
CONSTRUIR
Urbanitae lança nova oportunidade de investimento premium em Lisboa
Ateliermob apresenta Coopmmunity, a nova plataforma para projectos colaborativos
CAM “Edifício do Ano” pelo ArchDaily
Plano de Urbanização de Campanhã avança para discussão pública em Março
Iscte lança pós-graduação em ‘Mediação Imobiliária Profissional’
Lisboa recebe primeira edição da Deco Out
Daikin lança nova gama de unidades ERA
CICCOPN recebe Acreditação Erasmus+
Radisson Hotel Group expande presença na Península Ibérica
Grupo Casais inaugura primeiro hotel híbrido em Espanha
A CIN apresenta um novo sistema de isolamento térmico pelo exterior “inovador e patenteado, que permite uma maior eficiência energética dos edifícios”. O Isolareflex destaca-se, ainda, pelas suas “características anti-sísmicas”, uma vez que a elevada estabilidade do sistema possibilita a absorção dos movimentos que a estrutura possa sofrer, sem que ocorra a ruptura do mesmo.
Liliana Reis Soares, directora adjunta de Marketing da CIN afirma que “o lançamento deste novo sistema espelha o ADN inovador da CIN e a contínua vontade de antecipar as necessidades do sector. O Isolareflex é único no mercado e responde a um conjunto alargado de questões que possibilitam materializar a nossa missão, a qual passa por aumentar o conforto de todos os edifícios.”
O sistema utiliza elementos pré-fabricados, prontos a instalar, sendo composto por placas de cimento aligeirado fibrado ancoradas sobre uma estrutura de suporte de aço revestido com zinco-magnésio, com interposição de camada simples ou dupla da manta termo-reflectora de alumínio e espaçado em caixa de ar simples ou dupla. A espessura total do sistema até ao revestimento decorativo pode variar de um mínimo de 9,6 cm a um máximo de 13,6 cm, com resultados obtidos de resistência térmica de R=2,90 m²K/W a R=4,40 m²K/W.
Em termos estéticos, e para obtenção do mesmo desempenho térmico, o novo sistema de isolamento térmico da CIN usa uma espessura reduzida comparativamente com outros isolantes. A espessura de 9,6 cm do sistema Isolareflex corresponde a 15 cm de espessura do isolante EPS.
Por outro lado, “a excelente elasticidade e o baixo coeficiente de dilatação térmica” da placa de cimento aligeirado fibrado, fazem com que o sistema não fique sujeito a tensões térmicas que podem causar variações na cor, permitindo a utilização de um amplo leque cromático, incluindo as cores mais escuras/intensas.
Esta nova solução da CIN contribui, ainda, para o aumento da resistência ao sismo. A ancoragem mecânica faz com que o sistema seja colaborativo com a estrutura do edifício, sendo este conjunto de fixações que asseguram a estabilidade, evitando o seu colapso.
Distinguido com uma Avaliação Técnica Europeia – ETA -, o sistema Isolareflex obteve alto desempenho, tendo garantido uma durabilidade estimada de, pelo menos, 25 anos. O sistema Isolareflex foi testado no Istituto per le Tecnologie della Costruzione (ITC) do Consiglio Nazionale delle Ricerche (CNR) que certificou o seu desempenho térmico e estrutural. O sistema cumpriu todos os ensaios obtendo a Avaliação Técnica Europeia (ETA) em conformidade com o previsto na EAD 090119-00-0404. O Certificação ETA é um documento europeu, emitido pela EOTA (European Organisation for Technical Assessment), que garante que o sistema foi concebido, instalado e testado de acordo com as orientações da EAD.