Vulcano é parceira da Floene em projecto de hidrogénio verde
O projecto “A Energia Natural do Hidrogénio”, cujo hidrogénio verde é produzido com energia 100% renovável, no Parque Industrial do Seixal, pela empresa Gestene, vai abastecer um conjunto de 82 clientes residenciais, terciários e industriais e servirá de exemplo para outros projectos a nível nacional

CONSTRUIR
Novo crédito à habitação cresce 27%
Câmara do Seixal lança concurso para Unidade de Saúde de Paio Pires
AtlasEgde investe 500 M€ em data centers em Portugal e junta-se à Colt
UC lança guia para tornar renovação energética acessível nas comunidades rurais europeias
VIZTA lança CORE
Nova linha de eléctrico irá ligar Terreiro do Paço ao Parque das Nações
Aveiro acolhe estreia da Future Xpo em Portugal e coloca-se no “centro da inovação europeia”
Archi Summit abre última fase de candidaturas a expositores
Verdelago lança nova fase num investimento de 74 M€
Reabilitação Urbana mantém dinamismo
A especialista em soluções de água quente e solar térmico, Vulcano, é a parceira oficial da Floene no projecto “A Energia Natural do Hidrogénio”, apresentado esta semana no Seixal num evento que contou com a presença do Primeiro Ministro, António Costa e com o Ministro da Acção Climática, Duarte Cordeiro, e que marca o início de injecção de hidrogénio na rede de gás natural.
O projecto, financiado pelo Fundo de Apoio à Inovação, vai abastecer um conjunto de 82 clientes residenciais, terciários e industriais e servirá de exemplo para outros projectos a nível nacional. Depois de uma fase de testes, estes clientes passam a ser, oficialmente, abastecidos por uma mistura de hidrogénio verde com gás natural, aumentando a percentagem de hidrogénio verde de 5% até um máximo de 20%.
João Fernandes, director comercial da Vulcano, reforça que “é um enorme motivo de orgulho para a Vulcano estar envolvida neste projecto inovador em Portugal que representa um enorme avanço no processo de transição energética e de descarbonização da economia. Foi verificada a compatibilidade de 82 equipamentos em casa dos clientes deste projecto piloto e todos eles estavam habilitados para permitir a utilização de mistura de hidrogénio verde de até 20%, reflectindo o compromisso da nossa equipa e a nossa aposta contínua em investigação e desenvolvimento de produtos e tecnologias adaptados à nova realidade energética”.
O hidrogénio verde é produzido localmente, com energia 100% renovável, no Parque Industrial do Seixal, pela empresa Gestene. Depois de produzido e armazenado, percorre mais de 1 400 metros num gasoduto de polietileno, igual a cerca de 95% da rede de gás utilizada em Portugal, até uma estação, onde é misturado com o gás natural, sendo posteriormente distribuído aos clientes através de equipamentos da marca Vulcano.
Para além da Vulcano, são também parceiros deste projecto o Fundo Ambiental, Câmara Municipal do Seixal, Gestene, PRF, ISQ, Instituto Superior Técnico, BOSCH, Catim e Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio – AP2H2.