa na dinâmica do resto do mundo.
Em Portugal, o drive do mercado tem estado centrado num crescimento muito acentuado da oferta Hoteleira, da oferta de Edifícios de Escritórios e da oferta de Habitação para os segmentos Alto e Médio-Alto (quer de Apartamentos, quer de Villas).
Fazemos um balanço positivo dos últimos anos e encaram o futuro com razoável optimismo.

Qual papel tem a Associação na divulgação, promoção e formação destas temáticas junto de arquitectos e projectistas?
O papel da Associação KNX Portugal é exactamente o que a questão destaca: divulgamos, promovemos, informamos, formamos e procuramos contribuir para um melhor conhecimento sobre as Soluções KNX, sobre o elevado grau de compatibilidade entre equipamentos de diferentes fabricantes, sobre o grande nível de integração na gestão dos edifícios de todo o tipo e a Simplicidade, Conforto e Eficiência Energética que se obtêm com a utilização da tecnologia KNX.

Sobre o autorManuela Sousa Guerreiro

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Jungheinrich define estratégia de crescimento até 2030

O novo marco estratégico para o próximo período de cinco anos, a ‘Estratégia 2030+’, propõe-se a alcançar 10 MM€ e um EBIT ROS (retorno de vendas) de 10% numa base orgânica

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A fornecedora de soluções de intralogística e automação, Jungheinrich, apresentou o seu novo marco estratégico para o próximo período de cinco anos.  A ‘Estratégia 2030+’ propõe-se a alcançar 10 mil milhões de euros e um EBIT ROS (retorno de vendas) de 10% numa base orgânica até 2030.

Desta forma, a empresa pretende “desenvolver” as suas raízes profundas e grande potencial para se transformar num parceiro global ainda mais forte para os seus clientes, fornecendo soluções de movimentação de cargas de valor excepcional.

Com base no seu negócio principal na Europa, as áreas chave de actuação da Jungheinrich incluirão uma maior expansão global, com foco na América do Norte e na Região da Ásia-Pacífico (APAC), um crescimento significativo e inovação no negócio de automatização de armazéns, tal como extensão do portfólio de produtos para veículos industriais de tecnologia Mid-Tech.

A empresa prevê que os principais impulsionadores do mercado se mantenham favoráveis, mesmo em contextos de volatilidade geopolítica. É esperado que a procura por soluções de movimentação de cargas continue a aumentar, particularmente na área de automatização de armazéns, cuja estimativa é de um crescimento médio de 8% nos próximos cinco anos.

Segundo Lars Brzoska, presidente do Conselho de Administração da Jungheinrich, a equipa da Jungheinrich está focada em “capacitar os nossos clientes, para que possam manter os compromissos assumidos”.

“Num contexto de mercado competitivo, queremos e devemos crescer mais rapidamente, tal como ser mais rentáveis. Com o crescimento geral expectável do mercado e a execução diligente das nossas iniciativas estratégicas, estamos confiantes de que seremos capazes de atingir os nossos objectivos”, ressalva.

Também segundo Volker Hues, director financeiro da Jungheinrich AG, a Estratégia 2030+ representa um “avanço importante” para garantir um futuro de sucesso. “Alcançámos um perfil financeiro sólido e uma flexibilidade que nos permite apoiar as nossas iniciativas de crescimento. Neste contexto, as aquisições irão desempenhar um papel fulcral na nossa estratégia a médio prazo, especialmente para impulsionar a nossa expansão global e os nossos negócios de automatização”.

A Jungheinrich irá concentrar-se em expandir ainda mais a sua presença na América do Norte e na APAC. Na América do Norte, planeia aumentar a penetração no mercado de empilhadores industriais e expandir o negócio de automatização e equipamentos de armazém, apoiando-se, por exemplo, na forte plataforma de Storage Solutions. Já na APAC, pretende crescer ainda mais nos mercados existentes e entrar em novos mercados seleccionados.

Além disso, a Jungheinrich planeia uma expansão dos canais de vendas através de revendedores e plataformas online, bem como o estabelecimento de um centro regional e centros de serviços empresariais para a APAC.

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Prémios AGEFE distinguem boas práticas das empresas de material eléctrico

O Prémio Fornecedor do Ano, promovido pela Secção de Distribuidores Grossistas da AGEFE, voltou a distinguir as empresas que mais se destacaram em 2024 no sector de material eléctrico em Portugal. Pela primeira vez os prémios AGEFF incluiu a Mobilidade Eléctrica como categoria a concurso

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Todos os anos estes prémios têm como grande objectivo fomentar a geração de valor na cadeia de distribuição, potenciando uma articulação cada vez mais qualificada entre a distribuição e os seus fornecedores.

Este reconhecimento valoriza a excelência, o desempenho, a inovação e a qualidade da relação de serviço e desempenho do sector que abrange as empresas de material eléctrico, sublinhando também o papel estratégico que as empresas desempenham na evolução do sector de material eléctrico a operar em território nacional.

Nesta edição, os galardões foram atribuídos em sete categorias, com a introdução de uma nova distinção, mobilidade eléctrica, reflectindo a diversidade e a especialização dos segmentos que compõem a indústria de material eléctrico em Portugal. Os vencedores foram seleccionados com base em critérios exigentes, incluindo qualidade dos produtos, eficiência logística, suporte técnico e compromisso com a inovação. Assim, na categoria ‘Automação, Controlo e Instrumentalização’ foi distinguida a Finder; na categoria ‘Cabos’ o vencedor foi a General Cable Celcat; a Legrand venceu na categoria ‘Comunicação, Redes e Segurança’; na categoria ‘Distribuição de Energia’ o prémio foi atribuído à Hager; a Ledvance venceu na categoria ‘Iluminação’; na categoria ‘Material de Instalação’ a Obo Bettermann foi o Fornecedor do Ano. A nova categoria ‘Mobilidade Eléctrica’ premiou a Wallbox.

“Vivemos tempos exigentes. A instabilidade geopolítica, as pressões económicas sobre a Europa, as exigências da transição energética, a transformação que está a ocorrer nomeadamente no mercado da distribuição obrigam-nos a repensar modelos e reforçar competências e, essencialmente, a criar valor com base na colaboração mútua”, sublinhou José Coutinho, presidente do Conselho de Secção de Distribuidores Grossistas, AGEFE.

Através desta iniciativa, a AGEFE – Associação Portuguesa da Indústria Electrodigital – reafirma o seu compromisso em promover práticas de excelência no sector, fomentar relações sólidas entre os diversos agentes na área do material eléctrico e incentivar a inovação como motor de desenvolvimento. A edição deste ano voltou a evidenciar a importância da colaboração entre todos os intervenientes da cadeia de valor, reforçando a dinâmica positiva e sustentável do sector de material eléctrico em Portugal.

Neste encontro do sector de “Material Eléctrico 2025” reuniram-se 65 empresas, associadas e não associadas, entre as quais 24 distribuidoras grossistas e 37 importadoras e fabricantes de material eléctrico, contando com a participação de mais de 160 profissionais do sector, tendo sido a maior participação de sempre.
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EMAF reúne a indústria de 27 a 29 de Maio

Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços (EMAF) debate desafios e oportunidades que actual instabilidade mundial pode trazer para a indústria portuguesa. O certame arranca a 27 de Maio e tem lugar na Exponor

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A exposição multissetorial Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria (EMAF), decorre de 27 a 29 de Maio, na Exponor, e conta com 438 empresas participantes, para responder aos estímulos da digitalização e da integração das tecnologias inteligentes da indústria 4.0, rumo a um futuro mais sustentável.

Os desafios e as oportunidades que, para vários segmentos da economia portuguesa, ressaltam da actual (des)ordem política internacional não passam ao lado da cimeira maior da indústria portuguesa, a EMAF irá receber vários especialistas para debater o tema, na Future Summit, que se realiza a 28 de Maio, segundo dia do evento. Sérgio Sousa Pinto, presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas, é keynote speaker da conferência. Abordará a “Nova ordem mundial: a exigência de uma defesa comum na Europa”.

A conferência é organizada pela Associação Empresarial de Portugal, pela Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal, AIMMAP e o CEiiA, Centro de Engenharia e Desenvolvimento.

Às nacionais juntam-se empresas provenientes da Alemanha, China, Dinamarca, Espanha, Itália, Reino Unido ou Coreia do Sul, entre outros.

Do programa da EMAF constam ainda outros momentos de reflexão sectorial. No dia 29 tem lugar o Seminário de Manutenção Industrial e Gestão de Activos e a Galp dinamizará três iniciativas técnicas: “Como potenciar a eficiência energética na indústria”, a “Revolução digital na manutenção preditiva” e a “Transformação digital da fiabilidade industrial”.

O Centro de Apoio Tecnológico à Indústria Metalomecânica, CATIM, por sua vez, leva à tribuna “Os projectos Twin NavAux e Atlantic Offshore Wind Energy (AOWINDE)”, também no dia 27.

Dia 28 terá lugar o“4.º Seminário Internacional: Segurança-Máquinas, Plataformas Elevatórias e Equipamentos de Trabalho”, e do KIWA | SMT – Seminário de Máquinas e Equipamentos de Trabalho. A EMAF será ainda palco da conferência “Transformação digital da indústria – upgrade da automação exponenciada pela inteligência artificial, organizada pela AIMMAP, no dia 29.

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Almovi celebra 40 anos com nova estratégia e equipa técnica reforçada

A Almovi está também a investir em automação e tecnologia, com uma equipa interna de programadores trabalha diariamente na automatização de processos e no desenvolvimento de soluções digitais. Tudo isto faz parte do projecto ‘Speed by Design’, cujo objectivo é entregar um serviço fiável, previsível e rápido

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A Almovi assinala 40 anos de actividade e inicia um novo ciclo com “ambição renovada”. Mais do que celebrar o passado, a empresa olha para o futuro com uma “estratégia clara”, ou seja, “criar a melhor oficina de manutenção e reparação de equipamentos do País”.

“Esta nova fase é liderada por uma equipa que cresceu dentro da Almovi e está determinada a transformá-la na melhor empresa de manutenção do País”, afirma Manuel Arriaga, director-geral.

Num sector marcado pela escassez de mão de obra especializada, a Almovi encontrou uma oportunidade, construir uma equipa técnica competente, eficaz e bem preparada, onde o bem-estar, o desenvolvimento contínuo e a estabilidade profissional são prioridades.

Com esta visão a empresa prevê duplicar a equipa no espaço de dois anos. “Os nossos técnicos são os heróis que mantêm este sector a funcionar. O nosso objectivo é criar um ambiente profissional que lhes permita entregar um serviço de excelência diariamente. Para isso, investimos nas pessoas e nos processos, e fechamos o ciclo ouvindo atentamente os nossos clientes”.

Para complementar esta visão, a Almovi está também a investir em automação e tecnologia, com uma equipa interna de programadores trabalha diariamente na automatização de processos e no desenvolvimento de soluções digitais. Tudo isto faz parte do projecto ‘Speed by Design’, cujo objectivo é entregar um serviço fiável, previsível e rápido.

Na área de aluguer, a aposta mantém-se na especialização, nomeadamente, de mini gruas aranha, soluções técnicas para elevação de cargas em espaços confinados e máquinas de limpeza de terrenos adaptadas às exigências dos respectivos nichos de mercado.

Sempre com suporte técnico, formação e resposta rápida incluídos. “A nossa atenção está nos mercados em desenvolvimento, onde há espaço para inovar e gerar valor, canalizando os recursos para onde sabemos que podemos maximizar impacto e resultados. Não procuramos apenas presença: procuramos relevância”, conclui.

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Miele apresenta primeira máquina de roupa com tambor sem batedores

O Miele InfinityCare Honeycomb é o primeiro tambor do mundo onde os habituais batedores são substituídos por painéis numa estrutura de favos de abelha-rainha moldados tridimensionalmente no tambor

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A Miele apresentou na edição da IFA deste ano a nova gama de máquinas de lavar e de secar roupa topo de gama e prevê-se que seja um marco tecnológico e demonstre a força inovadora da empresa. O destaque vai para o tambor InfinityCare, o primeiro do mundo, que garante um cuidado ainda mais suave e de maior durabilidade para tecidos delicados. Com uma tecnologia de processo optimizada, as novas W2 e T2 Nova Edition oferecem ciclos mais rápidos para cargas menores e de maior flexibilidade no carregamento.

Em 2001, a Miele transformou os cuidados com a roupa ao introduzir o seu tambor inovador, com estrutura de favos que permite que a roupa deslize suavemente sobre uma fina película de água. Esta inovação, patenteada e aprimorada ao longo do tempo, mantém-se única até hoje. Agora, a marca apresenta o tambor Miele InfinityCare Honeycomb, o primeiro tambor do mundo sem os habituais batedores, que servem para orientar e misturar a roupa durante a rotação do tambor são agora substituídos por painéis numa estrutura de favos de abelha-rainha moldados tridimensionalmente no tambor. Os tambores das novas máquinas sem batedores reduzem a tensão mecânica sobre as roupas.

“Esta é a razão pela qual os nossos engenheiros têm trabalhado intensamente durante muitos anos para retirarem os batedores do tambor”, afirma Arnt Vienenkötter, senior vice president Business Unit Laundry do Grupo Miele.

Para garantir uma limpeza tão eficaz como sempre, a Miele desenvolveu uma nova técnica de lavagem inovadora com o apoio da IA. Esta tecnologia patenteada adapta o movimento do tambor de acordo com a roupa em cada lavagem. Assim, a roupa é tratada de forma eficaz através de um movimento pendular, sem a necessidade dos batedores para a circulação mecânica. Dependendo do tipo e tamanho da carga, o movimento pode ser rápido e dinâmico ou, em contrapartida, mais lento e suave.

“Isto assegura que a roupa é higienicamente limpa mesmo sem os batedores do tambor e maximiza a vida útil mesmo dos tecidos mais delicados”, acrescenta Vienenkötter. Os destaques do novo design são os elementos significativamente maiores e tridimensionais, mas suavemente arredondados, que a Miele chama de “Queen cells” devido ao papel especial que desempenham. Existem seis destes elementos por tambor e, entre outras coisas, ajudam a mover a roupa de uma forma suave.

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Vasco Magalhães, director-geral da Melom e Querido Mudei a Casa Obras
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Rede Melom e Querido Mudei a Casa Obras nomeia Vasco Magalhães como novo director-geral

Beatriz Rubio, co-fundadora da rede, considera que, a experiência em franchising de Vasco Magalhães, serão “fundamentais” para “consolidar” a posição da marca no mercado e “dinamizar” a expansão da rede”

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tagsMelom

A Melom e Querido Mudei a Casa Obras (QMACO), a rede especialista do sector de remodelações residenciais em Portugal, anuncia a nomeação de Vasco Magalhães como novo director-geral. Com mais de 25 anos de experiência em franchising, gestão de operações, expansão, marketing e vendas, sobretudo no sector da restauração, Vasco Magalhães assumiu funções no decorrer do mês de Maio de 2025.

“Começo um novo capítulo como director-geral da Melom e do Querido Mudei a Casa Obras, duas marcas que dispensam apresentações no universo das remodelações em Portugal. Depois de vários anos dedicados ao franchising e à expansão de redes na restauração, agarro agora um desafio ainda maior: liderar uma rede de franqueados extraordinária e com enorme potencial de crescimento. É tempo de arregaçar as mangas e colocar mãos à obra!”, afirma Vasco Magalhães.

Também Beatriz Rubio, co-fundadora da rede, considera que, a experiência em franchising de Vasco Magalhães, serão “fundamentais” para “consolidar” a posição da marca no mercado e “dinamizar” a expansão da rede”.

Com uma carreira construída em marcas como a McDonald’s, Grupo Portugália e Steak ‘n Shake, o novo responsável traz uma visão “estratégica e operacional”, centrada na proximidade com os franchisados, na rentabilidade das unidades e na preparação da rede para uma nova fase de crescimento.

Licenciado em Gestão de Empresas Turísticas pelo Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo (ISCET), Vasco Magalhães completou, ainda, uma pós-graduação em Gestão Hoteleira na ESMA – Barcelona.

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Fixando promove formação para especialistas

O evento “Onde o seu negócio cresce”, acontece esta quarta-feira, dia 21 de Maio, no auditório do Metro de Lisboa, em Alto dos Moinhos

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A plataforma, especialista na contratação online de serviços em Portugal, realiza esta quarta-feira, dia 21 de Maio, o evento “Onde o seu negócio cresce”, no auditório do Metro de Lisboa, em Alto dos Moinhos.

Direccionado a especialistas que se juntaram recentemente à plataforma, o evento pretende ser um momento formativo e de capacitação para impulsionar o crescimento dos negócios dos prestadores de serviços através da Fixando e das ferramentas que disponibiliza, assim como um momento de networking para fomentar oportunidades de negócio e interajuda entre profissionais.

“Queremos com este evento acelerar os especialistas recém-chegados à nossa plataforma, fornecer orientações práticas em como criar um perfil eficaz, enviar propostas impactantes e realizar o seguimento de clientes de forma estratégica. Ao eliminar a curva de aprendizagem inicial queremos colocar estes profissionais no mercado de forma ainda mais rápida, aumentando as suas possibilidades de sucesso e também, não menos importante, injetando mais serviços para fazer face à actual procura”, afirma Alice Nunes, directora de novos negócios da Fixando.

“Onde o seu negócio cresce” tem início às 10 horas e terá a duração de três horas. O programa começa com uma apresentação da plataforma Fixando e uma live-demo da sua app. Segue-se a apresentação de parceiros estratégicos, como o sistema de faturação Biziq e momento de perguntas e respostas.

Fundada em 2017, a Fixando é uma plataforma online de contratação de serviços que coloca em contacto especialistas e clientes finais que procuram os seus serviços.

Com mais de 60 mil especialistas, pequenas empresas e freelancers, trata-se de uma ferramenta que é premiada há oito anos consecutivos com o prémio Cinco Estrelas na categoria “Plataforma Online de Contratação de Serviços”.

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ECO.AP 20230 apresenta balanço positivo no 1.º trimestre do ano

O Programa ECO.AP 2030, o instrumento estratégico para a descarbonização e a melhoria da eficiência dos recursos na Administração Pública, com operacionalização técnica da ADENE, registou avanços significativos no 1.º trimestre de 2025

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O Relatório Síntese agora publicado destaca a adesão de mais 54 Gestores de Energia e Recursos (GER), o aumento de registos no Barómetro ECO.AP de mais de 3.587 veículos da Administração Pública Central e de mais 29 instalações sistemas fotovoltaicos e 13 sistemas solares térmicos. Estes dados reflectem a aceleração do sector público na transição energética e na adopção de soluções sustentáveis em linha com os objectivos do ECO.AP 2030.

O Relatório destaca os avanços ao nível da energia renovável, tendo sido registadas mais 29 instalações com sistemas fotovoltaicos e 13 com sistemas solares térmicos, reforçando a aposta na produção descentralizada e no autoconsumo. Cerca de 1.830 pessoas participaram em 40 acções de sensibilização e formação, num total de mais de 140 horas de sessões promovidas entre Abril de 2024 e Março de 2025. A ADENE destaca ainda a adesão 54 novos Gestores de Energia e Recursos (GER), cujo o número aumentou para 571, reforçando a capacidade interna da AP para uma gestão mais sustentável.

Cerca de 173 entidades públicas reportaram os seus dados de gestão de materiais, destacando-se uma redução no consumo de papel, copos e garrafas de uso único, acompanhada por um aumento no uso de recipientes reutilizáveis, “sinal de uma mudança positiva nos hábitos institucionais”, destaca a ADENE.

Registou-se uma redução, no Portal, de 39 entidades da APC e de 548 instalações. Esta diminuição resulta, essencialmente, de processos de reorganização administrativa em curso, com destaque para a transferência de várias unidades de saúde para a esfera da administração local, reforçando a descentralização de competências. 69 entidades submeteram os seus Planos de Eficiência e Descarbonização para o triénio 2025-2027, demonstrando compromisso com a antecipação de metas e com a planificação de medidas concretas.

Refira-se ainda que Barómetro ECO.AP, a plataforma central de monitorização do desempenho das entidades públicas, continua a evoluir para serem introduzidas novas métricas, melhoramentos no design gráfico e na adaptação plena ao novo enquadramento normativo da Resolução do Conselho de Ministros n.º 150/2024.

Estas melhorias reforçam o papel do Barómetro como instrumento de transparência, prestação de contas e apoio à decisão no contexto da transição energética e da sustentabilidade na Administração Pública.

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Fileira Casa com crescimento de 30% das exportações para os USA

Mercado americano é já o terceiro principal destino das exportações nacionais de mobiliário e afins. No primeiro trimestre, vendas para os Estados Unidos da América cresceram 30% em relação ao ano anterior. Números que justificam a presença na International Contemporary Furniture Fair (ICFF) em Nova Iorque

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Reconhecida como a maior feira da América do Norte dedicada ao design contemporâneo de interiores, a International Contemporary Furniture Fair (ICFF) termina amanhã, 20 de Maio, contando com a participação de três empresas portuguesas: Sofalca, Boca do Lobo e Duistt. As marcas portuguesas juntaram-se às 450 marcas de 35 países que marcam presença no certame, que atraiu mais de 10 mil profissionais do sector.

O contributo português na ICFF reveste-se de particular importância num contexto em que os Estados Unidos da América se afirmam como o terceiro maior destino das exportações do cluster do mobiliário e afins, com um crescimento expressivo de 33,17% no primeiro trimestre de 2025 face ao período homólogo, totalizando 38,7 milhões de euros.

A presença nacional na ICFF 2025 é um reflexo da estratégia de internacionalização da fileira, que vê nesta feira uma plataforma essencial para o reforço de notoriedade, abertura de novos canais comerciais e consolidação de relações com arquitectos, designers, e retalhistas do continente americano.

Joaquim Carneiro, presidente da Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA), que coordena esta participação, reforça esta importância “num período particularmente desafiante ao nível do comércio internacional, em particular nas relações Europa-Estados Unidos da América. A indefinição relativa às tarifas e os impactos que daí resultarão a nível das exportações reforçam a preponderância do fomento de relações de grande proximidade com clientes e parceiros locais, permitindo responder de forma célere e ágil às vicissitudes políticas e económicas”, sublinha.

Como um sector altamente exportador, que destina cerca de 90% do volume de negócios ao exterior, o cluster do mobiliário e afins continua a reforçar a sua posição estratégica na economia nacional, não só pelo volume de vendas, mas também pela capacidade de inovação e resposta aos desafios do mercado global. Estas participações inserem-se no Projecto Conjunto de Internacionalização, dinamizado pela APIMA, apoiado pela AICEP e cofinanciado pela União Europeia, através do COMPETE 2030 e do PORTUGAL 2030.

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OLI lança nova gama de duches sem barreiras

O Olifilos é uma solução que torna a área de duche mais segura e acessível, em particular para crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida

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A OLI apresenta uma gama de sistemas de duche integrados no pavimento ou na parede que oferece “minimalismo, liberdade e conforto” à casa de banho.

Sem barreiras, o Olifilos é uma solução que torna a área de duche mais segura e acessível, em particular para crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, reflectindo o “compromisso” da marca com a inovação orientada para a criação de um espaço de banho mais “eficiente, seguro e confortável”.

A Olifilos destaca-se, ainda, pela “versatilidade, impermeabilidade a cem por cento, com uma drenagem rápida e eficiente, fácil manutenção, e adaptação a qualquer configuração do espaço de banho”, estando disponível em seis modelos – Standard, Ceramic, Standard Plus, Ceramic Plus, Advanced e X-Wall.

“Nos últimos dois anos, a OLI tem diversificado o seu portfolio de produtos, além dos autoclismos. Em 2023 foi introduzida a louça sanitária e agora os sistemas de duche integrados no pavimento. Em breve anunciaremos uma nova gama de bases de duche, lavatórios e torneiras”, revela António Ricardo Oliveira, administrador da OLI.

A OLI tem uma produção anual de dois milhões de autoclismos e três milhões mecanismos. Em 2024, registou um volume de negócios de 75,2 milhões de euros e exportou 74% da produção para mais de 80 países dos cinco continentes. Hoje as suas soluções estão presentes em casas de banho de todo o Mundo, de hotéis a hospitais, passando por estádios de futebol e museus.

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