CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A CIN apresenta um novo sistema de isolamento térmico pelo exterior “inovador e patenteado, que permite uma maior eficiência energética dos edifícios”. O Isolareflex destaca-se, ainda, pelas suas “características anti-sísmicas”, uma vez que a elevada estabilidade do sistema possibilita a absorção dos movimentos que a estrutura possa sofrer, sem que ocorra a ruptura do mesmo.
Liliana Reis Soares, directora adjunta de Marketing da CIN afirma que “o lançamento deste novo sistema espelha o ADN inovador da CIN e a contínua vontade de antecipar as necessidades do sector. O Isolareflex é único no mercado e responde a um conjunto alargado de questões que possibilitam materializar a nossa missão, a qual passa por aumentar o conforto de todos os edifícios.”
O sistema utiliza elementos pré-fabricados, prontos a instalar, sendo composto por placas de cimento aligeirado fibrado ancoradas sobre uma estrutura de suporte de aço revestido com zinco-magnésio, com interposição de camada simples ou dupla da manta termo-reflectora de alumínio e espaçado em caixa de ar simples ou dupla. A espessura total do sistema até ao revestimento decorativo pode variar de um mínimo de 9,6 cm a um máximo de 13,6 cm, com resultados obtidos de resistência térmica de R=2,90 m²K/W a R=4,40 m²K/W.
Em termos estéticos, e para obtenção do mesmo desempenho térmico, o novo sistema de isolamento térmico da CIN usa uma espessura reduzida comparativamente com outros isolantes. A espessura de 9,6 cm do sistema Isolareflex corresponde a 15 cm de espessura do isolante EPS.
Por outro lado, “a excelente elasticidade e o baixo coeficiente de dilatação térmica” da placa de cimento aligeirado fibrado, fazem com que o sistema não fique sujeito a tensões térmicas que podem causar variações na cor, permitindo a utilização de um amplo leque cromático, incluindo as cores mais escuras/intensas.
Esta nova solução da CIN contribui, ainda, para o aumento da resistência ao sismo. A ancoragem mecânica faz com que o sistema seja colaborativo com a estrutura do edifício, sendo este conjunto de fixações que asseguram a estabilidade, evitando o seu colapso.
Distinguido com uma Avaliação Técnica Europeia – ETA -, o sistema Isolareflex obteve alto desempenho, tendo garantido uma durabilidade estimada de, pelo menos, 25 anos. O sistema Isolareflex foi testado no Istituto per le Tecnologie della Costruzione (ITC) do Consiglio Nazionale delle Ricerche (CNR) que certificou o seu desempenho térmico e estrutural. O sistema cumpriu todos os ensaios obtendo a Avaliação Técnica Europeia (ETA) em conformidade com o previsto na EAD 090119-00-0404. O Certificação ETA é um documento europeu, emitido pela EOTA (European Organisation for Technical Assessment), que garante que o sistema foi concebido, instalado e testado de acordo com as orientações da EAD.