+CONCRETA reúne selecção de empresas
Em ano de pausa da feira bianual de construção, surge a + CONCRETA. Num formato limitado a 50 empresas e dirigido a arquitectos e designers de interiores, o novo evento terá um formato com foco nas últimas tendências em revestimentos, pavimentos, portas e janelas, acessórios, domótica, espaços de banho e cozinhas
Manuela Sousa Guerreiro
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Tal como anunciou o CONSTRUIR em primeira mão, apesar de não ser um ano de realização da Concreta, a feira da construção bianual com a chancela da Exponor, estará de regresso em 2023 num formato distinto, quase que exclusivo, e num outro espaço, a Alfandega do Porto.
O certame, intimista no seu conceito, quer ser um espaço de apresentação das últimas tendências nas áreas dos acabamentos para a arquitectura, englobando aqui as indústrias de revestimentos, pavimentos, portas e janelas, equipamento eléctrico, domótica, acessórios, pintura e espaços de banho e cozinhas, indústrias que têm uma forte representação e tradição em Portugal.
O enfoque nos acabamentos tem como público-alvo arquitectos e designers de interior, dando continuidade a um trabalho e um diálogo com o sector, já iniciado na última edição do “evento mãe”, a Concreta, onde a arquitectura foi uma das protagonistas do evento. Mas este não será uma feira para massas. Trocar os amplos pavilhões da Exponor pela Alfandega do Porto impõe, desde logo, limitações físicas que vão ao encontro do que se pretende: um encontro intimista, com o melhor que os fabricantes e as marcas portuguesas, fazem, com a apresentação das novidades e tendências. O espaço está, por isso, limitado a uma selecção 50 empresas.
A + Concreta 23 abraça o tema o “futuro é ecológico”. Se a questão da Sustentabilidade já tinha estado bem vincada na edição de 2022 da Concreta, a + CONCRETA assume-a como parte intrínseca de um certame “consciente da pegada de carbono do sector da Construção”. “Considerar a origem da matéria-prima, a poupança/ optimização de recursos, os processos de manipulação, de logística e transporte, as possibilidades de redução, reutilização ou reciclagem fazem parte de uma abordagem que tem por base uma economia circular e mais sustentável. A consciência ambiental é hoje absolutamente inevitável nas diversas fases de concepção arquitectónica – da ideia inicial ao seu planeamento e construção.”, considera a organização. Nesse sentido, a +CONCRETA quer dar a conhecer “as estratégias e os produtos que fabricantes e marcas portugueses estão a desenvolver hoje para contribuírem para a descarbonização da arquitectura num futuro próximo”.
Em coerência com os conceitos de economia circular e de sustentabilidade, os stands das empresas serão iguais, recicláveis e reutilizáveis, e desenvolvidos pela própria organização.
“O espaço de exposição estará organizado através de stands-tipo uniformizados, permitindo que as empresas participantes possam escolher o seu stand por área e localização. Procurando enquadrar-se como reflexo dos temas da ecologia, sustentabilidade e economia circular, o stand tipo é desenvolvido em coerência com o tema da +CONCRETA, uma vez que as estruturas utilizadas serão reaproveitadas.
Para além da exposição permanente o evento, que terá a duração de dois dias, será marcado por conferências temáticas, sessões técnicas e “momentos de negócios à mesa”, estando prevista a realização de almoço/jantar de networking, que irá juntar a indústria e os responsáveis dos gabinetes de arquitectura.
O evento contará, igualmente, com uma selecção de compradores estrangeiros, responsáveis por cadeias de hotéis e investimentos imobiliários