CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Saint-Gobain Portugal em colaboração com o Instituto da Construção da FEUP, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto está a participar num projecto inovador de impressão 3D para a indústria da construção, relacionado com esta tecnologia de fabricação
O estudo, resultado desta parceria, visa o desenvolvimento de argamassas para impressão 3D com foco na sustentabilidade, no comportamento térmico e na reabilitação dos edifícios. Está a ser realizada uma análise de sistemas estruturais de argamassas cimentícias impressas em 3D, das ligações entre elementos 3D e da sua compatibilidade com os restantes componentes do sistema construtivo.
Para este estudo estão a ser realizados casos práticos numa impressora 3D de argamassa, apta para imprimir modelos construtivos à escala real. A aquisição de uma impressora, com capacidade para elementos com um volume 3x3x6m3, assegura que soluções construtivas em 3D possam ser testadas no âmbito da utilização da tecnologia de fabrico aditivado na construção, alinhado com o objectivo de modernizar a indústria. Todos os testes estão a ser realizados com argamassas Weber 3D 160-1, como referência para desenvolvimentos futuros.
“A impressão 3D está a revolucionar diversos campos, como o da construção, ao garantir empreendimentos mais rápidos, competitivos economicamente, sem desperdício de materiais e com menores emissões de carbono. Acima de tudo, simboliza o avanço na industrialização do sector e não podíamos estar mais satisfeitos por contribuir para este progresso a nível global”, assegura Jose Martos, CEO da Saint-Gobain em Portugal.
Associadas a este projecto de impressão 3D estão a concurso duas teses que serão premiadas pela Saint-Gobain enquanto “melhor tese de mestrado” e “melhor tese de doutoramento”.
O estudo está a ser desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Civil da FEUP que tem contribuído directamente para o desenvolvimento do sector da construção, por via de uma estreita colaboração com a Indústria. Para este projecto contribuem também a Universidade Técnica de Eindhoven TUe e do MIT Portugal, através de uma candidatura para o desenvolvimento de argamassas 3D com resíduos de mármore e de um projecto no âmbito da impressão 3D de blocos térmicos.
Alinhada com esta estreita parceria da FEUP com a Saint-Gobain Portugal surge a distinção da empresa que integra agora o programa “FEUP PRIME – Corporate Membership Programme” que
visa reconhecer a contribuição das empresas para a missão da FEUP, com o objectivo de as aproximar da universidade e facilitar a realização de projectos conjuntos.