GreenVolt equipa pólo operacional da Teixeira Duarte no Montijo
Com 2.155 módulos solares fotovoltaicos, a UPAC irá permitir reduzir a factura energética da Teixeira Duarte em 62% e, ao mesmo tempo, ajudar a acelerar a sua descarbonização passando a dispor de energia limpa e de origem 100% renovável
CONSTRUIR
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
A Greenvolt Next Portugal chegou a acordo com a Teixeira Duarte para implementar uma Unidade de Produção para Autoconsumo (UPAC) no Pólo Operacional da construtora portuguesa no Montijo. Recorrendo à Greenvolt Next Invest, as instalações vão contar, sem investimento inicial, com 2.155 módulos solares fotovoltaicos que permitirão reduzir a factura energética da Teixeira Duarte em 62% e, ao mesmo tempo, ajudar a acelerar a sua descarbonização passando a dispor de energia limpa e de origem 100% renovável.
Com sede em Portugal, mas com negócios em 22 países de quatro continentes, o Grupo Teixeira Duarte “está empenhado num crescimento sustentado, apostando também na redução do impacto ambiental e no aumento da eficiência energética das suas operações”. É neste sentido que serão aplicados, numa área de mais de 5.500 m2 no Montijo, painéis solares com uma capacidade instalada de 1.174 kWp.
A UPAC do Pólo Operacional da Teixeira Duarte será capaz de gerar 1.716 MWh por ano de energia obtida a partir da irradiação solar. Desta forma, será possível reduzir a factura energética das instalações da construtora em 62%, gerando uma poupança face à energia que seria obtida através da rede, mas também evitar a emissão de 823 toneladas de CO2 todos os anos.
“Este projecto, desenvolvido pela nossa equipa, permitirá que a curto prazo a Teixeira Duarte possa começar a tirar partido de uma energia mais barata, mas também amiga do ambiente. Graças à nossa elevada capacidade de implementação, dentro de pouco tempo teremos os painéis prontos a gerar energia”, diz Pedro Ramalhosa, cofundador da Greenvolt Next.
Diogo Rebelo, administrador do Grupo Teixeira Duarte, sublinha “a rapidez com que a Greenvolt Next apresentou uma solução que, a curto prazo, será uma realidade. As emissões evitadas com a instalação destes painéis solares são equivalentes ao CO2 capturado anualmente por 5.700 árvores, o que é uma redução considerável. É, para nós, muito importante dar este passo, passando a consumir uma energia limpa, alinhada com os princípios de sustentabilidade do nosso Grupo”.
Também Carlos Coelho, director executivo do Grupo Greenvolt, responsável pela unidade de novos negócios de energia do grupo, destaca que “cada vez mais empresas procuram dar este passo, reduzindo a sua pegada, sendo a solução da Greenvolt Next Invest essencial para que muitas possam fazê-lo sem o avultado esforço financeiro inicial que habitualmente se exige”.
Através de um modelo de partilha das mais-valias obtidas com a energia gerada, o Grupo Greenvolt oferece uma solução desenhada para superar aquele que é o principal entrave à adopção dos sistemas de autoconsumo de energia renovável. Desde a sua criação, o portfólio de projectos financiados através da Greenvolt Next Invest ascende a 13,5 milhões de euros.