Vulcano é parceira da Floene em projecto de hidrogénio verde
O projecto “A Energia Natural do Hidrogénio”, cujo hidrogénio verde é produzido com energia 100% renovável, no Parque Industrial do Seixal, pela empresa Gestene, vai abastecer um conjunto de 82 clientes residenciais, terciários e industriais e servirá de exemplo para outros projectos a nível nacional

CONSTRUIR
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
A especialista em soluções de água quente e solar térmico, Vulcano, é a parceira oficial da Floene no projecto “A Energia Natural do Hidrogénio”, apresentado esta semana no Seixal num evento que contou com a presença do Primeiro Ministro, António Costa e com o Ministro da Acção Climática, Duarte Cordeiro, e que marca o início de injecção de hidrogénio na rede de gás natural.
O projecto, financiado pelo Fundo de Apoio à Inovação, vai abastecer um conjunto de 82 clientes residenciais, terciários e industriais e servirá de exemplo para outros projectos a nível nacional. Depois de uma fase de testes, estes clientes passam a ser, oficialmente, abastecidos por uma mistura de hidrogénio verde com gás natural, aumentando a percentagem de hidrogénio verde de 5% até um máximo de 20%.
João Fernandes, director comercial da Vulcano, reforça que “é um enorme motivo de orgulho para a Vulcano estar envolvida neste projecto inovador em Portugal que representa um enorme avanço no processo de transição energética e de descarbonização da economia. Foi verificada a compatibilidade de 82 equipamentos em casa dos clientes deste projecto piloto e todos eles estavam habilitados para permitir a utilização de mistura de hidrogénio verde de até 20%, reflectindo o compromisso da nossa equipa e a nossa aposta contínua em investigação e desenvolvimento de produtos e tecnologias adaptados à nova realidade energética”.
O hidrogénio verde é produzido localmente, com energia 100% renovável, no Parque Industrial do Seixal, pela empresa Gestene. Depois de produzido e armazenado, percorre mais de 1 400 metros num gasoduto de polietileno, igual a cerca de 95% da rede de gás utilizada em Portugal, até uma estação, onde é misturado com o gás natural, sendo posteriormente distribuído aos clientes através de equipamentos da marca Vulcano.
Para além da Vulcano, são também parceiros deste projecto o Fundo Ambiental, Câmara Municipal do Seixal, Gestene, PRF, ISQ, Instituto Superior Técnico, BOSCH, Catim e Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio – AP2H2.