CONSTRUIR
Madalena Pereira é a nova head of marketing da JLL
TTR Data: Fusões e Aquisições movimentam 12,6 MM€ em 2024
Garcia Garcia aumenta salário mínimo para 925 euros
Carmo Wood escolhida para a reconstrução dos Passadiços do Paiva após incêndios
Jamor: Aires Mateus assina projecto de renovação do Estádio Nacional
Engenheiros: Fernando de Almeida Santos recandidato a bastonário em lista única
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
A Schneider Electric recebeu o prémio UX Design Award do International Design Center de Berlim na categoria ‘Concept’ (Conceito) pela abordagem inovadora e centrada no utilizador do seu edifício IntenCity, em Grenoble, França. O reconhecimento valoriza a metodologia abrangente que a Schneider Electric adoptou ao desenvolver o Sistema de Gestão de Energia (EMS, na sua sigla em inglês) do IntenCity. O conceito inovador da empresa foi um dos 20 projectos que o júri selecionou para consideração, acabando por ser escolhido como vencedor.
“O software e as soluções de gestão de edifícios podem ser muito técnicos, e exibir toda a informação possível pode criar alguma complexidade na tomada de decisões rápidas,” comentou Manish Kumar, Executive Vice President, Global Digital Energy Division da Schneider Electric. “Temos trabalhado no nosso Design Lab para resolver esta questão, desenvolvendo um modelo para uma interface única e centrada no utilizador que simplifica e prioriza os dados relevantes, dando resposta às necessidades do gestor da instalação ao facilitar informação relevante na altura certa e com um aspecto atraente. Estamos muito felizes por o júri ter reconhecido o valor desta abordagem e a forma como a implementámos no IntenCity”, sublinhou o responsável.
Os edifícios representam 37% das emissões globais de CO2, e mais de 30% da sua energia é desperdiçada, pelo que o sector da construção é um dos que mais contribuem para as alterações climáticas. À medida que as organizações procuram minimizar o desperdício de energia, aumentar a produtividade e reduzir as emissões de gases com efeito de estufa dos edifícios, os gestores de instalações precisam de uma solução digital e centrada no utilizador para cumprir os seus objectivos de sustentabilidade e gestão de energia.
“Ao permitir visualizar grandes quantidades de dados de forma clara e intuitiva, o IntenCity apoia os gestores de instalações na implementação de decisões sustentáveis e na redução drástica do consumo de energia dos edifícios. Com os modelos mentais dos gestores de instalações em mente, foi especialmente desenvolvido para servir os utilizadores da forma mais intuitiva e flexível possível. O júri ficou convencido não só pelos resultados desta solução, mas também pela sua abordagem bem pensada e inerentemente centrada no utilizador,” acrescentou Christine Rossa, Director of User Experience Projects da Bosch GmbH.
O International Design Center de Berlim (IDZ) avalia cada candidatura analisando os elementos-chave de design e da abordagem centrada no utilizador para resolver problemas comuns a toda a indústria, contando com um conjunto de jurados especializados no processo de seleção dos prémios. Através de um procedimento multifaseado e exaustivo para avaliar todas as candidaturas, o júri selecionou a abordagem centrada no utilizador da Schneider Electric por maioria de votos – totalmente independente dos organizadores do prémio. A abordagem do Design Lab permitiu ao júri visualizar um processo de tomada de decisão significativo e estruturado, otimizando as práticas de gestão empresarial e demonstrando a facilidade com que a equipa de gestão de instalações é capaz de recolher, utilizar e analisar dados para tomar decisões importantes e rápidas. O conceito do IntenCity demonstra a relevância de uma ligação mais forte entre os Sistemas de Gestão de Energia e os Sistemas de Gestão de Edifícios.
Agora no seu sétimo ano, o UX Design Award do IDZ atrai um leque global de soluções para toda a indústria, todas destinadas a optimizar o talento em UX para desenvolver soluções inovadoras e impactantes para problemas reais que a indústria enfrenta actualmente. Esta foi a primeira vez em que o Design Lab da Schneider Electric submeteu uma candidatura ao IDZ.